Miss Dior Parfum: a fragrância da juventude por Francis Kurkdjian
Francis Kurkdjian criou a versão Parfum de Miss Dior para ser um prazer imediato e imperativo
O nascimento do Miss Dior foi um brilho instantâneo e ao mesmo tempo um mistério, repleta de reviravoltas dramáticas decorrentes de uma série de certezas e hesitações. Mas a certeza é que Christian Dior queria uma fragrância que transmitisse sua moda e o espírito da época. E isso perpetuar até hoje, com novas versões que acompanham as mudanças. O Miss Dior continua sendo o perfume eternamente “jovem” da Maison Dior, como enfatiza a própria Catherine Dior.
Francis Kurkdjian inspira-se nesta juventude eterna e retomou com os seus múltiplos e ricos acordes criando a versão Parfum como um prazer imediato e imperativo. Confira!
Com notas florais e gourmand elevadas antes de depositar o sabor de fruta, o Parfum é envolto com flores sensuais que deixam uma rica memória de um aroma âmbar e amadeirado.
“Criar uma nova Miss Dior é querer transmitir a geração jovem de sua época em uma fragrância. Trata-se também de abraçar a casa Dior em sua totalidade. Nem mais nem menos!
Achávamos que a história de fundação de Miss Dior era muito conhecida, mas ao relembrar como a fragrância foi criada, descobrimos novas anedotas, novos relatos e novos fatos até então pouco conhecidos, cravejados ao longo de sua criação.
Sabemos que Miss Dior foi a mais bela surpresa que Christian Dior criou para os jovens. Mas a juventude evolui… e para que os vestidos continuem a “emergir” dos frascos de perfume Dior, as linhas têm que se mover, e é necessária a reinvenção, para continuarem a ser um espelho relevante e sedutor para a nova geração.
Acima de tudo, adoro esta capacidade de renovação e de espanto. Ter nascido sob os auspícios do audacioso New Look criou, de alguma forma, uma obrigação de reinvenção contínua. E então imaginei Miss Dior como um perfume que seria um resumo de sua época.” Francis Kurkdjian, Diretor de Criação de Perfumes.
“As palavras de Christian Dior são poderosas e evocativas quando ele fala sobre a inspiração de Miss Dior. Elas fornecem um resumo maravilhoso de uma história que ainda continua ligando a Dior e o Perfume, bem como a Dior e o sul da França que ele tanto amava. Elas evocam os aromas da natureza e a beleza daquela noite mágica e suavemente iluminada pelas estrelas. É como se alguém pudesse sentir o cheiro de jasmim no ar. Esta visão e a felicidade dos sentidos me inspiraram e me guiaram a revisitar e reescrever a composição deste perfume lendário, “meu” Miss Dior.” Francis Kurkdjian.
“Para mim, uma fragrância chipre é a própria expressão da sofisticação olfativa francesa. O Miss Dior original representava essa estrutura abstrata e nobre complexidade. Eu estava ansioso para que minha nova interpretação prestasse homenagem a esta forma olfativa única. Meu Miss Dior é um chipre contemporâneo. Reflete a sua época não só com flores e madeiras, mas também com os tons gourmand do morango silvestre.” afirma Francis Kurkdjian.
O frasco do Miss Dior Parfum tem um silhueta que reafirma a forma poderosa e feminina, e a identidade original da alta-costura. Tendo seu formato reduzido para acentuar melhor a intensidade de sua fragrância. Com toques de sofisticação por sua base e suas laterais de livre expressão ao padrão pied de poule gravado no vidro. E em contraste com o absoluto da feminilidade, os traços de toque masculino como o laço “punhal”, ou “rabo de andorinha”, é amarrado no pescoço. Ainda tecida nos famosos ateliês dos fabricantes de fitas Faure, a fita jacquard troca seu padrão floral por um novo fundo prateado sólido com fio de lurex prateado luminescente.
Mais forte do que nunca, o Miss Dior com a orgulhosa e intensa, Natalie Portman transborda alegria e sensualidade, filmada pelo diretor francês Manu Cossu. Encarnando a eterna juventude da Maison Dior, a campanha questiona: “O que você faria por amor?”.
Natalie Portman mais radiante gira e dança sobre uma mesa em frente a um homem apaixonado, com um vestido sensual de renda preto desenhado por Maria Grazia Chiuri para o desfile Haute Joaillerie 2023. É uma cena que remete a “E a Dior Criou a Mulher” retratada pela nova Miss Dior que está ainda mais apaixonada e ainda mais confiante.
Fotografada pelo fotógrafo australiano Lachlan Bailey, sua sensualidade cresce, refletida no olhar sugestivo e nos cabelos esvoaçantes. Brilhante de força e beleza conquistadora, Miss Dior é uma ode a um amor abrangente, que vai ainda mais longe.