Pele jovem: 7 cuidados que as asiáticas costumam seguir e indicar
Como manter a pele jovem e saudável, segundo médica dermatologista especialista em pele asiática
A pele asiática é referência quando se fala em pele jovem, tratamentos tecnológicos e produtos inovadores para manter a saúde e qualidade da cútis. A dermatologista especialista Dra. Alexandra Nishida compartilha hábitos e curiosidades que são costume na Ásia e que podem ser adaptadas a diferentes tipos de pele para preservar sua saúde e vitalidade.
A pele da mulher asiática passa por cuidados intensos e constantes desde cedo, evitando o envelhecimento precoce e a flacidez. “O gerenciamento do envelhecimento deve ser iniciado precocemente e ajustado progressivamente, de acordo com as necessidades individuais de cada paciente”, explica a dermatologista.
Logo, um dos hábitos cruciais para manter a pele jovem e radiante é a proteção solar diária. Como a pele asiática é mais suscetível à hiperpigmentação, o uso disciplinado de protetores solares é um hábito essencial nas rotinas de skincare orientais.
“A radiação ultravioleta é uma das principais causas de manchas, rugas e flacidez. Por isso, não deixem de usar protetor solar diariamente e de reaplicar em vários momentos do dia”, alerta a médica. Segundo ela, a cosmética dos protetores asiáticos evoluiu muito nos últimos anos e, por isso, é possível encontrar opções com diferentes texturas e acabamentos para todos os tipos de pele no Brasil.
Além do uso disciplinado de protetor solar, as asiáticas adotam barreiras físicas para proteger a pele dos danos causados pelo sol. Óculos de sol, bonés e guarda-chuvas são acessórios essenciais para evitar a exposição direta.
Adepta a esses cuidados, a doutora reforça que as asiáticas são ainda mais cuidadosas durante atividades ao ar livre, onde utilizam adesivos de proteção solar aplicados diretamente no rosto. “São essas pequenas ações diárias que fazem toda a diferença para preservar a saúde – e o glow – da pele”, destaca.
Outro hábito importante na cultura de skincare asiática, que vai muito além do uso de produtos enriquecidos com diferentes ativos, está no uso de suplementos antioxidantes, em cápsulas ou geleias, amplamente utilizados para manter a pele radiante.
Além disso, a Dra Alê conta que as asiáticas preferem procedimentos estéticos menos invasivos e mais frequentes, priorizando a saúde da pele a longo prazo.