Beleza

Pele hidratada: 5 dicas para potencializar a ação dos cosméticos

O ressecamento da pele é uma realidade nos dias mais frios, por isso, reunimos um time de especialistas para dar dicas valiosas de como combater este efeito!

black hair hair person head face
Foto: Instagram/@temiotedola

A hidratação da pele é uma das etapas mais importantes da rotina de skincare, não só para fins estéticos como também para a saúde do tecido cutâneo. Com o surgimento de trends focadas em peles brilhantes e luminosas, esse cuidado vem ganhando popularidade. “A hidratação ajuda a manter a umidade natural e a fortalecer a barreira de proteção da pele contra agressores externos. Além disso, o hábito ajuda a melhorar a textura e a suavidade da pele, além de minimizar a aparência de poros dilatados e irregularidades”, explica a dermatologista Dra. Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Porém, é importante lembrar que nem sempre apenas o hidratante será capaz de solucionar a sensação de pele desidratada, especialmente com a aproximação das baixas temperaturas, que favorecem o ressecamento da pele. Por isso, é interessante adotar algumas estratégias para potencializar a ação desses produtos! Reunimos um time de especialistas para dar dicas valiosas de como potencializar o efeito tão desejado da pele hidratada e viçosa. 

 

Invista na hidratação de dentro para fora

Segundo a Dra. Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os cosméticos hidratantes atuam apenas nas camadas mais superficiais da pele, não sendo capazes de auxiliar na hidratação das camadas mais profundas. Por isso, a ingestão adequada de água é fundamental. “Sem água, o corpo sofre com desidratação e a pele torna-se ressecada, opaca e craquelada. Em contrapartida, um organismo bem hidratado se traduz em uma pele mais luminosa, viçosa, saudável e, ainda, com linhas finas menos aparentes”, afirma a médica.

 

Além do consumo de água, a hidratação cutânea também pode ser realizada de dentro para fora por meio de nutracêuticos, como o FC Oral, as chamadas cápsulas de caviar. “Por conter ômega-3 vetorizado por fosfolipídeo, que possui identidade com a membrana celular, o ativo promove hidratação, restaurando os danos dessa membrana, e melhora a fluidez, isto é, permite que os nutrientes sejam absorvidos de uma forma mais plena, o que também traz resultados para a hidratação. Além disso, o FC Oral conta com carotenoide, astaxantina e vitamina E, conferindo benefícios no aumento do status antioxidante da pele, reduzindo a inflamação e auxiliando na hidratação por inibir a perda de água transepidérmica, deixando a superfície da pele protegida e hidratada”, diz a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

 

Inclua um esfoliante na sua rotina skincare

Para potencializar a hidratação proporcionada pelos cosméticos, uma das melhores estratégias é apostar na esfoliação. “O esfoliante ajuda a remover as células mortas da superfície da pele, deixando-a mais suave, luminosa e com aparência renovada. Além disso, aumenta a eficácia dos produtos hidratantes que serão aplicados em seguida”, destaca a Dra. Lilian Brasileiro. Isso não quer dizer, porém, que você deve realizar a esfoliação todos os dias, sempre antes de aplicar o hidratante. 

 

“O uso excessivo do esfoliante pode irritar a pele e causar vermelhidão, sensibilidade e efeito rebote na oleosidade. Por isso, o recomendado, de maneira geral, é que seja utilizado uma vez por semana ou a cada quinze dias”, recomenda a Dra. Lilian. Além disso, opte por um produto que atue suavemente, como o Esfoliante Facial Tribeca, da B.URB, que conta com Microesferas de Arroz e Damasco para eliminar as células mortas sem agredir ou ressecar a pele, melhorando a textura, mantendo a hidratação e reduzindo a oleosidade.

 

Experimente o slugging

O slugging é uma trend que vem circulando na internet que consiste em aplicar, após a hidratação na rotina noturna, uma camada de vaselina para potencializar o efeito do hidratante. “A vaselina é extremamente oclusiva. Então, se for utilizada como o último passo da rotina skincare, atuará como uma camada protetora que impede que a pele entre em contato com o ambiente, evitando a perda de água e auxiliando na hidratação, além de potencializar a ação dos cosméticos aplicados previamente”, afirma a Dra. Cintia Guedes, que alerta que esse cuidado, no entanto, não é recomendado para pessoas de peles oleosa e acneica, pois a vaselina, devido ao seu poder oclusivo, pode obstruir os poros, favorecendo o surgimento de acne.

 

Hidratação injetável também é uma opção

Os procedimentos injetáveis são grandes aliados da hidratação da pele. Nesse sentido, o grande destaque é o skinbooster, que consiste em injeções de ácido hialurônico não reticulado. “Ao contrário da substância utilizada em preenchimentos, o ácido hialurônico do skinbooster não promove volume, mas, sim, atrai água para a pele, melhorando a hidratação, o viço e a textura do tecido cutâneo. Além disso, promove estímulo da produção das fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e sustentação da pele, melhorando, consequentemente, a aparência de rugas e linhas finas”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

Aposte na hidrodermoabrasão

O HydraFacial é um procedimento de hidrodermoabrasão, capaz de limpar, esfoliar e extrair sujidades de maneira agradável ao mesmo tempo em que promove uma poderosa hidratação da pele. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez, hidratação e brilho da pele graças a patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️ presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Ana Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. 

 

Os protocolos do HydraFacial ainda podem ser personalizados para atender as necessidades específicas de cada tipo de pele, com peels, LED's, perks, terapia linfática e boosters, como o booster Nassif MD, um poderoso hidratante formulado com ácido hialurônico e betaína para restaurar a maciez, hidratação e brilho do tecido cutâneo.

 

Tags

Posts recomendados