Viagem

Portugal: dicas do que fazer em Lisboa e arredores

Portugal é um país rico em gastronomia, história e carisma. Separamos locais imperdíveis, em Lisboa e regiões próximas, para você aproveitar ao máximo o destino

Elvas
Elvas. Crédito Turismo do Alentejo

Os portugueses se encantaram com o Brasil e descreveram nossas belezas naturais em inúmeros diários de viagens de séculos atrás. Agora, com o boom do turismo ibérico, é a nossa hora de retribuir e visitar muito o país que virou sinônimo de destino cool entre quem adora uma boa mesa, road trips, monumentos históricos e atividades de bem-estar.

Tarde com livros e doces

Foto Instagram Livraria Bertrand Chiado
Foto Instagram Livraria Bertrand Chiado

Um dos passeios mais gostosos para se fazer em Lisboa é caminhar, despretenciosamente, pela cidade cheia de altos e baixos, descobrindo pontos interessantes - e deliciosos. 

Pegue, por exemplo, uma tarde para andar pela região do Chiado e gaste algumas horas apreciando toda a beleza e a cultura da mais antiga livraria do mundo: a Bertrand da Rua Garrett, 73. Fundada em 1732, sua localização inicial era na Rua Direita do Loreto, porém, após um terremoto e uma série de incêndios, foi transferida para a área próxima da Capela da Nossa Senhora das Necessidades e, mais uma vez mudando de local, foi aninhada no charmoso Chiado.

O Chiado é um dos bairros mais gostosos de Lisboa - e isso é quase que uma unanimidade internacional. Ele está localizado entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina e já foi o centro do Romantismo Português, teve um período de decadência (por volta dos anos de 1980), passou por um incêndio de grandes proporções e sua reconstrução ocorreu nos anos de 1990, pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira. 

Além dos livros, na Bertrand você pode apreciar cafés e docinhos dentro da livraria ou nos arredores. Claro que não dá para deixar de fora os pastéis de nata. Cremosos e mornos, também fazem parte do turismo obrigatório de quem passeia por Portugal. E nem ouse chamá-los de “pastel de Belém”, pois este nome é apenas aos que são confeccionados, ora pois, em Belém!

Um brinde nas alturas

foto Divulgação Tivoli Avenida Liberdade.
Foto: Divulgação Tivoli Avenida Liberdade

Se você gosta de gastronomia e de mixologia, não deixe de fazer uma reserva no Seen e seu Sky Bar. Dentro do Tivoli Avenida Liberdade, o ponto de encontro de jovens descolados é uma ótima pedida para um fim de tarde de tempo limpo.  Aprecie o sol descer até a linha do horizonte ali, com uma vista privilegiada, do nono andar, para o Castelo de São Jorge, o Rio Tejo e a Serra da Arrábida enquanto petiscos para compartilhar chegam à mesa, harmonizados com drinques clássicos, como o Negroni, ou então uma carta autoral ousada, com assinatura de Henrique Oliveira

Aproveite que você já tem o Tivoli da Avenida Liberdade no radar e marque também uma massagem no spa Anantara, dentro do hotel. Uma boa opção do menu wellness é a experiência portuguesa. O ritual tem inspiração nas rosas, flores muito presentes na cultura local, e conta com uma esfoliação dos pés com sal marinho, máscara para as mãos com manteiga de rosas, massagem relaxante e craniofacial, além de um pequeno ritual do chá.

Experimentando novos sabores

Que tal degustar o mais tradicional licor de Portugal? Para essa investida etílica é só se dirigir ao Largo de São Domingos, no A Ginjinha. A ginja é uma bebida obtida a partir da maceração da fruta homonina, similar à cereja. É uma atividade muito popular - e turística - em Lisboa, então já se prepare para encontrar filas.

Fora da capital

Agora se você está com vontade de sair de ares urbanos e encarar cidades pequenas, mas com muita história, a dica é alugar um carro e explorar a belíssima região do Alentejo. 

O Alentejo tem aquele ar de Portugal que os brasileiros que só tiveram contato com imigrantes conhecem, dos avôs e dos comerciantes da terrinha que se estabeleceram décadas atrás no país tropical.

Elvas. Crédito Turismo do Alentejo.
Elvas. Crédito Turismo do Alentejo.

As características que mais me cativaram na região? O sossego e a segurança. Dá para andar sozinha, tarde da noite, pelas ruas das pequenas cidades e mesmo assim respirar com tranquilidade. 

E ali também é um local incrível para quem ama história. A região detém quatro títulos da UNESCO por suas atrações ímpares, como castelos e monumentos.

Elvas. Crédito: Turismo do Alentejo.
Elvas. Crédito: Turismo do Alentejo.

Aos apaixonados por arquitetura, Elvas, há duas horas (de carro) de distância de Lisboa, é um local para apreciar as construções de origem militar. Seus fortes e fortins de linhas geométricas, bem como seu imponente Aqueduto da Amoreira, valem a visita e muitos cliques. 

Já Évora é uma cidade bastante religiosa. Aliás, é ali que você pode visitar a famosa Capela dos Ossos. A construção do século XVII, feita por iniciativa de monges franciscanos, tinha como objetivo transmitir a transitoriedade da vida. E eles deixam isso bem claro com uma organização de ossadas que montam a área de oração como um quebra-cabeça humano. É impactante e realmente faz refletir.

Capela dos Ossos. Crédito Turismo do Alentejo.
Capela dos Ossos. Crédito Turismo do Alentejo.

Mas nem só de ossinhos se vive nessa região de sol abundante.

Évora. Crédito Turismo do Alentejo.
Évora. Crédito Turismo do Alentejo

Se você quer um programa mais “light”, procure entre as opções de spas locais aqueles que usam o famoso azeite alentejano para umectar a pele e o cabelo, um ingrediente rico em antioxidantes. Talvez o mais famoso deles seja o do Convento do Espinheiro.

Convento do Espinheiro. Foto Divulgação.
Convento do Espinheiro. Foto Divulgação

Para chegar a Évora é só dirigir por uma hora e meia, saindo de Lisboa.

Sintra

E não deixe também de dar um pulo na serrana Sintra. Por lá, você poderá tomar um dos melhores chás da tarde de Portugal no Palácio de Seteais. E ele é conduzido por uma brasileira. Saiba tudo na matéria que fizemos com a chef Cintia Koerper.

Elvas 

1 / 8
Castelo de Elvas
Elvas Visit Alentejo
Antiga Sé de Elvas
Aqueduto da Amoreira em Elvas - Alentejo
Elvas
Elvas Rincones
Festival Medieval de Elvas
Elvas

Évora 

1 / 8
Évora
Évora - Cromeleques de Almendres
Évora - Alentejo - Credito Victor Carvalho
Catedral
Claustro Catedral
Évora - crédito: victorcarvalho.com.br
Praça Giraldo
Universidade

Créditos: Turismo do Alentejo

Tags

Posts recomendados