Não ouviu falar de ácido azelaico? Acontece que você não está sozinha nessa, a menos que tenha feito algumas pesquisas no Google e se aprofundou no skincare.
Normalmente, os ácidos salicílico e glicólico são os ingredientes principais para acabar com espinhas, cravos e quaisquer outros pontinhos pretos que possam aparecer na pele do rosto.
Mas também é aí que o ácido azelaico entra em ação. Para os desconhecidos, ele praticamente faz tudo o que precede e muito mais. Na verdade, trata-se de um produto aprovado para o tratamento de rugas, bem como rosácea, pigmentação e sensibilidade.
O que é o ácido azelaico?
O ácido azelaico é um ácido dicarboxílico. É produzido naturalmente por leveduras que vivem em pele saudável. Para os cuidados com a pele, é feito de grãos como cevada e trigo.
Um respingo na pele tem o mesmo efeito que um esfoliante suave. Ajuda a desobstruir os poros, tornando-o o melhor tratamento para acne, e deixa a superfície da pele mais lisa. O ácido azelaico tem efeitos anti-inflamatórios, e isso é especialmente útil para eliminar a vermelhidão na rosácea e na pele com tendência a manchas.
No entanto, um dos principais usos do ácido azelaico é bloquear a enzima tirosinase, que causa excesso de melanina e manchas marrons irregulares na pele. Como resultado, também pode ajudar em algumas das marcas deixadas para trás após a acne.O ácido azelaico pode ser prescrito diversas concentrações: acima de 10%, apenas prescrito por dermatologistas.