Psoríase: conheça as celebridades que convivem com a doença
Afetando 5 milhões de pessoas só no Brasil, entenda os primeiros sinais da Psoríase e como os famosos convivem de forma saudável depois do diagnóstico:
A psoríase é uma doença autoimune, inflamatória e não contagiosa da pele. O próprio sistema de defesa do corpo começa a atacar as células dermatológicas por algum motivo, causando lesões. Ela acomete todas as faixas etárias e os dois sexos, a doença atinge, em especial, os grupos entre 30 e 40 anos, e 50 e 70 anos, sem distinção quanto ao gênero.
De acordo com a Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD) "É um problema relativamente comum e apesar de crônica não é contagiosa e possui tratamento." Tão comum que vemos cada vez mais famosos declararem ter a doença como forma de conscientização e alerta para os cuidados corretos.
A lista de famosos com a doença infelizmente não é pequena, e o primeiro nome a surgir em uma pesquisa relacionada à Psoríase é o de Kim Kardashian, que foi descoberta durante um dos episódios do reality "Keeping up with the Kardashians", comprovando o fato genético da doença, afinal a matriarca do clã Kris Jenner também possui Psoríase.
A psoríase é uma doença que pode apresentar ciclos, ou seja, sintomas aparecem, desaparecem e reaparecem periodicamente. Por isso, o alerta da Dra. Adriana são para as manchas vermelhas na pele com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas, pequenas manchas brancas ou escuras que mesmo após melhora das lesões avermelhadas podem deixar a pele ressecada e rachada que podem até sangrar, além de coceira, queimação e dor.
Vale ainda manter a atenção para as unhas grossas, descoladas, amareladas e com alterações no formato, como ondulações, por exemplo. As manifestações variam, conforme a gravidade da doença.
Existe um gatilho em comum ou cada organismo reage de uma forma diferente?
Existe associação de psoríase em pacientes portadores de doenças cardiometabólicas, doenças gastrointestinais, diversos tipos de cânceres e distúrbios do humor, o que diminui a qualidade de vida do paciente e pode também, dependendo da gravidade, diminuir a expectativa de vida, se não tratada. Mas, cada paciente vai desenvolver a doença de um modo.
Como previnir?
As chances de uma pessoa desenvolver a doença ou piorar o quadro clínico já existente estão no histórico familiar, estresse, obesidade, tempo frio, infecções diversas, uso de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.
"O mais importante é não ignorar os sintomas, já que pode estar associado à artrites, doenças cardiometabólicas, gastrointestinais e diversos tipos de cânceres e distúrbios do humor", finaliza.
Convivendo com a Psoríase
Não existe cura para a Psoríase, mas é uma doença totalmente passível de controle graças a um enorme arsenal de tratamentos que englobam: uso tópico de cremes, pomadas e hidratantes específicos para lesões; fototerapia de emissão de luz ultravioleta em cabines e tratamento sistêmico por medicação via oral e injetável.
O preconceito ainda é existente, principalmente quando falamos de imagem e artistas que lidam com ela diretamente. Kelly Key já deu relatos de ter sofrido discriminação por conta da doença e como desinformação ocasiona desconforto.
Confira a lista completa de famosos que convivem de forma saudável com a doença:
Kelly Key
Dara Torres
Cameron Diaz
Liam Gallagher
Cyndi Lauper
Cara Delevingne
Jonathan Van Ness
Stassi Schroeder Clark