Beleza

Medicina Regenerativa promete revolucionar os tratamentos estéticos

Como a medicina regenerativa está revolucionando os tratamentos estéticos? Dra. Giovana Moraes nos explica e compartilha benefícios

cap clothing hat adult female person woman bathing cap head face
Foto: Getty Images

A medicina vem ganhando um crescimento significativo nos tratamentos regenerativos, principalmente na área estética. As mulheres estão buscando cada vez mais naturalidade em meio ao gerenciamento do envelhecimento, encontrando nas clínicas dermatológicas a melhor solução em tratamentos que ativam as células para uma renovação biológica da pele.

person accessories jewelry ring head face massage
Foto: Getty Images

Segundo a dermatologista Dra. Giovana Moraes, a medicina regenerativa vem revolucionando os procedimentos estéticos devido ao foco em preencher ou modificar volumes para realmente rejuvenescer, e, principalmente, fortalecer a pele de dentro para fora.

“Antes, os tratamentos eram mais voltados para a reposição imediata da perda de volume e firmeza, mas hoje entendemos que estimular o próprio organismo a produzir colágeno e elastina gera resultados mais naturais, progressivos e duradouros. Essa abordagem traz benefícios tanto estéticos quanto funcionais, melhorando a qualidade da pele, sua resistência e elasticidade, além de prevenir a degradação do colágeno ao longo do tempo. Com isso, os procedimentos estéticos passam a ser vistos não apenas como formas de corrigir sinais do envelhecimento, mas como aliados na longevidade da beleza e saúde da pele.”, explica.

patient person therapy massage head adult female woman face
Foto: Getty Images

Benefícios de tratamentos regenerativos

Em comparação com os procedimentos convencionais, os tratamentos regenerativos se destacam graças à melhora real e duradoura da qualidade da pele. Alguns benefícios são: 

  • Resultados naturais e progressivos – A pele se regenera aos poucos, deixando uma aparência autêntica e equilibrada através do estímulo biológico;
  • Melhoria da qualidade da pele – Beneficia a firmeza, sustentação, textura, elasticidade e até hidratação da pele, garantindo mais saúde;
  • Efeito preventivo – Estimulando a produção contínua de colágeno, estes tratamentos ajudam no retardar do envelhecimento ao evitar flacidez e perda de estrutura;
  • Maior durabilidade – Os procedimentos, como a bioestimulação, tem um efeito prolongado, por produzir o colágeno até mesmo meses após a aplicação;
  • Versatilidade de aplicação – Produtos como o STIIM by ILIKIA, à base de hidroxiapatita de cálcio, podem ser usados em diferentes áreas do corpo, melhorando a firmeza da pele.
adult female person woman head face brush tool clothing glove
Divulgação/Pexels
Fotos: Getty Images e Pexels

Procedimentos para ficar de olho

Atuando em diferentes frentes, os procedimentos da medicina regenerativa promovem a renovação celular e melhoram a qualidade da pele. Dra. Giovana destaca que as abordagens mais utilizadas são os bioestimuladores e os skin boosters, por desempenharem papeis complementares. Os bioestimuladores ativam a produção de colágeno ao longo do tempo, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele, como o STIIM by ILIKIA. Ocorrendo em duas fases:

  • Efeito tensor imediato – firmeza logo após a aplicação e melhora na sustentação da pele;
  • Estimulação celular a longo prazo – atinge seu pico entre 30 e 90 dias, com uma regeneração contínua. 

Já skin boosters, como o Pluryal Refresh, proporcionam uma hidratação profunda e regeneração celular. Este tratamento tem como base o ácido hialurônico, as vitaminas e fatores de crescimento do tronco vegetais, e DNA de salmão, que melhoram a textura da pele, o viço da pele e suavizam as linhas finas.

face head person photography portrait adult female woman
head person face adult female woman bottle cosmetics perfume
Fotos: Pexels

Combinações estratégicas para resultados aprimorados

A médica afirma que a combinação dos dois procedimentos pode potencializar ainda mais os resultados da medicina regenerativa, promovendo um efeito mais completo e equilibrado. 

“Embora sejam produtos diferentes, eles podem ser combinados para um efeito global, oferecendo tanto a firmeza do bioestimulador quanto a hidratação e regeneração celular do skin booster. Juntos, eles proporcionam um rejuvenescimento mais completo, deixando a pele não apenas mais firme, mas também mais hidratada, iluminada e saudável.”. Algumas delas são:

  • Aplicação conjunta – O Pluryal Refresh pode ser aplicado com o STIIM by ILIKIA, enriquecendo o bioestimulador com ativos hidratantes e regenerativos, otimizando a firmeza e a qualidade da pele;
  • Tratamento em camadas – Aplicação do STIIM by ILIKIA nas camadas mais profundas para estimular colágeno, seguida do Pluryal Refresh mais superficialmente, potencializando a recuperação e os resultados;
  • Uso pós-procedimentos – O Pluryal Refresh pode ser aplicado após lasers e microagulhamento, acelerando a regeneração da pele e otimizando a hidratação.
body part finger hand person photography medication pill
photography face head person portrait adult female woman fashion
Fotos: Unsplash e Pexels

Dra. Giovana pontua que apesar da crescente busca por procedimentos regenerativos, a medicina regenerativa não pode substituir completamente os preenchedores tradicionais e os tratamentos mais invasivos. Mas sim servem como complementos ao redefinir a forma como são abordados o rejuvenescimento facial e corporal. Além de que cada paciente tem suas necessidades específicas, sendo ideal combinar técnicas para ter o melhor resultado de forma mais segura e natural.

person skin adult female woman face head
Foto: Pexels

Tags

Posts recomendados