Braga, o encanto da cidade mais antiga de Portugal
Encantadora e interessante, Braga deve ser o seu próximo destino na Europa. Confira todos os detalhes e apaixone-se!
Portugal foi eleito em 2023, pelo segundo ano consecutivo, o melhor destino da Europa. De Norte a Sul, o país levou para casa 17 prémios atribuídos na 30.ª edição europeia dos World Travel Awards (WTA), os chamados “óscares” do turismo. Lisboa foi eleita o melhor destino urbano da Europa e o Porto de Lisboa conquistou o prémio de melhor Porto de Cruzeiros da Europa, pela oitava vez. A cidade do Porto também foi agraciada nos WTA, tendo sido eleita o melhor “escape”. Mas Portugal tem muita mais a oferecer, fora os destinos mais comuns conhecidos pelos turistas brasileiros como Lisboa, Cascais, Comporta, Algarve e Porto. Vivendo agora nesse país tão rico em história, em monumentos e detentor de natureza pródiga, quero compartilhar novos destinos com nossos leitores.
Braga
Encantadora e interessante, atualmente tem um cenário medieval e religioso que se mistura com uma vibe jovem e empreendedora. Apenas a 40 minutos de carro do Porto, é uma cidade que você precisa incluir em seu roteiro de viagem. Braga possui uma memória milenar que se iniciou na Roma Antiga, com mais de 2000 anos de história, sendo a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. Braga possui um vasto património cultural, ponto alto para a Sé de Braga que começou a ser construída nos finais do séc. XI, sendo solenemente sagrada pelo Bispo D. Pedro e dedicada à Virgem Maria, no dia 28 de agosto de 1089. Foi a primeira Catedral portuguesa a ser construída. Na época, Portugal enquanto país ainda nem existia. As suas paredes sustentam a vida de um monumento com mais de 900 anos de história e vida religiosa. No conjunto arquitetônico da Catedral convivem diferentes estilos artísticos, sendo o barroco o mais marcante, do Coro Alto e dos Órgãos monumentais. Outro destaque cultural e religioso da cidade é o Santuário do Bom Jesus do Monte, Património Mundial da UNESCO. A Basílica do Bom Jesus, é uma belíssima edificação em estilo neoclássico com planta em formato de cruz latina. Em frente à Basílica, pátios e jardins ricamente ornamentados com flores e esculturas, formam um conjunto encantador. Uma das estátuas nos jardins é a imagem de São Longuinho em seu cavalo, um santo bastante popular em Portugal. Segundo a crença, São Longuinho foi um dos soldados que presenciou a crucificação de Jesus Cristo, tendo se convertido depois. Após a visita, sugiro almoçar no restaurante do Hotel Elevador, um dos restaurantes mais emblemáticos de Braga, onde poderá saborear uma boa cozinha tradicional portuguesa com uma vista panorâmica sobre a cidade.
Fugindo do circuito religioso, vale uma visita a Casa do Passadiço - Interiores, situada no Largo de S. João do Souto, fundada em 1992 por Catarina Rosas e posteriormente suas filhas Cláudia e Catarina Soares Pereira juntaram-se para prosseguir o trabalho de arquitetura e design. Elas transformaram um solar do século XVIII no centro histórico de Braga, em um atelier único, um santuário de elegância e bom gosto, contando com uma sua seleção pessoal de mobiliário, criado pela equipe e também das mais exclusivas marcas e designers internacionais contemporâneos, peças de arte, objetos únicos e antiguidades, todos escolhidos pessoalmente pelos quatro cantos do mundo e harmoniosamente apresentados juntos nessa casa cheia de história. O centro de Braga é um charme, além da visita obrigatória da Catedral, comece pela Praça da República, onde se sente o pulsar da cidade. Passe pela Arcada, a Igreja da Lapa, a Torre de Menagem, a Fonte Luminosa e dois dos cafés mais antigos e emblemáticos da cidade – o Vianna e o Astória, se estenda pela zona pedonal onde descobrirá um lindo jardim e pequenas surpresas. Desde 2017, Braga pertence à rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Media Arts, e em 2021 foi eleita Melhor Destino Europeu do Ano. Na gíria popular é conhecida como "Cidade dos Arcebispos". Durante séculos o seu Arcebispo foi o mais importante na Península Ibérica.
Nessa viagem me hospedei no novíssimo Hotel Amoure, da elegante cadeia hoteleira francesa Maison Albar, uma linda propriedade localizada na pequena aldeia de Moure, poucos minutos do centro de Braga, um lugar que oferece uma experiência de desconexão imediata com a cena urbana. Construída originalmente para ser residência de um importante empresário da região e maior colecionador de carros de luxo de Portugal, Amoure possui 26 acomodações, sendo 6 suites e 20 quartos deluxe, com uma área média de 43 m2, decoradas com extremo bom gosto e inspiração Art Déco, uma propriedade campestre dos sonhos, perfeita para “Wedding Destination” com uma impressionante fachada, jardins paisagísticos e espaços comuns amplos e luminosos que se abrem para a natureza, materiais exclusivos, mobiliário contemporâneo. Uma charmosa piscina, gramados convidativos e um serviço primoroso. Ponto alto para gastronomia, a experiência no restaurante L’AMOURE foi deliciosa, um ambiente requintado com carta assinada pelo estrelado chef Julien Montbabut (Hotel Le Monumental no Porto) e o chef executivo, Marco Silva, natural da região. Os pratos tem como base a tradicional cozinha regional utilizando ingredientes locais, mas com toques modernos trazendo sofisticação. A harmozinação com vinhos excelentes de várias regiões do país foi perfeita. O bar é uma atração a parte, batizado de R.P.M (Revoluções Por Minuto) foi projetado com curvas, dinamismo e poder em mente, semelhante a uma grande rotunda com uma plataforma redonda central giratória, onde estão expostos 3 carros excepcionais, paixão do proprietário do hotel, duas Ferraris e o original F1 de Schumacher. Assinatura da coleção Maison Albar Hotels, o bem-estar também está no coração deste novo hotel. O Spa Amoure, com 244 m2, oferece momentos de extremo relaxamento, com 2 salas de tratamento, sauna e hammam, sala de fitness e duas piscinas, uma interior e outra exterior. Portugal é um país pequeno, mas repleto de história. São muitos palácios, castelos, fortes, monumentos, praias, parques, vinícolas, feliz em poder compartilhar com vocês um pouco das minhas experiências, até a próxima.