Beleza

Iza entrega a sua playlist perfeita para o ritual de skincare

Como deixar o skincare ainda mais gostoso? A cantora Iza fala sobre seus rituais de beleza em uma entrevista despojada e inspiradora
Iza - Entrevista
Iza - Entrevista

Dar o start em uma conversa citando o viral do criador de conteúdo “Esse Menino”, o famoso vídeo da “Pifaizer”, não poderia ser um mais divertido início de bate-papo. Foi assim o clima da entrevista com a cantora IZA, carioca empolgada à espera de sua segunda dose da vacina, prevista para o final de setembro. O acontecimento foi realizado de forma virtual, para celebrar uma co-criação da dona do hit “Dona de Mim” com a gigante de beleza Garnier. O projeto tem como estrela até agora revelada a linha de proteção solar com cor e vitamina C.

Revista L’Officiel: Você co-criou um filtro solar com cor, desenvolvido para a pele da mulher preta. Como foi participar disso que, por muito tempo, foi um problema, já que achar tons de base ou filtro solar para fototipos mais altos sempre foi um desafio no país?

IZA: Foi um processo muito bacana e muito mais profundo do que eu imaginava quando foi proposta essa co-criação. De fato, eu fui ouvida e pude ser bem minuciosa naquilo que eu achava do produto. Eles, inicialmente, me mandaram algumas amostras e disseram: seja sincera, virginiana. Fala pra gente o que você achou e eu pude dar todos os toques. E não fui a única ouvida. A Garnier conversou com outras cinquenta mulheres que puderam também dar as suas opiniões sobre o produto. Não tinha como esse projeto dar errado, sabe? Ele ficou com a cara da brasileira que tem a pele oleosa, que pega sol na cara enquanto está no ônibus, que passa a maior parte do dia fora de casa e com pouco tempo para se cuidar. Como mulher preta, é muito importante entender que é um produto feito não só para a nossa cor, mas acessível. É muito bacana você entrar em uma farmácia e não se sentir intimidada sobre o produto não oferecer o seu tom.

Iza - Entrevista
(Foto: Reprodução/Instagram @iza)

L’O: Você comentou que tem a pele muito oleosa. Esse é um tipo de pele muito comum no Brasil. Que dica você dá para as brasileiras que querem balancear essa característica?

IZA: Ao longo do dia esses papéis que ajudam a absorver a oleosidade da pele são ótimos. Antes, eu era daquelas que levava o pó compacto na bolsa, para ir selando a pele ao longo do dia. Mas quem tem pele oleosa sabe que isso, no final das contas, acaba se tornando uma grande massaroca (risos). Não fica com um aspecto legal e natural. Mas o que realmente mudou a qualidade da minha pele foi usar um sabonete específico para ela, além de outros produtos adequados. Eu preciso lavar o rosto com ele umas três vezes ao dia: de manhã, ao chegar em casa após o trabalho e antes de dormir. Tem aquela premissa de que se você dormir de maquiagem faz mal para a pele a longo prazo. Se eu fizer isso é no dia seguinte mesmo que eu vejo o resultado. A cara fica inchada, aparece um monte de bolinhas, é terrível. 

L’O: Para você, rituais de skincare podem ser considerados momentos de autocuidado?

IZA: Eu acho que é a única vertente possível. É muito importante esse momento em que você dá uma pausa e se toca. É quase um carinho que você faz em você mesma. Talvez um carinho que alguém não esteja fazendo em você. E eu sou bem literal, né? Quando estamos assim com as mãos no rosto estamos sem telefone por perto, né? Então eu acho que também é um momento que a gente acaba se desligando do mundo. Eu sou uma pessoa muito ansiosa então essa é uma boa tática para focar no agora. O skincare faz isso por mim. 

Iza - Entrevista
(Foto: Reprodução/Instagram @iza)

L’O: Como é a sua rotina de skincare?

IZA: Eu não tenho muito tempo, durante a semana, para fazer um skincare mais prolongado, então no final de semana eu pego uma sauna, depois faço todos os outros passos de beleza, tudo com muita calma, ouvindo música. É quase como um momento que eu estou me estabilizando, voltando para os eixos antes de voltar a trabalhar. O nosso corpo é o nosso templo. Fazer isso não tem relação só com a beleza, mas com o cuidado com a casa que vai fazer você viver inúmeras experiências. Essa é a relação que eu também tenho com o exercício físico. Fazer pela endorfina, por transpirar e me sentir viva. É pela saúde do corpo e pela saúde mental, que é algo tão importante. 

L’O: Você disse que gosta de ouvir música quando faz skincare. Poderia passar três opções que você adora, para o momento, para que a gente também possa aproveitar?

IZA: Começo com “Finding your way back”, da Beyoncé. Essa música é maravilhosa. Eu gosto muito também de “Feel the vibe”, do BJ The Chicago Kid com o Anderson Paak e “Mango”, da Adeline com KAMAUU. Você vai botar e você vai ver que é música de skincare (risos). É uma delicinha, porque você fica ali curtindo. Vai por mim. Isso te ajuda a desconectar em um momento todo especial só com você. 

Iza - Entrevista
(Foto: Reprodução/Instagram @iza)
Iza - Entrevista
(Foto: Reprodução/Instagram @iza)
Iza - Entrevista
(Foto: Reprodução/Instagram @iza)

Tags

Posts recomendados