Wellness

Se sentindo ansiosa? Psicólogos estão dando apoio em meio à crise

De atendimentos via Skype à grupos de WhatsApp, profissionais têm criado canais de apoio para quem precisa
person human face clothing apparel doctor

Tempos difíceis! Com o crescimento dos casos de coronavírus, o isolamento social e a enxurrada de informações vindas de todos os lugares, é totalmente normal se sentir com medo, ansiosa e confusa. Estamos vivendo em um momento de muita tensão e incertezas, mas se cuidar é essencial para passar por essa fase. 

Segundo a OMS, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros ansiosos, o que ressalta a necessidade do cuidado na saúde mental da população, especialmente para tentar combater os diversos impactos do isolamento social, como a depressão. 

bruno-van-der-kraan-i4rOpdj444c-unsplash.jpg
(Foto: Unsplash)

A boa notícia é que: ainda que você não possa se deslocar até uma sessão de psicoterapia, a tecnologia passa a ser uma grande aliada nessa missão e ferramentas como o Skype estão sendo cada vez mais usadas para a conversa com terapeutas. O Conselho Federal de Psicologia orienta que as consultas nessa fase sejam feitas de forma online, liberando até o atendimento sem necessidade de aguardar confirmação de cadastro no e-Psi.

andrew-neel-sZYUKEWsDLA-unsplash.jpg
(Foto: Unsplash)

A medida se deu para tentar atenuar os impactos do vírus na sociedade, assim como para facilitar o atendimento e o trabalho dos psicólogos. Algumas das soluções tem sido plantões de 24h para atendimento por telefone - como está fazendo a psicóloga Íris Vidal, da clínica Psicorpus, na Bahia. A profissional também está fazendo transmissões ao vivo no Instagram para tirar dúvidas e dar direcionamentos para pacientes e seguidores. Disponibilizar conteúdos nas redes sociais tem sido uma saída, com dica  guias rápidos para sair de uma crise de ansiedade - como a psicóloga Louise Quintella. 

Nomes como Nataly Martinelli, psicóloga Clínica Especialista no tratamento de Transtornos de Ansiedade, tem atuado no Brasil usando ferramentas de de realidade virtual e hipnoterapia para o tratamento dos transtornos da ansiedade, além de ter atuado no desenvolvimento do TFMind, a primeira plataforma nacional de realidade virtual específica para fobias relacionadas a área da saúde.

caroline-hernandez-1jbrIJVACOI-unsplash.jpg
(Foto: Unsplash)

Tags

Posts recomendados