Saúde Mental: confira três metas para conquistar um 2025 melhor
É sempre bom cuidar da saúde mental! Por isso, convidamos a Dra. Nina Ferreira para elencar 3 metas importantíssimas para quem quer conquistar um 2025 melhor
Começar um novo ano é sempre uma oportunidade de renovar energias, redefinir prioridades e estabelecer metas que realmente importam. Em 2025, mais do que nunca, o foco está em encontrar equilíbrio entre bem-estar, autoestima e realizações pessoais. Mas como traçar objetivos que realmente façam sentido e sejam alcançáveis? A L’Officiel Brasil conversou com a psiquiatra e psicoterapeuta, Dra. Nina Ferreira, que compartilhou três metas saudáveis e transformadoras para tornar 2025 um ano mais equilibrado e feliz. De cuidar da mente ao cultivo de hábitos que impulsionam o bem-estar, descubra como transformar resoluções em conquistas reais abaixo:
1. Ter momentos de prazer
Uma meta interessante para 2025 é abrir espaços, pequenos espaços para o prazer na rotina, um pouco por dia. E que esse prazer não seja relacionado a telas nem redes sociais, porque isso fadiga o cérebro, né? Já são coisas que a gente usa muito no cotidiano. Então esses pequenos prazeres, por exemplo, ouvir uma música, tomar o banho com uma vela cheirosa, dançar uma música que a gente gosta sozinho no quarto, sair para dar uma volta e observar o movimento na rua, qualquer coisa simples, a leitura de um livro, de um texto, qualquer coisa simples que para cada um vai ser diferente o que gera prazer, ter um tempo para cozinhar o próprio alimento.
Isso vai dando pequenas pausas e reparos, vai consertando o tecido do cérebro de todo esforço que ele fez durante o dia. Então assim, você vai descansando um pouquinho por dia e você vai ter muito mais sensação de satisfação com a vida e muito mais potencial. Paciência mental quando precisar usar o cérebro de novo, né? Então não esperar fim de semana ou férias e conseguir associar esse prazer com coisas não relacionadas às telas e às redes sociais, que é super possível porque antes de existir tela e rede social, as pessoas tinham fontes de prazer, é só a gente ir testando e resgatando e encontrando as nossas, né?
2. Fazer manutenção de conquistas
Outra meta interessante para ter para 2025 é trabalhar na manutenção das conquistas e das relações boas e das coisas boas que a gente tem na vida. No geral, a gente é muito empenhado em juntar energias e recursos para começar as coisas, depois quando a gente conquista ou constrói, a gente tende a se distrair e esquecer do trabalho diário necessário para manter essas coisas boas. E aí, por não prestar atenção nisso, muitas vezes essas coisas são perdidas, sejam relações com outras pessoas ou cargos, ganhos financeiros, sucessos profissionais, saúde, e aí a gente vai esquecendo de cuidar e só percebe quando perde e muitas vezes não tem volta. Então focar na manutenção dos ganhos e das coisas positivas e das relações boas que a gente tem na vida é uma meta importante também.
3. Escutar emoções
Mais uma meta útil para 2025 é perceber as emoções surgindo no seu corpo, como elas se manifestam no seu corpo e na sua mente. Tanto as emoções de afeto negativo, como tristeza, raiva, ansiedade, medo, que são até mais fáceis, entre aspas, de perceber, porque elas geram mais impacto no corpo por gerar desconforto, mas a gente precisa treinar como elas se manifestam na gente, porque, por exemplo, a raiva em algumas pessoas se manifesta como uma dor no peito, em outras como uma tensão muscular. Então é a gente ir se conhecendo, pouco a pouco, como as emoções impactam na gente e também as emoções de afeto positivo, como o contentamento, a felicidade, a esperança.
Essas a gente precisa treinar mais ainda, porque muitas vezes a gente tá sentindo e não está percebendo, porque a gente não conectou a informação, as informações do corpo e da mente com o sentimento. Então a gente precisa notar que está. Sentindo isso e como isso se manifesta na gente, né, pra gente poder saborear essas emoções de afeto positivo que muitas vezes passam batido e a gente depois sente falta delas.