Cuidados com a pele: 7 tendências do inverno
Perguntamos para especialistas quais são as maiores tendências de cuidados com a pele na estação
O inverno chegou com tudo e, com a baixa temperatura e umidade do ar, a pele passa por transformações, precisando de cuidados redobrados para tratar esses danos. Por outro lado, o mercado de skincare está trazendo grandes inovações e tendências que estão ganhando cada vez mais adeptas, conquistando as clínicas de estética e mostrando resultados incríveis. Conversamos com médicos e especialistas para saber tudo sobre as novidades, confira!
Foco nos lábios
Além do clima frio, a flexibilização do uso de máscaras está colocando os cuidados com os lábios em grande destaque no momento. “A pele dos lábios é extremamente delicada e está 100% do tempo exposta ao meio ambiente (sol, vento, frio, contato com alimentos e com bebida alcoólica etc.) e por isso merece atenção especial. Ela facilmente se desidrata. Seja por temperaturas muito baixas ou muito altas”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Na clínica, podemos usar o laser erbium com drug delivery (aplicação de sérum de ácido hialurônico estéril imediatamente após a realização do laser) para estimular a produção de novas fibras de colágeno. Podemos aplicar skinboosters (hidratação injetável) que também estimulam a produção de colágeno e resultam num efeito ‘gloss’ se aplicados nos lábios” explica a médica.
Além disso, o HydraFacial Perk Lábios oferece também uma alta hidratação e efeito volumizador temporário! Sua exclusiva tecnologia roller-flex, por meio de sucção à vácuo, promove uma limpeza e esfoliação suave enquanto deposita na pele da região um poderoso sérum nutritivo e hidratante.
Minerais no skincare
Minerais, como o zinco, magnésio, cobre e ferro são extremamente importantes para a skincare e estão muito em evidência. “Estes ingredientes ajudam as células da pele a se comunicar, fazendo com que o produto se torne mais eficaz,” explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Além disso, a ausência de sais minerais também pode deixar a pele desidratada. Por isso, de acordo com a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos, o uso de hidratantes que reponham sais mineiras também é necessário, principalmente no frio. É o caso do ativo francês Oligomix®, que associa oligoelementos de sais minerais (cobre, zinco, magnésio e manganês).
“Esses elementos associados em um único ativo possuem ação contra o estresse e fadiga da pele, ao mesmo tempo em que protege contra os radicais livres e inflamação”, explica a farmacêutica. Outro mineral que tem feito sucesso é o carvão ativado, usado para o controle da oleosidade em diversos produtos, como na Máscara Facial Black, da RedNek. Na máscara, o mineral é responsável por absorver a oleosidade, eliminar as células mortas e outras impurezas, promovendo limpeza profunda da pele (garantindo brilho e maciez).
Boosters corporais
No frio, os cuidados com a pele do corpo precisam ser redobrados. “A pele do corpo também sofre com a ação dos agressores externos, como o frio e o clima seco. E, como muitas pessoas acabam esquecendo de cuidar do corpo durante o inverno, principalmente com relação a hidratação, é comum que essa região acabe sofrendo com ressecamento e descamação”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.
Uma forma de tratar a pele e ainda prevenir o aparecimento de estrias é por meio do uso de produtos como NoSkinMarks, da Be Belle, que estimula a produção de colágeno e mantém a elasticidade para evitar o rompimento das fibras. “Ele conta com ativos como o Nano Rose Hips, que traz nanopartículas de óleo de Rosa Mosqueta encapsulado para auxiliar na formação da estrutura celular da epiderme e conferir flexibilidade ao tecido, e Hydroxyprolisilane CN, capaz de promover regeneração tecidual e estimular a produção e a reorganização das fibras de colágeno, assim melhorando a qualidade e a elasticidade da pele”, destaca Ludmila.
Cuidados pessoais com certificação Ecocert
No frio, além de cuidar da pele, também é necessário oferecer proteção desodorizante natural. Nesse sentido, há cada vez mais interesse, principalmente entre os jovens, por produtos que tenham boas práticas na questão da sustentabilidade. De acordo com o relatório de tendências para 2022 divulgado pelo Instagram, 1 em cada 3 jovens estão interessados em comprar mais produtos considerados limpos, naturais e sustentáveis, apostando em cosméticos baseados em plantas e desodorantes sem alumínio.
No Brasil, há vários lançamentos com essa temática, sendo possível encontrar desodorantes que se adequam a essa tendência, como o desodorante mineral Verdan, da EHM, que é formulado com 99% de ingredientes naturais, não contendo alumínio, parabenos ou corantes sintéticos e substâncias potencialmente tóxicas. Desenvolvido e fabricado na Suíça com matéria-prima ecológica aprovada e certificada pela Ecocert Cosmos, Verdan oferece proteção desodorizante por 24 horas, evitando a transpiração e os maus odores sem deixar vestígios ou manchar a pele e a roupa.
Volta aos consultórios
Depois de dois anos de isolamento social, a busca por tratamentos feitos em consultório voltou com tudo! Uma das novidades é a recuperação do glow da pele com a experiência HydraFacial, que consiste em melhorar a aparência ao mesmo tempo em que promove uma restauração completa da pele para torná-la mais saudável e exuberante.
O corpo também está em alta, para a gordura localizada, a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Dermatologia e Cosmiatria pelo Instituto BWS, indica a aplicação injetável de substâncias redutoras de células de gordura. O tratamento consiste na aplicação subcutânea (na camada de gordura) de medicamentos que causam degradação na molécula de gordura.
Rejuvenescimento indolor
Apesar da corrida aos consultórios, esse é um momento em que ninguém mais quer sentir a dor que muitos tratamentos não-invasivos oferecem. A novidade é a tecnologia Atria, a quarta geração de ultrassom micro e macrofocado, que tem um novo formato de entrega, com a coagulação radial intermitente, possibilitando tratamentos mais rápidos de rejuvenescimento facial (rugas, flacidez e até poros), flacidez corporal e gordura localizada, com a máxima eficiência ao promover efeito térmico e muito menos dor.
“Nesse tipo de coagulação, a energia do ultrassom é entregue de forma pulsada e não contínua, dessa forma os níveis de dor despencam”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O procedimento é indicado para rejuvenescimento facial no combate à flacidez, rugas e melhora do contorno, além de procedimentos corporais de gordura, flacidez e celulite.
Profundidade e naturalidade
De acordo com relatório da American Society of Plastic Surgeons, os pacientes decididos pela cirurgia plástica estão buscando cada vez mais resultados naturais e individuais. Até o lifting facial evoluiu para conquistar esse novo resultado, por meio do Deep Plane Facelift, que reposiciona até os músculos da face.
“O lifting inicialmente tratava apenas a camada de pele do rosto, esticando-a e retirando seu excesso. Isso promovia resultados muito artificiais e estigmatizados. O Deep Plane se diferencia pela forma com que se trata o SMAS (Sistema Musculo Aponeurótico Superficial), de maneira mais profunda e fazendo um reposicionamento melhor e mais duradouro da anatomia que a idade alterou. A técnica permite um rejuvenescimento muito grande e natural para o rosto, pois trata de forma pontual todas as suas camadas que apresentam envelhecimento”, finaliza o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.