Beleza

Rosto inchado pela manhã: Saiba como evitar e resolver

Você fica com o rosto inchado pela manhã? Confira dicas de experts de como evitar e resolver esse problema

Foto: Reprodução/ Instagram @parysatis
Foto: Reprodução/ Instagram @parysatis

Acordar pela manhã e estar com o rosto inchado, quem nunca passou por isso, não é? Mas, ainda que a situação possa parecer natural, ela é apenas um sintoma que pode te revelar uma série de questões sobre o seu próprio corpo, como a necessidade de mudança de hábitos ou até mesmo de um check-up na saúde. Quer entender mais sobre o assunto? Confira dicas de experts sobre as causas, como evitar e resolver este problema.

Quais são as causas do rosto inchado pela manhã?

“O inchaço matinal no rosto aparece – e ele tem várias causas. Durante o sono, o sistema linfático fica mais lento e, sendo ele o responsável pela absorção de líquido das células, há uma predisposição para esse inchaço” explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Coordenadora do Setor de Cosmiatria do Hospital Ipiranga. “Mas os gatilhos mais importantes estão na dieta rica em sódio, no consumo de bebidas alcóolicas, remédios, alterações hormonais, posição de dormir e até causas genéticas”

Segundo a doutora, desregulações da tireóide também podem ter relação com esta questão. “A glândula produz um hormônio que regula o metabolismo e a temperatura corporal. Se estiver produzindo muito pouco, as alterações metabólicas podem fazer com que aumente o inchaço também", diz. “Nesse caso, é aconselhável procurar um médico para prescrever a medicação correta”.

“Os edemas também têm muita relação com a inflamação da pele produzida pelo hormônio de estresse, que é o cortisol. Quanto mais esse hormônio é produzido, mais ele agride a estrutura da pele, e maior é o edema. A região da área dos olhos, por ter estrutura um pouco mais fina, quando liberamos cortisol por estresse, com dificuldade de sono, muito trabalho, plantões, é bastante afetada, pois tudo isso compromete a sua estrutura pela inflamação produzida”, destaca Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. 

 

Como resolver o inchaço no rosto pela manhã?

Beba mais água e coma mais vegetais

O corpo retém mais água como resposta aos efeitos desidratantes. Então, em primeiro lugar, tome medidas para reduzir esses efeitos. “Observar sua dieta, ingerindo mais vegetais, e beber bastante água ao longo do dia são as melhores maneiras de combater as causas do inchaço. Água de coco e chá verde também são opções”, explica a médica. Mas, lembre-se: dê uma pausa ao sódio, ok?

Lave o rosto com água fria

Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva doce. Eles vão ajudar na diminuição do edema.

 

Use água termal

Na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. “Logo após lavar o rosto, pela manhã, borrife no rosto. A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele. Além disso, ela é rica em oligoelementos, sais minerais que ajudam a conferir melhor equilíbrio hídrico, com ação fitodrenante complementar”, explica.

Realize uma massagem facial

O inchaço no rosto também pode ser controlado através da realização de uma massagem. “A massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente. Essa também é uma excelente forma de autocuidado para relaxar e diminuir o estresse”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

 

Aplique um creme com cafeína na área dos olhos

Olhos inchados são uma queixa super comum porque a pele é muito fina. “Todas as dicas e truques acima podem ajudar, mas considere um creme para os olhos à base de cafeína também. A cafeína contrai os vasos sanguíneos e diminui o inchaço como resultado", diz a médica. “Todo inchaço na pálpebra está 100% relacionado à flacidez nessa região. Quanto mais flácida a pele, mais espaço há dentro dela para acumular edema. Para poder melhorar isso, precisamos ocupar esse espaço da flacidez com um bom colágeno”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

A profissional sugere o creme para área dos olhos Be Shiny. “Ele entra nesse processo exatamente porque tem ativos produtores de colágeno, como a Vitamina C que estimula fibroblastos, a própria Coenzima Q10 que melhora a energia celular, mas também tem um antiglicante, o Alistin, que consegue melhorar a estrutura do colágeno que foi agredida por uma alimentação com muito açúcar. Normalmente, as pessoas que mais sofrem com edema são aquelas que tem a pele mais glicada, danificada pelo açúcar. 

No rosto, lembre-se da Vitamina C e protetor

“Internamente, a Vitamina C trabalha para conferir ação tópica antioxidante, com diminuição de enzimas que degradam colágeno, o que é particularmente importante se o motivo do inchaço for a dieta", diz a Dra. Mônica. “O protetor solar deve ser usado diariamente para evitar danos à pele”, acrescenta.

Não pule os exercícios físicos

A prática regular de atividade física é uma excelente maneira de aliviar e prevenir o inchaço. “Os exercícios não apenas aumentam a frequência cardíaca, o que melhora o fluxo sanguíneo. Além disso, a própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos”, explica a Dra. Mônica. A Dra. Aline ainda ressalta que se exercitar também ajuda com o controle do peso. “Quilos extras colocam mais pressão sobre o coração e reduzem o fluxo sanguíneo em todo o corpo, predispondo problemas de inchaço”, afirma a médica cirurgiã vascular.

