Viagem

San Régis: um hotel que mistura referências clássicas e modernas

Requinte parisiense! O San Régis é um hotel-butique que mistura referências clássicas e modernas, se estendendo à gastronomia e aos detalhes

door architecture building housing plant potted plant house arch
Hotel San Régis Paris Building - Foto: Divulgação.

Ocupando uma mansão do século 19, o San Régis é um hotel-butique que mistura referências clássicas e modernas. Seu requinte parisiense se estende à gastronomia e aos detalhes. Confira!

A história é famosa. A editora de moda americana Carmel Snow viu a coleção de estreia de Christian Dior e descreveu a linha Corolle, mais especificamente o tailleur Bar, como um new look. A expressão pegou, e Carmel ganhou destaque na história da moda. O que poucos sabem é que a exclamação da jornalista aconteceu em seu quarto no San Régis, no dia 12 de fevereiro de 1947. Habituée do hotel aconchegante que fica a poucos passos das Avenues Champs-Elysées, George V e Montaigne, no mítico Triângulo de Ouro da alta-costura, a jornalista recebia em seu quarto muitos buquês de flores e champanhe acompanhando os convites para todos os desfiles da temporada. Influente, era ela que, na época, construía e destruía a reputação de grandes estilistas.

home decor furniture lamp chair cushion pillow
city urban window plant french window
Hotel San Régis Junior Suíte e Romain Ricard - Fotos: Divulgação.

Outros ilustres clientes e figuras da sociedade e da moda frequentaram e continuam indo ao San Régis, como hóspedes ou visitando seu espaço gourmet. Durante as semanas de moda, o hotel é disputadíssimo em função de sua localização: em uma rua tranquila e, mesmo assim, perto de todo o burburinho fashionista. Sua história também é glamourosa. Em 1857, monsieur Edmond Petit iniciou a construção do edifício como sua residência privada. Naquela época, a Avenue des Champs-Elysées já havia se tornado um local badalado entre os membros da alta sociedade parisiense. Em 1923, Simon André Terrail, proprietário do famoso restaurante La Tour d’Argent e do palaciano hotel George V, adquiriu a elegante residência, planejando transformá-la em um hotel de luxo que seria o centro da moda, do entretenimento e do mundo dos negócios. E, assim, o San Régis passou a receber turistas ingleses apaixonados por Paris.

home decor cushion furniture indoors interior design lamp pillow bed bench
Hotel San Régis Junior Suíte - Foto: Divulgação.

Na década de 1950, monsieur Terrail vendeu o George V, e grande parte de seu requintado mobiliário antigo foi transferido para o San Régis. Os suntuosos móveis tornaram-se uma das grandes atrações do hotel- butique. O ambiente de casa de família que o local exibe hoje faz parte da visão de Elie Georges, seu segundo proprietário, desde 1984, que nutre atração especial por arquitetura, objetos, móveis e charme do hotel, bem como pela alma do lugar. No ano seguinte, preocupado em respeitar o espírito original, ele convidou o designer de interiores Pierre-Yves Rochon para o restauro e a modernização do prédio e acomodações, mantendo a elegante fachada neoclássica.

furniture table dining table tabletop dining room flower flower arrangement plant window home decor
flower flower arrangement flower bouquet cup furniture table adult bride person woman
Hotel San Régis Les Confidences e Deluxe room detail 1 - Fotos: Divulgação.

Amante da arte, o próprio Georges selecionou as obras de arte e os objetos do hotel, restaurou os móveis antigos e adquiriu novas pinturas, esculturas e porcelanas. Elie Georges então chamou seus dois irmãos, Maurice e Joseph, e formaram a sólida e enérgica equipe familiar que administrava o hotel recém-renovado. Juntos, eles transformaram o San Régis num hotel cinco estrelas, repleto de elegância e charme discreto. Os três irmãos administraram o hotel por 35 anos antes de entregar o patrimônio às filhas de Georges, Sarah e Zeina. Ambas trocaram a carreira no setor de beleza e joias para dar continuidade ao sonho do pai em 2017. Elas trouxeram a arte de cultivar excelência e atenção aos detalhes. O San Régis também deve esse espírito de família à lealdade e gentileza de seus funcionários.

furniture table tabletop flower flower arrangement coffee table flower bouquet dining table home decor chair
Hotel San Régis Deluxe room detail 2 - Foto: Divulgação.

O hotel costuma receber clientes que ficam hospedados durante várias semanas ou vários meses. Uma atmosfera tipicamente parisiense adorna os 30 quartos e as 12 suítes, todos eles exclusivos, cada um com ambientação própria. Todos os tecidos e os papéis de parede vieram das principais casas de design: Pierre Frey, Manuel Canovas, Braquenié, Hermès, Brunschwig, Sahco, Baker, Colefax, Lelievre e Edmond Petit. Móveis de época preenchem os quartos (Luís XV, Luís XVI, Império, Chippendale, rainha Ann). Nos sexto e sétimo andares, quatro suítes com terraços têm vista para a Place François Premier e para a Torre Eiffel.

lamp plant person
lamp furniture table dining table tabletop dining room brunch interior design hanukkah menorah table lamp
Hotel San Régis Pretige Room detail e Salon Boiseries XIX e 4 RomainRicard- Fotos: Divulgação.

As áreas comuns do hotel também são repletas de encantos. Inspirado no japonismo que entrou na moda na segunda metade do século 19, o restaurante Les Confidences, por exemplo, combina cores contrastantes de mesas pretas brilhantes com o suave verde-mar dos tecidos de seda ou o verde mais exuberante encontrado nas paredes de plantas vivas e jardins trompe-l’oeil. À frente da cozinha desde 2022, a chef Michele Fanciullo, que já trabalhou ao lado do chef David Bizet, com estrela Michelin, no Hotel Georges V, elaborou um menu requintado, eclético, que muda a cada estação. O espaço é perfeito tanto para almoços de negócios como para jantares íntimos, refeições ligeiras antes do teatro, bebidas e aperitivos longe da agitação.

architecture balcony building city brunch food cityscape urban coffee coffee cup
Hotel San Régis Terrasse Junior Suíte - Foto: Divulgação.

Já a chef pâtissière Jessica Préalpato comanda o snacktime, o momento chá da tarde que enche o salão do San Régis. Em 2020, aos 34 anos, Jessica ganhou o título de melhor chef pâtissière do mundo ao revolucionar as receitas de doces. Ela também ficou por anos à frente da confeitaria do Plaza Athenée ao lado do chef Alain Ducasse.

architecture building house housing staircase foyer indoors person
Hotel San Régis Vitraux dans l'escalier - Foto: Divulgação.

Tags

Posts recomendados