Tilda Swinton anuncia pausa na carreira após receber prêmio
Tilda Swinton foi homenageada com o prêmio Urso de Ouro honorário na 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim
A atriz Tilda Swinton, 64, conhecida por papéis marcantes no cinema, anunciou que vai pausar a carreira por um tempo. A informação foi divulgada nesta semana após a aparição da estrela na última edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, depois de receber o prêmio Urso de Ouro honorário que celebrou sua trajetória.
Conhecida por viver personagens inesquecíveis em filmes como Doutor Estranho (Doctor Strange, 2016), As Crônicas de Nárnia (The Chronicles of Narnia, 2005) e O Quarto ao lado (La Habitación de al Lado, 2024), Tilda Swinton se tornou a queridinha dos brasileiros por sua reação emotiva ao anúncio da vitória de Fernanda Torres na última edição do Globo de Ouro 2025. A atriz brasileira venceu na categoria Melhor Atriz em filme dramático, por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui (2024). Na mesma noite, a artista britânica concorreu por seu trabalho em O Quarto ao Lado (2024), filme dirigido pelo espanhol Pedro Almodóvar.
Nesta semana, Swinton anunciou a pausa na carreira artística durante a 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Após ser homenageada com o prêmio Urso de Ouro, ela tratou do tema com a imprensa internacional. Quando foi perguntada sobre seus sonhos ainda não realizados na profissão, a atriz disse como se sente. “Posso dizer que, quando eu voltar para casa na segunda-feira, para a Escócia, entrarei em algo pelo qual estou esperando há cerca de 15 anos, um período da minha vida em que faço algo diferente. Não sei dizer bem o que é, mas posso dizer que não vou filmar pelo resto deste ano. Quero mais tempo”, declarou a atriz veterana de Hollywood.
Segundo o portal UOL Splash, Tilda também disse que tem enfrentado um ritmo intenso de trabalhos nos últimos anos, principalmente por “inseguranças em relação a finanças”. A atriz ainda esclareceu sobre o tempo que terá na nova fase da vida. “Eu preciso de uma pausa. Então, terei uma. Terei um pouco de paz e silêncio para pensar como serão os próximos 40 anos. Preciso de tempo para desenvolver projetos. Alguns deles são para o cinema, outros não, mas preciso de tempo”, declarou a atriz sobre seus possíveis projetos no futuro.
Homenagem
O 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim homenageou Tilda Swinton com o prêmio Urso de Ouro honorário nesta semana.
Segundo o portal CNN Brasil, a diretora do festival, Tricia Tuttle, destacou a atuação da estrela de Hollywood. “A amplitude do trabalho de Tilda Swinton é impressionante. Ela transmite humanidade, compaixão, inteligência, humor e estilo, ampliando nossa visão do mundo através de sua arte. Tilda é uma das grandes figuras do cinema contemporâneo e uma presença querida na família Berlinale [nome pelo qual o festival também é conhecido] há muitos anos. É uma imensa alegria podermos homenageá-la com este Urso de Ouro honorário”.
Tilda Swinton já apareceu em 26 filmes exibidos no festival ao longo dos anos. Em 2009, ela foi presidente do júri da série de exibições. Neste ano, o comando do júri está sob a responsabilidade do diretor de cinema americano Todd Haynes.