Queda de cabelo? Conheça novos procedimentos para evitar e tratar
Para encontrar o tratamento adequado, é preciso antes identificar a causa, por meio de avaliação médica. Quando o problema tem motivação genética, a saída é investir em tratamentos dermatológicos para driblar o organismo. “É preciso bloquear a enzima 5 alfa-redutase, que faz cair o cabelo”, explica Cordeiro.
“Entre as opções, há a mesoterapia capilar, em que inserimos microagulhas no couro cabeludo, e o drug delivery, uma aplicação com laser que abre os canais do couro cabeludo para que as substâncias penetrem mais facilmente”, completa. Há ainda tratamentos com luz vermelha e LED, que ativam a circulação. Quanto às contraindicações, o dermatologista adverte que gestantes ou mulheres que estão amamentando devem ficar longe dos procedimentos, bem como alérgicos a alguma das substâncias usadas.
“Não adianta o cabelo crescer e não estar saudável”, pontua Cordeiro. É possível encontrar tratamentos como a luz de quartzo, que aumenta a irrigação do bulbo capilar (que funciona como o centro de produção dos nossos fios) por meio de um processo de sucção do couro cabeludo.
Proposta parecida tem o Laces, um “spa dos cabelos”, como define a dona, Cris Dios. Apostando em ingredientes naturais e orgânicos, o salão – que tem cinco unidades em São Paulo e uma em Belo Horizonte – oferece procedimentos pensados para fortalecer os cabelos, indicados especialmente para quem está sofrendo com afinamento e quebra dos fios.
“O tratamento mais completo para é o multivitaminas, que consiste numa limpeza à base de ervas para desintoxicar o couro cabeludo. Ele passa por uma esfoliação que promove a renovação celular, além de ajudar a garantir o equilíbrio da massa capilar, que tem tendência a ficar mais fina, enfraquecida e a perder melanina”, explica Cris. Os métodos do salão, queridinho de blogueiras, custam a partir de R$ 505.
Seja para evitar a queda ou assegurar que os novos fios cresçam mais resistentes, manter bons hábitos capilares é a chave para um cabelo bonito e saudável. “Diluir sempre o shampoo e o condicionador na hora de lavar os cabelos faz toda a diferença, assim como proteger o cabelo do sol e da transpiração, não fazer mais do que dois processos químicos no mesmo dia e evitar o uso intenso de chapinha e modelador de cachos”, conclui Cris Dios.
Abaixo, alguns produtos que prometem evitar e tratar o problema: