Beleza

Cabelo ondulado: como tratar os fios corretamente?

Saiba como cuidar do cabelo ondulado e evitar o aspecto “liso armado”

Zendaya
Zendaya

A onda das mechas naturais veio para ficar e conquistou o coração de muita gente. Porém, em meio a tantas redescobertas, é possível que você não entenda exatamente qual o seu tipo de fio, como o seu cabelo se comporta e como ele deve ser cuidado. Uma das queixas mais comuns entre mulheres que buscam tratar suas madeixas de forma natural, é a de que seu cabelo ondulado aparenta ser “liso armado”, repleto de frizz e sem definição.

 

Com diferentes curvaturas, o fio ondulado pode ser confundido com um cabelo liso de aspecto seco e que só fica bonito enquanto estiver preso em um penteado. Se você se identifica com esse problema, o nosso pequeno guia pode te ajudar!

Os formatos do cabelo ondulado

 

Cabelos ondulados, requerem cuidados específicos de acordo com a sua curvatura. Nesse caso, o fio costuma ser classificado como “tipo 2” e são subdivididos entre 2a, 2b e 2c.

O tipo 2a, apresenta uma leve ondulação e sua raiz é lisa, com pouco volume e ondas mais acentuadas do meio para o fim do cabelo.

Já o tipo 2b, consiste em ondas mais definidas e que se assemelham a um “S”, além de ser mais volumoso e frizzado.

E o tipo 2c, se caracteriza com fios mais grossos e ondas que surgem desde a raiz, podendo apresentar ainda mais frizz que o tipo anterior.

Cuidados com o cabelo ondulado

 

1 - Use produtos indicados para o seu cabelo

Quando decidir quais produtos comprar para o momento de cuidados com o cabelo, opte por aqueles que são específicos para o seu tipo de fio, pois os nutrientes presentes no shampoo, condicionador, máscara e leave-in, farão uma super diferença no resultado final!

 

2 - Aposte na hidratação e nutrição

Cabelos ondulados costumam ser mais ressecados, pois a sua curvatura impede que a oleosidade presente no couro cabeludo se estenda para o cumprimento do fio. Dessa forma, apostar em produtos que levem às pontas do cabelo mais hidratação e nutrição, são muito eficientes para manter o aspecto saudável das madeixas

 

3 - Lave com água fria

Aplicar água quente no cabelo não é uma boa escolha. Essa prática pode causar o aumento da porosidade dos fios, dando ao cabelo um aspecto seco e quebradiço. Por isso, prefira lavar seu cabelo com água morna ou fria, o que promove a selagem da cutícula capilar e retém a hidratação nas mechas.

4 - Cuidado ao pentear

Evite pentear os fios secos para não causar quebra e aumento do frizz. Durante a lavagem, no momento de condicioná-lo, você pode desembaraçar as suas mechas com cuidado, começando pelas pontas e subindo até o couro cabeludo. Essa prática evita que o seu cabelo seja tracionado, promovendo a diminuição de quebra e queda dos fios.

Dica de Ouro

 

Cabelos ondulados são naturalmente vítimas do frizz, mas para amenizar essa condição, você pode apostar na hidratação e nutrição frequentes. Outro meio de evitar os fios arrepiados, é recorrer a bons leave-ins e utilizar touca de cetim para dormir. Isso com certeza vai te ajudar a acordar com os fios mais comportados.

Tags

Posts recomendados