Ok, sabemos desde cedo a importância de beber água. Mais da metade do nosso corpo é feito desta substância e precisamos dela para viver. Clichês à parte, é preciso saber que o organismo dá alguns sinais importantes além da sede que sentimos ao passar muito tempo sem ingerir água - e que talvez você não saiba reconhecer estes sinais.
Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, é normal não sentir tanta vontade de ingerir líquidos e isso pode causar sérios problemas à saúde. Além da sede normal e fácil de reconhecer, listamos mais 9 sinais infalíveis para saber se seu corpo precisa de água (antes de sofrer sérios casos de desidratação).
Quando você está desidratado, há uma diminuição da produção de saliva e é isso que dá a sensação de boca seca. Atenção que essa pode ser também a causa de mau hálito.
Vale prestar atenção na paleta de cores do seu xixi pois ela pode dizer muito sobre sua saúde. A cor ideal é amarelo bem claro ou transparente. Se o seu xixi estiver amarelo escuro ou laranja, é um sinal certeiro de que sua urina está mais concentrada e nada saudável.
Como defesa contra a desidratação, o organismo diminui a irrigação de sangue para órgãos não vitais. Ou seja, seus músculos podem começar a operar mais lentos, fazendo você se sentir cansada e sonolenta.
A razão para aquela dorzinha de cabeça chata no meio do dia pode ser justamente a falta de água. Experts acreditam que, com o baixo nível da substância, haja uma diminuição do sangue no cérebro e assim menos oxigênio na região.
Assim como a saliva, suas lágrimas podem ser um sinal de que seus suprimentos de água no organismo estão baixos.
Melhor que qualquer creme, a água é um ótimo hidratante. Assim que o corpo está com níveis baixos de água, sua pele sente de imediato os efeitos.
Espasmos podem ser comuns em quem não costuma beber muita água. Quando o músculo está sendo muito usado e seus fluidos estão baixos, alguns movimentos involuntários podem ocorrer.
Muita coisa pode causar câimbras, e uma delas é desidratação e déficit de sódio no corpo.
A sensação de sede e fome vem da mesma região do cérebro, então ele pode confundir as suas sensações. Mesmo safisfeita, você pode achar que está com fome mas, na verdade, você precisa se hidratar.