Bigode chinês: como tratar e amenizar esse problema?
O bigode chinês é um verdadeiro vilão da beleza facial e especialista esclarece tudo aqui
Você já ouviu falar no bigode chinês ? São traços que vão do canto do nariz até as laterais da boca, e um grande incômodo para a maioria das pessoas, na maioria as mulheres. O bigode chinês é um dos sinais de envelhecimento facial mais comum e visível após os 30 anos. Conversamos com dermatologista Igor Manhães, da clínica Les Peaux e tiramos as maiores dúvidas!
O que é, e o que causa o bigode chinês?
Esse termo “bigode chinês” é dado ao sulco nasogeniano, que é a parte do final da bochecha e a parte supralabial. Ele pode ser constitucional, o indivíduo pode ter uma genética para ter essa área mais marcada, mas também com o envelhecimento, ao longo dos anos, nosso rosto vai ficando mais flácido e a bochecha tende a “cair para frente” e fazer a depressão, que é o sulco ali, na parte final da bochecha.
A massagem facial pode melhorar seu aspecto?
A massagem facial consegue fazer uma drenagem linfática no rosto, melhorando o aspecto, mas não resolve.
É normal ter bigode chinês na adolescência?
Pacientes mais jovens podem ter bigode chinês sim, porque dependendo da genética, a bochecha pode se projetar um pouco mais para frente, essa área pode ser mais funda.
Quais são os dermocosméticos que podemos usar para minimizar essa ruga?
A pele deve estar sempre hidratada. Se estiver sempre hidratada, tem uma tendência menor a “cair para frente”, com a flacidez.
Procedimentos que podemos fazer para minimizar o bigode chinês?
Pode ser usados alguns ácidos nesta região. Os procedimentos principais usados visam tratar dar uma certa “levantada no rosto” e compensar essa projeção, ou seja, fazer bioestimuladores de colágeno, ultrassom microfocado, pontos de preenchedores. Conseguir levantar um pouco a bochecha e depois talvez fazer ácido hialurônico em cima do sulco exatamente. Hoje em dia não começa a preencher o sulco num primeiro momento, como era feito no passado.
Dicas caseiras para amenizar
Manter a pele hidratada, a massagem também (neste último caso não é algo definitivo).
Como evitar o escurecimento da região?
O escurecimento da região é mais uma sombra do que uma mancha. Tratando a área, não ficará mais escura.