Arte

Sonia Diniz está sempre um passo à frente quando o assunto é décor

A alma e a expertise por trás da loja Firma Casa, uma das mais conceituadas em design, Sonia Diniz está sempre um passo à frente quando o assunto é décor

plant lady person clothing coat face head furniture
Sonia Diniz - Foto: Romulo Fialdini.

Olhar contemporâneo! A alma e a expertise por trás da loja Firma Casa, uma das mais conceituadas em design, Sonia Diniz está sempre um passo à frente quando o assunto é décor.

A curadoria e o olhar de Sonia Diniz Bernardini são altamente respeitados no mercado de decoração graças a sua habilidade em antecipar tendências. Desde 1994 à frente da conceituada loja Firma Casa, ela foi uma das grandes responsáveis pela valorização do design original e seus criadores e contribuiu para promover a cultura do design em São Paulo. E lá se vão 30 anos. “Nesse período, o mercado de decoração e design no Brasil passou por uma grande transformação, com avanços significativos tanto em termos de designers quanto de fábricas, que se superam constantemente. O meu papel tem sido motivar, propor e acompanhar novas ideias, trabalhando em colaboração com designers, arquitetos, decoradores e o público em geral para oferecer design contemporâneo”, diz Sonia, que, ainda criança, já se interessava pelas coisas da casa.

furniture chair box art modern art
Foto: Romulo Fialdini.

“Desde pequena tenho um gosto pelo que é mais contemporâneo. Quando a nossa família mudou para a casa onde eu e meus irmãos fomos criados, os meus pais convocaram uma decoradora para fazer os nossos quartos. Ela mostrou para a gente aquelas camas de dossel, bem barrocas. Eu logo falei que não queria. No fim, a decoração do meu quarto tinha até aço inox, o que era raro naquela época”, diverte-se a empresária, que dividia o lar com seus cinco irmãos: Abílio, Alcides, Arnaldo, Lucília e Vera.

furniture table building indoors living room home decor coffee table plant chair couch
Vista da sala integrada com varanda e jardim - Foto: Romulo Fialdini.

Aos 22 anos, a empresária se casou com o médico Plínio Bernardini, com quem teve três filhos. Passou uma temporada nos EUA acompanhando o marido, que foi fazer uma especialização por lá. No início dos anos 1980, de volta ao Brasil, a família se instalou em um espaçoso casarão no Jardim Europa, em São Paulo. Foi lá que Sonia criou os filhos e, mais tarde, recebeu os netos e onde vive até hoje. “A casa passou por transformações desde que nos mudamos para lá, há 40 anos. A última reforma aconteceu dez anos atrás e foi bem grande. Meus filhos já haviam saído de casa, então decidi dar uma organizada”, lembra ela, que contou com a ajuda do amigo e arquiteto René Fernandes na empreitada de modernizar seu lar.

lamp furniture floor lamp
Corner com a cadeira Sushi Sonia, dos irmãos Campana - Foto: Romulo Fialdini.

Versão moderna

Para começar, derrubou paredes. “Quis integrar os espaços. A cozinha, a sala, a varanda, que era pequena e foi ampliada, tornando-se uma extensão da sala de estar, um elo com o jardim”, conta, ressaltando que manteve os quartos dela, do marido e  dos netos e mexeu em todo o resto, modernizando o imóvel. “Essa é a versão atual, bem moderna, com peças garimpadas no melhor do design… pelo menos, sob meu ponto de vista.”

home decor furniture indoors living room room couch table coffee table rug person
Escritório integrado à natureza - Foto: Romulo Fialdini.

O olhar treinado de Sonia só poderia mesmo pinçar itens extraordinários para sua “home sweet home”. Alguns chamam atenção de cara, como o lustre escultural do coletivo holandês Studio Drift que paira sobre a mesa de jantar de Jacqueline Terpins. Realmente impactante. Assim como o lavabo, de mármore imperial marrom, coroado com um espelho/obra de arte que ocupa toda a parede, dos irmãos Campana. “Eles fizeram com exclusividade para mim”, ressalta ela, que sempre teve uma relação estreita com os designers Fernando e Humberto Campana e com suas criações. Aliás, a assinatura da dupla aparece em diversas partes da casa, como no canto da lareira, com uma colorida arandela, collab dos irmãos brasileiros com a Venini, especialista em arte em murano; em um corner sob um quadro de Vik Muniz, com a poltrona Leather Works; e no piso superior, a poltrona Sushi Sonia, batizada em homenagem à empresária.

dining room dining table furniture indoors table chandelier lamp interior design tabletop chair
Luminária escultural do Studio Drift sobre mesa de Jacqueline Terpins - Foto: Romulo Fialdini.