 

Como evitar?

É necessário mudar alguns hábitos de estilo de vida, acrescentar alguns tipos de cuidados com a pele, mas se o problema não for resolvido, é melhor procurar um médico para investigação hormonal.

Mude a posição de dormir: 

Deitar de bruços ou de lado é como “amassar” o rosto, por isso favorece o inchaço matinal. “Se possível, eleve a cabeça com mais de um travesseiro e durma de barriga para cima. Isso também ajuda a não marcar tanto o rosto, o que tem relação com o aparecimento de rugas”, diz a dermatologista Dra. Mônica Aribi.

Fique de olho na quantidade de água

Beber água é bom para resolver e também para evitar o problema. Certifique-se de consumir pelo menos 2L de água por dia – e aumente essa ingestão caso necessário.

 

Cuidado com o açúcar e o sal extra na dieta

Principalmente antes de dormir, o ideal é a redução do sal. "Comer alimentos ricos em sódio à noite deixa as pessoas com sede, então elas bebem mais água antes de dormir. A água é retida pelo nosso corpo e se acumula em diferentes áreas, incluindo o rosto", explica a Dra. Mônica. “Consumir mais produtos enlatados, em conserva, processados e ultraprocessados, que são ricos em sódio, pode ser um perigo. Esses alimentos também podem ser mais potencialmente inflamatórios, ricos em açúcar, carboidratos simples e gordura ruim.

Fique de olho também em sucos de caixinha e produtos light, diet e zero, que também têm muito sódio na composição”, afirma a Dra. Mônica. “Lembre-se que a curto prazo alguns efeitos da alimentação na pele são bem perceptíveis. Após um final de semana de comilança, do tipo pé-na-jaca, ingestão de bebidas alcoólicas e muito doce, acordamos inchados, com bolsas sob os olhos e até alguns quilos a mais”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

“Em vez disso, coma frutas e vegetais frescos, proteínas magras e carboidratos complexos, como grãos inteiros e arroz integral, para evitar o inchaço. Diuréticos naturais - como aipo, pepino, melancia, tomate, aspargos e alho – também podem ajudar a reduzir o inchaço”, aconselha a dermatologista.

 

Reduza o consumo de bebidas alcóolicas

Ao beber dois ou mais drinks por dia, há uma enorme quantidade de dano que ocorre na pele: “O álcool afeta qualquer membrana, mucosa, do pâncreas e fígado à pele. O primeiro efeito é a desidratação, uma vez que, na verdade, retira todo o fluido da pele. Essa desidratação pode se traduzir também em inchaço facial, principalmente na região dos olhos”, diz a dermatologista

 “O álcool é parecido com a glicose, mas a molécula é menor e mais facilmente absorvida, aumenta de forma mais rápida ainda a glicemia. O índice glicêmico do álcool é ainda maior que o do açúcar. Isso provoca um aumento enorme na produção de radicais livres e glicação, de certa forma uma inflamação generalizada. O armazenamento de glicose, num primeiro momento é em forma de glicogênio, que requer muita água. Por isso sentimos sede após comer açúcar, e consequentemente inchamos, retemos água para dar conta desse excesso de açúcar e radicais livres”, detalha a Dra. Beatriz Lassance.

“Se você olhar para uma mulher que está bebendo há 20 ou 30 anos e uma mulher da mesma idade que não tem esse hábito, veremos uma enorme diferença na pele. Uma dica? Não beba”, explica a Dra. Mônica Aribi.

De olho na skincare:

Alguns extratos de algas marinhas atuam como estimulante metabólico, o que ajuda a melhorar a produção de energia celular, ajudando contra o inchaço. Mas também invista em produtos que tenham ação contra edemas: é o caso daqueles que contam com ativos descongestionantes.

“Os ativos fitodrenantes conseguem reconstruir toda estrutura circulatória que está ali dentro da pele, onde esse edema se forma. Quanto maior a otimização da circulação, descongestionando com os ativos fitodrenantes, melhor a circulação e menor é o edema”, diz Ludmila, que indica o creme com ação drenante Reduct, da Be Belle.

 

“Reduct é um produto muito interessante para ser usado duas vezes por dia no rosto todo para diminuir edema de toda a região, mas também pode ser usado na área dos olhos para diminuir o edema na pálpebra superior e inferior da área dos olhos. Passando o produto de noite, ao acordar a sensação é de ter feito uma drenagem. Ele ajuda a diminuir essas inflamações produzidas pelo cortisol e que estão relacionadas com o edema. Ao mesmo tempo, ele também é indicado para problemas na pele como dermatites”, acrescenta Ludmila.

Por fim, a dermatologista reforça que é importante, também, lembrar de remover a maquiagem antes de dormir. “A inflamação na pele piora o inchaço e dormir com maquiagem contribuirá para isso. Se o problema for persistente, a investigação médica hormonal será necessária”, finaliza.

 
 

Tags

Posts recomendados