Beleza

Cabelo: como tornar os fios lisos e finos mais volumosos

Se você deseja alcançar o volume dos sonhos, esta matéria é para você. Confira as dicas de especialistas!

adult female person woman hair highlighted hair
Foto: Reprodução Instagram @alessandraambrosio

Cabelos lisos, quando finos em espessura, apresentam dificuldade em conquistar o tão sonhado volume. Essa característica tem relação com a quantidade de fios no couro cabeludo e pode aparecer, em outros casos, pela queda de cabelo excessiva, por algum tipo de mudança nos hábitos alimentares, alterações hormonais e estresse.

 

Além de mudanças e adequações no estilo de vida, como a adoção de hábitos mais saudáveis, a avaliação da rotina capilar e a introdução de tratamentos dermatológicos para controlar a queda, também existem truques de salão capazes de ajudar no volume dos fios. Adicione um toque de textura e crie a ilusão de espessura!

Entenda, a seguir, como engrossar os fios e conquistar o volume dos sonhos!

Corte volumoso

 

De acordo com Bruno Ximendes, hairstylist do Riro Salon em São Paulo, cortes com bases retas e sem muitas camadas são ideais para aumentar a sensação de densidade do cabelo.

“As pessoas acham que quanto mais camadas ela fizer, mais movimento ou volume os fios vão ter. E é justamente o efeito rebote”, explica. Segundo o expert, os cortes blont bob e long bob são perfeitos para dar efeito de maior volume na base e densidade capilar.

Finalização ideal

 

Na hora de finalizar o cabelo, o ideal é que a raiz fique sempre mais solta do couro cabeludo. “Existe uma infinidade de produtos no mercado. Diante disso, é essencial dar preferência àqueles voltados ao volume da raiz e que tenham proteção térmica para não danificar os fios”, alerta o hairstylist Richard Willian, do salão Fil Hair & Experience no Rio de Janeiro.

Outro ponto importante é a direção do secador na hora de secar. “Se você quer volume, seque de baixo para cima para levantar a raiz”, explica Bruno Ximendes.

Produtos e ferramentas de apoio

 

Mousses, pomadas e sprays texturizadores são exemplos de produtos que colaboram para a questão do volume. Além disso, podemos citar o shampoo a seco e o famoso bobes.

“O bobes vai dar um efeito de volume que nenhuma ferramenta térmica consegue atingir”, diz Bruno. “Sobre o shampoo a seco, eu gosto de indicar o uso com o cabelo limpo, depois da utilização do bobes. A raiz fica mais soltinha e comprimento com mais corpo”, acrescenta.

Outras estratégias

 

Segundo Richard, descolorir o cabelo é uma estratégia que ajuda no volume dos fios. “O cabelo ganha encorpamento e textura”, diz. “Mas é essencial ter cuidados, levando em conta que a mecha é uma química e exige tratamentos constantes”, ressalta.

Outra ferramenta que pode ajudar na sensação de maior volume aos cabelos lisos e finos é o uso do babyliss. No entanto, o uso excessivo da ferramenta térmica pode causar afinamento dos fios. “Importante sempre utilizar um protetor térmico antes de fazer o babyliss”, acrescenta Richard.

Por fim, de acordo com o hairstylist Bruno, é preciso tomar muito cuidado, além do uso excessivo da ferramenta térmica, com a falsa ilusão do megahair para promover volume. “Na hora de retirar essa técnica, o cabelo pode apresentar falhas no couro cabeludo e menor quantidade de fios”, alerta.

 

Tags