Entre os mobiliários que merecem destaque no décor estão o sofá Flap, da Edra, o bar de Andre Abrams, escrivaninha de Carlo Molino e cadeiras Joaquim Tenreiro. Quando o assunto é arte, Sonia afirma não ser colecionadora e que só tem o que realmente gosta. Vik Muniz, Paulo Climachauska, Tomie Ohtake, Eduardo Coimbra e Amélia Toledo têm lugar de destaque nas paredes. Quando perguntamos qual sua obra favorita, ela não faz segredo: “Adoro a instalação de Julio Le Parc”.

Família e amigos

Atualmente, a empresária vive sozinha no casarão, mas isso não é exatamente um problema para ela. “Gosto muito de receber. Meus amigos estão sempre por perto, e minha família, filhos e netos. A configuração aberta, em que a cozinha está integrada à sala e à varanda, que por sua vez traz o jardim para dentro de casa, torna toda essa ala mais social muito agradá vel”, diz ela, revelando que cuidar das plantas é uma das coisas de que mais gosta de fazer quando tem tempo. “O jardim foi feito por Renata Tilli, há dez anos, e agora está bem formado. Estou sempre de olho, cuidando para mantê-lo bonito.”

person sitting adult female woman lady clothing coat
Sonia sentada na Cadeira Corallo, dos irmãos Campana, em meio ao jardim, do qual gosta de cuidar pessoalmente - Foto: Romulo Fialdini.

Dona de uma rotina agitada, durante a semana Sonia Diniz acorda cedo, faz seus exercícios na sala de ginástica instalada no sótão e, depois do almoço, parte para seu escritório, na Firma Casa, na Avenida Gabriel Monteiro da Silva, rua que concentra as melhores lojas de design de São Paulo. Fica ali até o início da noite. “Às vezes tenho algum programa ou evento à noite, ou volto para casa, janto e vou assistir à televisão. Adoro ver séries, filmes, programas jornalísticos, entrevistas. Uma curiosidade é que minha TV fica no meio da sala principal e não em um cômodo separado. Quando recebo visitas, muitas vezes sentamos ali para ver alguma coisa”, conta ela, sempre subvertendo as convenções de decoração. Aos fins de semana, Sonia aproveita para viajar. “Tenho uma fazenda entre Campinas e Indaiatuba, em uma hora estou lá. Os netos gostam muito e sempre junto a família. É bem gostoso.”

“QUIS integrar OS ESPAÇOS. A COZINHA, A SALA, A VARANDA, QUE era pequena E FOI ampliada, TORNANDO-SE UMA extensão DA SALA DE ESTAR, UM elo COM O JARDIM.”

SONIA DINIZ

Voltando ao trabalho, que permeia sua vida, Sonia está em plena comemoração de três décadas da Firma Casa. E, claro, não deixaria um marco desses passar em branco: “Em vez de algo grande, preferi fazer pequenas ações, com designers que são parte da nossa história. Conversando com Humberto [Campana], disse que queria algo voltado para o social. Perguntei se ele topava criar uma peça para fazermos uma rifa com todo o valor arrecadado revertido para o Instituto Campana, em Brotas. Comecei a venda na SP Arte e ela segue até outubro, quando farei uma exposição dos 30 anos e sortearemos a escultura”, revela ela, que convocou o arquiteto Felippe Crescenti para ajudá-la na cenografia do evento. Vem coisa boa por aí.

coffee table furniture table couch home decor chair dining table living room plant tabletop
Detalhes da sala de estar, integrada ao jardim - Foto: Romulo Fialdini.

Tags

Posts recomendados