Quais os benefícios dos óleos essenciais para o cabelo?
Usar óleos nos cabelos é uma das tendência mais quentes entre os amantes de beleza E os produtos são diversos, desde infusão de óleos essenciais a condicionadores feitos à base de óleo de coco
Mas eles não são novos. Durante séculos, as pessoas usaram óleos para vários fins medicinais e cosméticos. Agora, você pode encontrá-los em muitos shampoos, séruns e outros produtos para os cabelos. Você também pode usá-los para fazer seus próprios tratamentos em casa no estilo DIY.
Os óleos essenciais são destilados da própria planta, e eles têm o cheiro característico da planta de onde vieram e são altamente concentrados. Por exemplo, são necessários 220 quilos de flores de lavanda para fazer um único litro de óleo de lavanda.
Óleos veiculares (como óleo de coco, óleo de jojoba, óleo de amêndoa e azeite de oliva) também vêm de plantas, mas têm um cheiro mais neutro. E eles não são necessariamente destilados como os óleos essenciais.
Aqui estão os benefícios de alguns óleos essenciais:
O óleo de amêndoa acalma e hidrata o couro cabeludo.
O óleo de cedro estimula o couro cabeludo e promove o crescimento do cabelo.
O óleo de camomila adiciona brilho e suavidade ao cabelo e acalma o couro cabeludo.
O óleo de sálvia promove o crescimento do cabelo e estimula o couro cabeludo.
O óleo de coco suaviza o cabelo e aumenta o brilho.
O óleo de gerânio fortalece o cabelo.
O óleo de jojoba hidrata o cabelo, adiciona nutrientes e estimula o couro cabeludo.
O óleo de lavanda condiciona profundamente o cabelo, mantém-no brilhante e ajuda a controlar a caspa.
O óleo de argan marroquino hidrata, nutre e fornece antioxidantes ao cabelo.
O óleo de alecrim estimula as raízes, melhora o crescimento do cabelo e aumenta a circulação no couro cabeludo.
O óleo de sândalo ajuda com as pontas secas e adiciona fragrância ao cabelo.
Como usar óleos essenciais para o cabelo?
Você só precisa de algumas gotas de um óleo essencial. Você pode misturar um ou mais tipos em um shampoo ou condicionador. Esteja ciente de que se você colocar alguns óleos essenciais diretamente no couro cabeludo, eles podem causar irritação. Leia as instruções do rótulo para saber como diluir os óleos e nunca use mais do que a quantidade recomendada.
Se você é alérgico a plantas, teste o óleo em uma pequena área de sua pele ou couro cabeludo para ver se você tem uma reação.
Depois de aplicar a mistura de óleo, cubra a cabeça com uma toalha ou touca de banho. Você pode lavar o tratamento após 30 minutos, deixá-lo passar durante a noite e usar shampoo pela manhã, ou usar um pouco como um condicionador leave-in. Veja o que funciona melhor para a textura do seu cabelo.