Frizz? Saiba como evitá-lo sem complicações!
Easy breezy! Saiba quais são os ativos e tratamentos que despontam como novos aliados para cabelos livres de frizz – e sem muito esforço.
O efeito build up é um termo usado no segmento da beleza para caracterizar um cabelo com acúmulo de resíduos cosméticos, o que deixa as mechas pesadas e com pouco movimento. Em momentos assim, o ideal é buscar alternativas aos procedimentos de salão ou home care já usados, recuperando o brilho e a saúde dos fios no melhor estilo “mudar é preciso”. E são inúmeras as novidades para preencher tal lacuna.
Ácido glicólico
Ativos de skincare estão conquistando terreno na área dos produtos para cabelos, como a vitamina C e o ácido hialurônico. Mas a bola da vez que está dando muito o que falar é o uso do ácido glicólico nos fios. Enquanto na pele ele atua uniformizando o tom e retardando o envelhecimento cutâneo, no cabelo ele é usado para condicionar e hidratar, além de deixar a estrutura mais resistente ao uso de ferramentas térmicas como chapinhas, secadores e modeladores de cachos. “Ele ajuda a reter a umidade na fibra capilar e selar a cutícula, melhorando a penteabilidade e o brilho”, diz Pedro Henrique Guimarães, cosmetólogo. Já no couro cabeludo, o ácido glicólico ajuda a retirar células mortas, diminuindo assim a coceira e a descamação. Uma linha que possui a substância como principal ativo é a Keune Care Blonde Savior. Voltada para cabelos descoloridos, tem a promessa de tornar os fios sete vezes mais fortes e 96% menos suscetíveis à quebra já após a primeira aplicação.
Manteiga de manga
Essa substância ótima para diminuir o frizz e dar um brilho extra aos fios é conhecida por ser uma aliada e tanto dos cabelos cacheados, já que os envelopa sem pesar. Ela está presente, por exemplo, no lançamento da marca Braé. Batizada como Go Curly, a nova linha é focada em cacheadas e onduladas que querem manter a curvatura das mechas sem que elas fiquem com aspecto endurecido (um desafio comum). Além da manteiga de manga, as formulações do xampu, condicionador, leave-in e máscara também são livres de silicone, petrolatos e parabenos, o que faz com que seja uma escolha possível para as adeptas do low poo.
Vinagres do bem
Para quem nem cogita evitar banhos de piscina e tardes de sol, citados a todo momento como inimigos dos cabelos por experts, protocolos acidificantes realmente estão populares. Resumidamente, esse tipo de tratamento consiste em regular o pH dos fios, realinhando as fibras e fechando as cutículas, diminuindo a sensação de cabelos ásperos e rígidos. Porém, em vez de ácido glicólico, aqui entram em cena substâncias como ácido lático e vinagres de uso cosmético. O vinagre de framboesa, por exemplo, foi usado na estreia da marca Quem Disse, Berenice? no universo capilar. Além dele, a niacinamida faz parte da fórmula, para deixar os cabelos mais hidratados e soltos.
Ultrassom
Entre as novidades para recuperar os cabelos com danos consideráveis, como procedimentos químicos, descolorações, ferramentas térmicas, alisamentos, poluição ou radiação solar, está o HAPI (Hair Analyzer Protein Index). Ele analisa a perda proteica dos fios por meio da coleta e imersão dessas estruturas em um equipamento de ultrassom. Após o diagnóstico, entra em cena o médico dermatologista ou o tricologista para análise e indicação de tratamento focado no que o cabelo mais precisa, entre combate de radicais livres que danificam os fios, nutrição com vitaminas e lipídios, e a aplicação de ativos para diminuir a ação do tempo sobre os cabelos. A promessa é de recuperação importante de agressões severas das mechas. A indicação é de quatro sessões em clínica mais home care que inclui tratamento tópico e via oral, fazendo uso de um suplemento rico em aminoácidos, antioxidante derivado do Urucum, vitaminas, zinco e silício.
Óleos poderosos
Os óleos de grau cosmético, que passaram por estudos para que possam ser aplicados aos fios sem qualquer tipo de efeito colateral expressivo, são grandes aliados para manter os cabelos bonitos e com toque aveludado. Entre os novos favoritos do mercado da beleza está o queridinho de Meghan Markle: o óleo de camélia. Quando inserido em fórmulas de leave-ins e condicionadores, ele proporciona cinco benefícios: nutrição, hidratação, reparação, aumento do brilho e melhora da maleabilidade. Ele está presente, por exemplo, na recente aposta da Truss, na linha Frizz Zero. Outra linha que investe nos óleos para melhorar os fios é a NutriOil, de L’Oréal Professionnel. Sua fórmula contempla óleo de coco (que forma um filme protetor) e de soja (aumenta a resistência e diminui a porosidade), sendo indicado para cabelos secos, desnutridos e sem brilho. O óleo de oliva também está presente no arsenal por um cabelo mais nutrido e com envelhecimento acontecendo de forma mais lenta, já que é um potente antioxidante. Entre os lançamentos do segmento, ele é encontrado na linha Óleos Gregos, da Amend.
Confira um passo a passo universal para manter o couro cabeludo e os fios mais saudáveis, de acordo com Tércio Martins, farmacêutico Ph.D. da AOFIO:
- A temperatura da água do banho é muito importante para manter a integridade dos cabelos e do couro cabeludo. Quando ela está muito quente, há a retirada excessiva de ácidos graxos essenciais da região, o que deixa a área ressecada e com tendência a desenvolver coceiras e descamações;
- Uma alimentação balanceada favorece a chegada de proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais na região das células germinativas, responsáveis pelo crescimento e qualidade da fibra capilar. Uma dieta pobre nesses nutrientes pode tornar o cabelo mais fraco e quebradiço;
- O uso contínuo dos xampus antirresíduos pode promover o ressecamento da fibra e do couro cabeludo;
- O consumo diário médio de dois litros de água está relacionado com a qualidade dos cabelos, do couro cabeludo e da pele, tendo em vista que o líquido é fundamental para hidratação e saúde de todo o corpo, inclusive pele e seus anexos, unhas e cabelos. Um couro cabeludo hidratado favorece o desenvolvimento de uma fibra capilar saudável. A água também é utilizada como um veículo no transporte de substâncias nutritivas e essenciais, como oxigênio, vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas. Quando o couro cabeludo está desidratado, é comum o ressecamento e o surgimento da caspa;
- A massagem no couro cabeludo favorece o aumento da espessura do cabelo. Ela também estimula o fluxo sanguíneo da região e o amolecimento da pele, promovendo a oxigenação e a chegada de substâncias relacionadas com o desenvolvimento e a qualidade das fibras capilares e do couro cabeludo, além de ter efeito relaxante.