Wellness

Saúde: descubra os 7 melhores exercícios para emagrecer

Os melhores segredos de saúde e emagrecimento diretamente de Harvard!

boy male person teen machine wheel bicycle vehicle tennis racket cycling
Kourtney Kardashian | Instagram @kourtneykardash

Sim, existem exercícios que promovem o emagrecimento mais rápido que outros! Esse é o segredinho mirabolante descoberto através de estudos da Universidade de Harvard, que selecionou os 7 exercícios que cientificamente, são mais eficazes para perder gordura corporal e alcançar o tão sonhado emagrecimento. Veja:

Caminhar do jeito certo

adult female person woman running clothing swimwear face head shorts
Foto: Pexels

Segundo a Revista Hola, um grupo de especialistas de Harvard explicou que a melhor maneira de aproveitar a caminhada para queimar mais calorias seria adicionar algumas "desvantagens" à prática, como aumentar o peso corporal com pesos adicionais (são queimadas mais 12% de calorias), caminhar numa subida (para consumir 13% mais de calorias), mudar a velocidade durante a caminhada e combiná-la com exercícios de força para melhorar os resultados.

Exercícios de Força

fitness pilates sport working out person stretch clothing footwear shoe
Foto: Pexels

Para o professor Lee da Harvard Medical School "quanto mais músculos tivermos, mais calorias queimaremos, facilitando a manutenção do peso". Ou seja, levantar pesos leves não vai criar os músculos, mas vai mantê-los fortes. E se não os usarmos, eles vão perder a força com o tempo. O que não significa que tenhamos de trabalhar sempre com halteres. 

Existem exercícios nos quais se pode trabalhar com o peso do corpo para melhorar a força, como a prancha, um dos mais recomendados por Harvard para evitar a acumulação de gordura na região abdominal. Trabalhar os burpee, em que a força e a resistência são trabalhadas simultaneamente e se consegue consumir até 300 calorias em 30 minutos, também é uma hipótese. 

Segundo Lee, se optarmos por levantar pesos, o ideal é começar a trabalhar com eles gradualmente: "Devem ser capazes de levantá-los 10 vezes com facilidade. Depois de algumas semanas, aumentam isso em meio quilo ou dois. Se puderem levantá-los facilmente em toda a amplitude de movimento mais de 12 vezes, utilizem um peso um pouco maior."

Natação

person swimming cap hat swimwear swimming pool adult female woman face
Foto: Pexels

Este é um dos cinco exercícios mais recomendados por Harvard para manter a saúde em forma. De acordo com I-Min Lee, também professor de medicina na Harvard Medical School, "a natação é boa para pessoas com artrite porque suporta menos peso". 

Graças à flutuabilidade, qualquer pessoa, independentemente do número na balança, move-se com mais fluidez porque as articulações não suportam os quilos normais de pé. Tem a vantagem de poder ser feito em qualquer idade e, segundo alguns estudos, até melhora o humor, o que garante que continue a ser feito com regularidade. Quanto ao volume de calorias que pode ser queimado numa hora de natação, depende de fatores como o quanto o indivíduo pesa, o estilo de natação que pratica (o borboleta é o que mais queima) ou a velocidade, mas entre 400 e 700 calorias podem ser facilmente consumidas. Aulas de hidroginástica também são válidas, pois ajudam o peso e a tonificar os músculos do corpo.

Bicicleta

bicycle cycling person vehicle machine wheel car adult male man
Foto: Pexels

De cair o queixo! Uma das maiores conclusões da Harvard Health é que, andar de bicicleta, pode queimar quase 300 calorias em 30 minutos! Com a pedalada ao ar livre, os músculos da parte inferior do corpo são muito desenvolvidos, e é precisamente aí que se encontra 80% da nossa massa muscular. E já sabemos que quanto maior o volume de massa muscular, maior a capacidade de consumir o excesso de gordura. Além disso, perder peso é sua vantagem menos interessante diante de todas as outras: melhora a capacidade aeróbica, equilibra a mente, diminui o colesterol, melhora o desempenho, fortalece, melhora o sistema imunológico, é ecológico e respeita o meio ambiente.

Ioga

 

Sim, a ansiedade e o estresse são um dos maiores inimigos das pessoas que estão em busca do emagrecimento. Harvard determinou que o Ioga é uma das melhores maneiras de manter a forma enquanto equilibra a saúde mental, o sono e as alterações hormonais, melhorando assim a capacidade de homeostase natural do nosso corpo. Fica, assim, mais fácil evitar picos de fome incontroláveis. 

Dança

dancing leisure activities person adult female woman pilates sport working out face
Foto: Pexels

Considerada o exercício mais completo, a dança promove atividade cardiovascular, prevenção de doenças cognitivas (pois temos que nos lembrar dos passos) e gestão das emoções. A Harvard Medical School acrescenta que 30 minutos de dança queimam cerca de 112 calorias. A ideia é começar-se com atividades que gostemos e praticá-las pelo menos 150 minutos por semana".

Raquetes

racket tennis tennis racket tennis ball shorts adult female person woman playing tennis
Foto: Pexels

Fazer atividades com raquetes é um hiper treino cardiovascular. Eles te ajudam a fortalecer os membros superiores e inferiores do corpo ao mesmo tempo! Esportes como tennis, paddle, squash ou tennis de mesa são muito populares e divertidos.

Tags