Hotel das Cataratas: uma experiência única com brasilidade pura
Novo menu de coquetéis do hotel das Cataratas, da rede Belmond, exalta ingredientes locais
Brindar é sempre a melhor forma de celebrar. E se for apreciando um pôr do sol maravilhoso, de frente para as Cataratas do Iguaçu, e com coquetéis de altíssima qualidade em mãos, fica tudo ainda mais especial. Rodeado por uma floresta Tropical, o Hotel das Cataratas, é o único hotel localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Dono de uma localização mais que privilegiada, a poucos passos de um dos mais belos Patrimônios Nacionais da Humanidade, ele oferece aos hóspedes a oportunidade ímpar de explorar o parque do lado Brasileiro, ao amanhecer e a noite, quando ele está fechado ao público.
E se você, ainda por cima, tiver a sorte de estar hospedado na época de lua cheia, poderá ter a oportunidade de participar de um exclusivo passeio a pé durante a noite e testemunhar um verdadeiro espetáculo, um arco íris lunar sobre as quedas d'água, uma experiência pra lá de inesquecível.
O edifício cor de rosa pastel, em estilo colonial, possui dois restaurantes, bar, duas piscinas cercadas por palmeiras, quadra de tênis, academia de ginástica e spa, abrigados pela flora e fauna da floresta subtropical.
Possui 187 apartamentos e suítes distribuídas em duas alas dentro do edifício principal, todos com grandes janelas com vista para as Cataratas, jardins e florestas. Inaugurado em 1958, foi projetado no estilo de uma fazenda Colonial Portuguesa, em 2007 o grupo Belmond assumiu a gestão, a partir daí ele foi restaurado retomando o estilo da década nos anos 50, um verdadeiro palácio tropical, imerso em um cenário indescritível.
Este paraíso natural também oferece emoções, sobrevoo de helicóptero, passeios de bicicleta, de barco em meio as corredeiras até as quedas d'água, visitas ao Parque das Aves entre outras.
E depois de um dia de atividades, nada melhor que retornar se deliciar com um delicioso churrasco no estilo gaúcho, ou relaxar nas piscinas saboreando uma caipirinha ou algum dos novíssimos drinks.
Pois é justamente essa experiência que o Hotel das Cataratas oferece para hóspedes e visitantes em seu bar Tarobá. Depois de passar por uma remodelação completa no conceito do menu - o que durou cerca de 4 meses e contou com a criatividade do Especialista em Cachaças Nacir Zandona e a consultoria de Alex Mesquita – o local reabriu oferecendo uma extensa e curiosa variedade de bebidas.
Os coquetéis estão divididos em oito temáticas, são elas: Signture, Champagne, Tarobá, Brasilidades, Clássicos Twist Autoral, Gin, Mocktails e For the Kids. Entre os mais de 40 drinques o destaque fica por conta dos que melhor traduzem o conceito principal dessa nova fase do bar: o foco no produto local e regional. Este é o caso do recém-criado coquetel “Cultura Indígena”, feito com Tiquira, a aguardente de mandioca, xarope erva mate e suco de limão. A apresentação chamativa e o gosto suave fizeram deste drinque o mais vendido dos últimos meses. Outro muito apreciado pelos clientes é o “Pink Celebration” composto por Gin, suco de abacaxi e xarope de hibisco que foi criado em 2020 para a reabertura do hotel após 5 meses de fechamento durante a pandemia.
Dentre as opções dos “Tarobá Cocktails” os nomes é que chamam atenção por fazerem referência aos pássaros que frequentam o hotel e as frutas que costumam comer. Já no quesito caipirinhas a “Onça Pintada”, que leva cachaça, tangerina, maracujá e açúcar, é a mais especial. 10% do valor de venda de cada caipirinha é revertido para o Projeto Onças do Iguaçu que atua na conservação das onças-pintadas, espécie chave para a manutenção da biodiversidade da região do Parque Nacional do Iguaçu. Mas, não pense que tudo é alcóolico por aqui, nesse novo cardápio os drinques sem álcool ganharam uma sessão especial chamada Mocktails seguindo uma tendência internacional. E para sair do óbvio foram elaboradas criações que focam no produto local e proporcionam uma experiência sem álcool com o mesmo nível de apresentação e sabor dos alcoólicos. É o caso do “Tiki Tiki” feito com xarope de damasco, xarope de maçã verde, limão siciliano, suco de abacaxi e água com gás.
Cachaça Experience
Para além dessas novidades todas no quesito drinques, que tal conhecer um pouco mais sobre um produto muito brasileiro? O Cachaça Experience te leva a uma verdadeira imersão pelo universo deste destilado, principalmente a versão paranaense da cachaça. E no Belmond Cataratas é um ótimo lugar para fazer isso, afinal ele é o único hotel do país com tantas opções no menu. São nada menos do que 73 rótulos disponíveis, sendo que a grande maioria é de produção orgânica, o que vai de encontro ao que o hotel deseja propagar, que é a valorização da produção de cachaça do Paraná. “Muito se fala das cachaças de Minas Gerias, mas essa região é historicamente riquíssima nessa produção”, comenta o Especialista em Cachaças Nacir Zandona.
Ele conta ainda que a cachaça é o segundo destilado mais consumido no mundo, só perde para a vodca. E anote aí: cachaça é produzida somente no Brasil, qualquer outro destilado similar feito em outros países já é chamado de aguardente. “Para ser considerada uma boa cachaça é preciso água e cana de açúcar de boa qualidade. Observe sempre a coloração, mas principalmente o brilho do líquido que não pode ser turvo”, recomenda. Ao longo de 1h30 de degustação de 4 rótulos de cachaça, Nacir vai contando sobre o processo de produção e suas curiosidades.
Para deixar o ambiente do Bar Tarobá ainda mais aconchegante, apresentações de música ao vivo acontecem frequentemente. Nas noites mais frias um piano do lado de dentro cria um ambiente bem acolhedor, já no verão voz e violão com um repertório bem brasileiro deixa o lado externo mais convidativo. Tudo isso com a constante companhia do som das cachoeiras ao fundo e passarinhos, é claro! Uma combinação privilegiada bem em frente a um Patrimônio Histórico da Unesco e uma das 7 maravilhas da natureza.
Fotos: Arquivo pessoal e divulgação