Pele jovem: confira 7 substâncias que são associadas ao fator
Dentre as verdades mais difíceis de serem aceitadas está a de que o envelhecimento da pele não está vinculado somente à idade cronológica. Em outras palavras, isso quer dizer que você também tem influências externas no quanto sua pele está em processo acelerado de amadurecimento. Ao constatarmos essa informação, o primeiro questionamento que nos vem à mente é: podemos nos precaver disso? A resposta é sim! Principalmente com bons hábitos e apostando em produtos e ativos que realmente tenham eficácia para prolongar a jovialidade da pele, isso é completamente possível. Conversamos com alguns experts em cosmetologia e dermatologia para explicar quais são as melhores substâncias que podem nos ajudar a prevenir o envelhecimento da pele sem maiores problemas. Confira!
Resveratrol
“O resveratrol é altamente utilizado por conta do seu elevado poder antioxidante natural, sendo capaz de prevenir e até tratar inúmeras doenças devido ao seu poder antioxidante, anti-inflamatório, estimulante da expressão de sirtuínas e protetor dos telômeros”, explica o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.
O resveratrol é um polifenol, uma substância extremamente antioxidante, chegando a ser 1000 vezes mais antioxidante que a Vitamina E, 200 vezes mais antioxidante que a Vitamina C, segundo o farmacêutico. “Ele tem uma propriedade única de proteger nosso DNA, nosso material genético. Quando eu aplico o resveratrol diretamente na pele, eu estou dando para as células cutâneas tudo que elas precisam para ter longevidade e proteção do material genético. Como antioxidante, o resveratrol vai agir como um anti-inflamatório, então ele combate os radicais livres”, explica o Dr. Maurizio. Em resumo, o uso do resveratrol vai poupar colágeno, elastina e ácido hialurônico (que seriam destruídos pelo sol).
Vitamina C
A Vitamina C é o ácido L-ascórbico, um importante ativo anti-idade, pois, além de ser antioxidante, estimula a síntese de colágeno e é fotoprotetor, ou seja, protege a pele dos danos causados pelo sol, segundo a cosmetóloga Ludmila Bonelli, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. “A Vitamina C também é um poderoso clareador, já que inibe a ação da tirosinase, uma enzima responsável pela formação da melanina. Embora a capacidade proliferativa e a síntese de colágeno dependam da idade, a Vitamina C é capaz de estimular a proliferação celular e a síntese de colágeno pelos fibroblastos dérmicos independentemente da idade do indivíduo”, completa a cosmetóloga. “Como oxida rapidamente em contato com o ar, o ideal é que a Vitamina C esteja envolvida em permeadores feitos com o silício orgânico, que protegem o ativo da oxidação e o carregam até as camadas mais profundas da pele sem causar danos ou reações. O nome dessa vitamina C bionanatecnológica é Ascorbosilane C”, explica.
Niacinamida (Vitamina B3)
A Niacinamida é um dos melhores ingredientes da cosmetologia moderna, sendo conhecida também como Vitamina B3. “Essa vitamina já foi destacada em vários estudos que reforçaram sua intensa atividade antioxidante. Aplicada após algum dano, como o da radiação solar por exemplo, a Niacinamida aumenta o reparo do DNA e modula a reação inflamatória, com efeito calmante. A Niacinamida também é usada em cremes antimanchas e tem poder protetor contra a luz azul emitida por celulares e computadores, que piora as manchas do melasma”, completa a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo Isabel Piatti, Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, a Niacinamida previne a acne e melhora a textura da pele. “Ela contribui ainda para a inibição da formação de sequelas da acne, pois possui propriedades relacionadas à uniformização do tom da pele, inibindo o surgimento de hipercromias, e possui ação hidratante e estimuladora de fibroblastos, inibindo o surgimento de cicatrizes hipotróficas”, explica Isabel.
Hyaxel
Coringa nas fórmulas anti-idade, o Ácido Hialurônico é um composto glicosaminoglicano, encontrado, naturalmente, na matriz extracelular da pele. Mas a penetração desse ativo deve ser alta, então a melhor opção é apostar no ácido hialurônico de baixo peso molecular, o Hyaxel. “No caso do Hyaxel, por ele estar num tamanho menor, ele consegue permear para as camadas mais profundas e, dessa maneira, melhora a auto-hidratação do tecido conjuntivo e cria um reservatório hídrico. Além disso, ele estimula a renovação celular, com um efeito anti-idade”, explica a farmacêutica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos. “Hyaxel aumenta a expressão de aquaporinas aumentando a hidratação nas camadas mais profundas e melhora a textura da pele. Por ser um ácido hialurônico ligado ao silício também tem atuação anti-idade importante ao promover estímulo de colágeno”, acrescenta. “Hyaxel é um potente antiaging com efeito preenchedor e firmado, capaz de promover hidratação profunda de dentro para fora, além de ser biocompatível com a pele, o que potencializa sua ação”, destaca a cosmetóloga Ludmila Bonelli.
Difendiox
A molécula patenteada Difendiox, estudada na Universidade de Pisa, é um blend concentrado de 14 polifenóis da Oliva. “Esses polifenóis presentes na matéria-prima exclusiva Difendiox (defesa antioxidante) modulam a imunidade, oferecendo uma proteção biológica para a pele contra o sol. Se a imunidade da pele estiver reduzida, porque o sol é capaz de atacá-la fortemente, a homeostasia (equilíbrio) será mantida. Por mais que você tome sol, esteja estressado emocionalmente, ou tenha alguma doença, os polifenóis manterão em equilíbrio a imunidade da sua pele, evitando também que ela suba exageradamente”, diz o Dr. Maurizio Pupo.
Peptídeos Retinol-like
O grande problema do retinol é que ele pode causar efeitos colaterais, favorecendo o surgimento de vermelhidão, irritação, sensibilidade e descamação, além de ser contraindicado para gestantes, por isso a indicação médica é fundamental. Para rejuvenescer sem efeito colateral, a marca italiana de dermocosméticos Ada Tina Italy criou o Retintense 5.0, um sérum ultrarrejuvenescedor e clareador da pele livre de Retinol Puro e desenvolvido com peptídeos Retinol-like, podendo inclusive ser utilizado durante o dia e no verão. “Os Peptídeos Retinol-Like são quatro vezes mais potentes que o Retinol Puro e capazes de aumentar em 20% a produção de colágeno na pele, conferindo efeito lifting, harmonização facial, preenchimento de rugas e clareamento de manchas sem causar efeitos colaterais”, afirma o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo.
Ácido Ferúlico
O ácido ferúlico é uma substância aprovada como filtro solar no Japão, podendo desta forma ser utilizado em protetores solares ou produtos de combate aos efeitos nocivos dos raios UV. “Ele é um polifenol natural extraído da casca dos cereais integrais. Como todo polifenol, o Ácido Ferúlico é um poderoso antioxidante, assim protegendo as células da nossa pele, promovendo clareamento, ajudando no tratamento do melasma, prevenindo os danos do sol e tornando a pele iluminada, bonita e reluzente. O ativo pode ser incorporado em séruns, loções, cremes e mousses, não existindo contraindicação para aplicação. O Ácido Ferúlico, apesar do nome, não agride a pele, então pode ser utilizado em todos os tipos de pele e em qualquer horário do dia”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo. Uma característica muito importante é que ele tem a capacidade de estabilizar em até 90% a vitamina C pura. “Mesmo com esse poder protetor, o uso do filtro solar com FPS de no mínimo 30 após o uso do creme antioxidante, é fundamental para evitar os danos da radiação solar”, finaliza Isabel.