Beleza

Guia do corretivo: aprenda a usar o produto na maquiagem

Para quem sofre com olheiras ou manchas na pele, o corretivo é um item indispensável

head person face adult female woman skin cosmetics lipstick
Foto: Reprodução Instagram @fiorellamattheis

Com o objetivo de corrigir, uniformizar, neutralizar e iluminar pontos estratégicos do rosto, o corretivo é um produto essencial para você carregar na nécessaire.

Ele pode variar na textura (líquido, cremoso ou em pó), na cobertura (leve, médio ou pesado) e no acabamento (hidratante, matte ou iluminador). Mas independente da escolha, é preciso saber aplicar o corretivo da forma correta para alcançar o resultado desejado.

“A melhor forma de aplicação é usando um pincel língua de gato, uma esponja ou dando acabamento com os dedos, em leves batidinhas”, explica Celso Kamura, beauty artist há 45 anos e queridinho das famosas.

 

Na prática, é muito importante avaliar as tonalidades e experimentar o produto para ver se funciona ou não. Caso a compra for feita pela internet, analise as fotos disponibilizadas pela marca ou utilize o site Findation, que recomenda o tom correto para a sua pele, de acordo com a marca e o tom do produto que você já tem em casa.

O site é foi lançado em 2012 e, atualmente, é o maior banco de dados de combinações de cores de base e corretivo do mundo.

Outra dica importante: se você for comprar apenas um corretivo, opte por aquele com o tom igual ao da sua pele. Muitas pessoas cometem o erro de comprar o produto em um tom mais claro que acinzenta a região das olheiras ao invés de iluminar.

 

Falando em olheiras, pessoas com um tom mais escuro na região ao redor dos olhos podem contar com a ajuda de corretivos coloridos antes de aplicar aquele com a tonalidade da pele. 

A cor ajuda a criar um fundo neutro e facilitar a cobertura da região. “Os amarelos cobrem espinhas, os vermelhos cobrem olheiras e os verdes cobrem manchas roxas”, explica Celso Kamura.

 

Se o dia a dia pedir uma maquiagem mais simples e sem muitas camadas de produto, é possível usar somente o corretivo para uniformizar a pele. “Opte por um corretivo mais fluido com uma textura leve e não oleosa”, aponta o profissional.

Agora, se você deseja algo com maior cobertura, aplique primeiramente a base e depois venha com o corretivo em regiões pontuais para aumentar a cobertura e uniformização da pele.

 

Na hora da aplicação, para evitar que o corretivo acumule nas linhas finas ao redor dos olhos, hidrate bem a região, use uma quantidade menor de produto e aplique-o com leves batidinhas.

Para quem tem linhas finas aparentes, o mais recomendado é o corretivo líquido mais leve, com textura hidratante. “Não use corretivo matte, porque vai acentuar as linhas de expressão”, alerta o beauty artist. “O acúmulo de corretivo infelizmente é uma realidade se você tem linhas de expressão. Mas é só ir ao banheiro e dar leves batidinhas com o dedo para que o produto se espalhe novamente”, acrescenta.

 

Dicas essenciais na hora de escolher um bom corretivo:

  • Escolha a tonalidade correta de acordo com a cor da sua pele;
  • Considere o seu tipo de pele e escolha a melhor textura;
  • Aplique o corretivo em áreas específicas do rosto para obter um resultado mais natural;
  • Experimente diferentes produtos e marcas até encontrar o corretivo que funciona melhor para você.

Tags

Posts recomendados