Cabelo saudável: dicas para fios nutridos e protegidos
Liquid hair! Dá para conquistar fios com brilho extremo em casa. Para isso o foco é a nutrição, a proteção e algumas ferramentas térmicas.
As brasileiras são apaixonadas por uma boa escova. Apesar da técnica de modelar os fios não ser algo novo ou que saia de moda, seu estilo varia periodicamente. Por exemplo, passamos por um boom daquelas de pontas modeladas, que seguem como as mais pedidas nos salões de beleza pelo país. Fora, Kim Kardashian e suas irmãs são as famosas entusiastas das superlisas e retas, estética que também faz a cabeça de muitas outras celebridades em premiações ou festas, como Anitta, Taís Araújo e Isis Valverde.
Atualmente, a que tem conquistado mais adeptos, muito disso por causa das usuárias do TikTok, são as que entregam brilho extremo, o chamado “liquid hair”. “Ela é aquela modelagem dos fios que proporciona um cabelo tão brilhante e macio que parece líquido. As mechas escorrem pelos ombros, com aspecto saudável e polido”, diz Rudi Werner, hairstylist. “Para conseguir esse efeito, é necessário um blend de séruns e óleos capilares com função reparadora e de nutrição”, explica o expert.
Vale lembrar que, muito antes do liquid hair, as escovas progressivas eram a saída para quem queria brilho e mechas chapadas. Só que esse tipo de técnica alisadora permanente acaba alterando a fibra do cabelo, achatando-a e fazendo com que os fios percam sua massa. Com o passar do tempo, surgem quebras, afinamento e opacidade.
“A diferença do alisamento permanente para o liquid hair é que as clientes não querem mais um cabelo liso a qualquer custo. Elas preferem integrar a modelagem dos fios ao cotidiano muito mais como um acessório, algo que não prejudique tanto o cabelo. Ou seja, uma mulher com as mechas crespas, cacheadas ou onduladas vai preparar os fios para que eles fiquem lisos em um determinado momento, porém sem que isso acarrete a perda de saúde dos fios”, explica Lucy Cossenzo, terapeuta capilar do ROM. Concept.
Liquid hair DIY
Para conseguir o efeito em casa, o primeiro ponto a notar é que um couro cabeludo equilibrado e fios bem nutridos facilitam o processo. Para isso, uma vez por semana ou a cada 15 dias (para um couro cabeludo mais sensível), é necessário fazer um detox da raiz. Use um xampu com alto poder de limpeza, mas também com ativos que não sejam muito abrasivos. Com esse cosmético, é possível retirar profundamente oleosidade e resquícios de outros produtos, além de sujidades provenientes da poluição do ar. Nos demais dias, use o seu xampu habitual.
Na sequência, antes do condicionador, é interessante passar um blend reconstrutor (para mechas com afinamento moderado) e hidratante (para cabelo opaco). O produto queridinho que mistura um pouco dos dois pontos é o spray Uso Obrigatório, da Truss, mas também há outras opções, como o Schwarzkopf BC Peptide Repair Rescue ou o Spray de Proteína Capilar Match SOS Reconstrução, de O Boticário. Finalize os fios com um condicionador para nutrição e um leave-in, em sérum ou gelatina, com proteção ou ativação térmica, o que evitará danos causados por ferramentas de calor, como secador e chapinha.
Já na hora da secagem, opte por escovas mais grossas e próprias para receber temperaturas altas (redondas ou do tipo raquete) e com bastante cerda, para conseguir uma modelagem homogênea. Também é possível secar as mechas com os dedos e, quando os fios estiverem sem umidade, usar outra ferramenta térmica, como uma escova de cerdas de cerâmica.
Para quem gosta de rapidez, uma ótima opção é a Sleek Gold Basiqe, device modelador que entrega fios alinhados em apenas uma passada, dependendo do ajuste de temperatura (mais baixa para fios mais finos e mais alta para fios mais grossos). Para usá-la sem danificar o cabelo, que fica aninhado entre as 25 placas de cerâmica que dividem os fios, é interessante que as mechas estejam totalmente secas e com proteção térmica de produtos finalizadores, que estão cada dia mais presentes nas prateleiras das perfumarias. O resultado é um cabelo liso, porém com pontas com movimento, raiz soltinha e muito brilho. Mas se você usar o secador, a dica para um brilho mais intenso é jogar jatos de ar em temperatura ambiente, opção que a maior parte dos secadores têm, logo após modelar.
“O jato frio, além de ajudar a dar mais durabilidade ao penteado ou escova, também beneficia a retenção de ativos dos produtos cosméticos”, explica Eron Araújo, hairstylist.
Como ato final, passe delicadamente óleo finalizador no comprimento e nas pontas. Ainda existe a possibilidade de dar um brilho a mais borrifando um pouco de shine spray, produto que não dá fixação aos fios, mas maciez e perfume extra.
Get the look!