Efeito lifting: saiba tudo sobre a nova tecnologia da estética
Uma nova tecnologia para melhorar o contorno da face e do corpo com efeito lifting chega ao mercado nacional com diferenciais importantes: sessão única, rápida e menos dolorosa do que outras plataformas já consagradas
Pele com menos marcas de expressão ou manchas e com aquele glow; e tudo isso sem precisar passar por procedimentos cirúrgicos: esses são os principais desejos de quem busca protocolos faciais em consultórios dermatológicos atualmente. São inúmeras as manobras não invasivas ou pouco invasivas para obter esses resultados, como uma infinidade de lasers, radiofrequências e ultrassom micro ou macrofocado. Mais recentemente, entretanto, o que vem causando frenesi entre as amantes da pele com viço é o ultrassom multifocado (MTFU). Um dos motivos para esse entusiasmo todo é a sua multifuncionalidade.
Aquele up!
A tecnologia de ultrassom multifocado atua no tensionamento da pele da camada subcutânea até a fáscia muscular. Com isso, trata a flacidez por meio de microlesões locais que, ao cicatrizarem, formam colágeno (proteína essencial para o volume da pele) e o encurtam, contribuindo para o desejado "efeito lifting". Outro ponto que faz do MTFU o queridinho da vez é que, ao contrário do efetivo, porém doloroso, ultrassom microfocado, sua sessão envolve bem menos desconforto. Ele ainda consegue diminuir áreas com gordura, como a papada, e também melhora a ancoragem da pele na camada muscular. Com isso, promove, entre outras coisas, a diminuição do bigode chinês. "O MTFU também é indicado para reduzir a gordurinha do sutiã e do abdômen", diz Raquel Rennó, dermatologista na Clínica Dome.
Pescoço e colo
O protocolo pode ser feito em qualquer região da face, pescoço e colo, além de inúmeras áreas do corpo. "No pescoço e na papada, ele melhora a firmeza e o contorno, lá no colo é possível melhorar rugas verticais', diz Maria Frantzezo, dermatologista na Clínica Mk Derma.
Cuidado no pós
O ultrassom multifocado não desencadeia lesões na superfície da pele. "O paciente pode continuar com suas atividades normais depois de fazê-lo. Só é necessário tomar cuidado com a administração de anti-inflamatórios orais na sequência, porque eles atuam na inflamação que é, justamente, o que é estimulado com o procedimento da aplicação da tecnologia MTFU", diz Raquel. Em alguns casos, o paciente pode sentir uma leve dor no rosto por até dez dias, como se tivesse batido o local. Os resultados são graduais, visíveis a partir de 20 dias, mas seguem por até três meses. A manutenção é anual. E importante ressaltar, todavia, que ele apresenta melhores resultados em quadros de flacidez leve ou moderada e é indicado a partir dos 25 anos de idade.
Em casa!
Para quem quer um efeito lifting mais sutil, há no mercado de dermacosméticos algumas opções que incrementam a rotina de skincare:
1. Creme Facial Vital Perfection, SHISEIDO.
Hidratante que ajuda a atenuar linhas e marcas de expressão, além de apresentar efeito lifting em apenas uma semana, melhorando a firmeza da pele.
2. Collagen Tônico Tensor, ADCOS DERMOCOSMÉTICOS.
Tônico com efeito tensor imediato e visível. Com peptídeos e bioestimuladores com ação pró-colágeno. Indicado para peles maduras e desvitalizadas.
3. Repairing Neck and Decolletage Treatment, RESTORSEA.
Cuidado reparador para pescoço e colo. Para hidratar, tonificar e proporcionar firmeza.
4. Booster Munap-18, THE CHEMIST LOOK.
Previne e suaviza linhas de expressão, reforca o borreira cutônea e aumenta a firmeza e o elasticidade da pele
5. Óleo Facial Therapy, AHOALOE COSMÉTICOS NATURAIS.
Blend com óleos de pracaxi e abacate, que agem como regeneradores da pele, auxiliando a sua sustentação.
6. Sérum Perfectionist Pro. ESTÉE LAUDER.
Fórmula com efeito lifting. Promove a firmeza da pele com AHAs e peptideos.