Ácido hialurônico: Entenda as diversas formas de usá-lo
Extremamente popular na rotina skincare por sua alta capacidade hidratante, o ácido hialurônico é extremamente versátil e pode ir além dos cuidados com a pele
Quando o assunto é skincare, provavelmente não existe nada mais popular do que o ácido hialurônico. Os motivos para seu sucesso são diversos, como a alta capacidade hidratante, versatilidade e propriedades que previnem o aparecimento de rugas e outras linhas de expressão.
“Naturalmente presente no organismo, com a principal função de estabilizar as fibras de colágeno e elastina, o Ácido Hialurônico, apesar do nome, não é um ácido, mas sim um glicosaminoglicano que atua como hidratante, com a capacidade de se ligar a água em uma quantidade estimada de 1000 vezes o seu volume”, explica o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Não é à toa que o ingrediente é incorporado na grande maioria dos dermocosméticos encontrados no mercado. Entenda os seus usos:
Nos dermocosméticos
A produção dessa substância natural tende a diminuir com o envelhecimento, favorecendo assim o ressecamento e o surgimento de sinais da idade, como rugas e flacidez. Por isso, é importante investir em cosméticos capazes de repor o ácido hialurônico perdido.
Uma boa forma de apostar nesse ingrediente, são nas versões de baixo peso molecular, pois ela “consegue permear nas camadas mais profundas da pele para melhorar a auto hidratação do tecido conjuntivo e criar um reservatório hídrico” explica a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.
Na cavidade oral
Um dos usos do ácido hialurônico que vem ganhando cada vez mais atenção é na odontologia. “O Ácido Hialurônico, quando incorporado na fórmula de enxaguatórios orais, por exemplo, é capaz de atuar na regeneração tecidual e cicatrização de feridas, o que o torna particularmente útil durante o período pós-cirúrgico, pois ajuda a diminuir o período de recuperação”, explica o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP.
Contra periodontite
Cada vez mais estudos também têm demonstrado que a aplicação tópica de Ácido Hialurônico de alto peso molecular na gengiva é uma opção terapêutica efetiva para impedir a progressão da periodontite, uma infecção bacteriana caracterizada pela inflamação crônica dos tecidos que envolvem os dentes, incluindo o osso de suporte, que, se não tratada, pode levar até mesmo a perda dentária.
“O Ácido Hialurônico não reticulado e de alto peso molecular possui a capacidade de reter grandes quantidades de água enquanto se liga a moléculas hidrofóbicas, o que ajuda a controlar a hidratação e a retardar a passagem de vírus e bactérias e os processos inflamatórios, reduzindo a inflamação e a concentração de citocinas pró-inflamatórias comuns em quadros de periodontite”, afirma o cirurgião-dentista. Hoje já é possível encontrar produtos formulados com Ácido Hialurônico especificamente pensados para o tratamento das doenças periodontais.
Na barba
O Ácido Hialurônico pode ser encontrado até mesmo em produtos para cuidado da barba, com o objetivo de promover a reparação da estrutura dos fios, tornando-os mais saudáveis e eliminando o ressecamento e a quebra.
Na agulha
O Ácido Hialurônico também é um queridinho dentro das clínicas, sendo um grande aliado da beleza da pele quando aplicado de maneira injetável. E o melhor é que hoje podemos encontrar o Ácido Hialurônico injetável em diversas apresentações para diferentes finalidades. “A molécula do Ácido Hialurônico pode, por exemplo, ser modificada num processo chamado cross-link, o que deixa o produto mais resistente à ação de enzimas naturais de nosso organismo. Essa molécula é utilizada nos procedimentos de preenchimento e, quando colocada na face, confere volume e promove sustentação dos tecidos”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
“Além disso, o ácido hialurônico também pode ser usado sem o cross-link. Dessa forma, a substância não tem poder volumizador, mas, quando injetada sob a pele, atrai água, produzindo uma poderosa hidratação de dentro para fora. Essa hidratação também estimula que as células chamadas fibroblastos produzam mais colágeno. São os chamados skinboosters.”
Na hidrodermoabrasão
Quem tem medo de agulhas também pode aproveitar os benefícios do Ácido Hialurônico para a pele em tratamentos estéticos totalmente não invasivos, como a hidrodermoabrasão da experiência HydraFacial. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Na experiência, o ácido hialurônico atua como um complemento na forma de booster, sendo aplicado na pele logo após a extração das impurezas. “O Ácido Hialurônico está presente na fórmula do booster Nassif MD, que é ideal para combater o ressecamento do tecido cutâneo em peles maduras e desidratadas, já que é um poderoso hidratante capaz de restaurar a maciez e o brilho da pele”, destaca a hydrafacialista Fernanda Ruiz.