Sobrancelha descolorida no Carnaval? Veja os riscos e cuidados!
Com a ajuda de uma especialista, te contamos os riscos e cuidados para ter quando o assunto é sobrancelha descolorida!
Com o início do Carnaval, é muito provável que uma das tendências de beleza que mais estiveram em alta nos últimos meses fique em evidência: a sobrancelha descolorida.
A técnica, conhecida lá fora como Bleached-Eyebrows, entrou em evidência quando nomes como Kim Kardashian e Kristen Stewart aderiram, mas sabemos que muitas pessoas guardam essas inspirações mais ousadas para os dias anuais de folia no Brasil.
Nas redes sociais, facilmente encontramos diferentes tutoriais sobre como fazer o procedimento, mas será que é seguro? Conversamos com Raphaella Bahia, especialista em sobrancelhas e micropigmentadora da FR Microcenter, que comenta sobre a técnica.
"Para quem tem a pele sensível ou é muito alérgica, o mais indicado é descartar essa técnica. Afinal, um dos principais perigos de descolorir a região são as reações alérgicas que podem ser causadas pelo produto descolorante. Vale ressaltar que o processo alérgico pode surgir mesmo naquelas pessoas que não apresentam nenhum problema ao descolorir o cabelo, por exemplo. Isso pode variar de acordo com a área aplicada", explica a especialista em sobrancelhas, Raphaella Bahia.
Para quem, ainda assim, deseja fazer o procedimento, é indicado realizar um teste antes da descoloração global. "Assim como é feito nos cabelos, pelos cabeleireiros, indicamos que a pessoa faça primeiro um teste aplicando o produto descolorante em alguma (pequena) região do rosto menos sensível e observe se haverá qualquer tipo de reação. Além disso, o mais indicado é que procure um profissional para realizar esse tipo de procedimento", ensina Bahia.
De acordo com a micropigmentadora, além das coceiras e vermelhidão, a descoloração pode causar problemas ainda mais graves. "É possível que ocorra queda dos pelos. Isso varia de acordo com cada pessoa e do grau da lesão. Em casos de perda acentuada dos fios da sobrancelha, conseguimos reverter com a micropigmentação, onde reproduzimos o desenho da sobrancelha, fio a fio, para conseguir um efeito natural e garantir que a região fique preenchida, mas o ideal é que a pessoa evite este tipo de procedimento para que não chegue ao ponto de ser necessária a realização da micropigmentação para reversão deste quadro", finaliza a micropigmentadora Raphaella Bahia.
"Remover completamente os pelos das sobrancelhas pode ser prejudicial à saúde daquela região, isso porque a química pode comprometer a função de proteção que os fios têm e, com isso, pode acarretar em questões relacionadas à saúde ocular. É muito além de uma questão estética. Quando os pelos passam pelo processo de descoloração, as moléculas que estão sob aquele estresse podem ser prejudicadas, acarretando em problemas como ressecamento extremo, queda ou quebra dos pelos, e os danos podem ser irreparáveis. É o mesmo que acontece nos cabelos, mas como a região da sobrancelha é mais sensível ainda, os cuidados devem ser triplicados", explica Raphaella Bahia, especialista em sobrancelhas e micropigmentadora da FR Microcenter.
Existe uma opção temporária para quem deseja aderir à tendência, o que pode ser uma alternativa no Carnaval, por exemplo. "É possível reproduzir o efeito do descolorante, mas com maquiagem. Com o auxílio de uma escovinha, aplique corretivo de alta cobertura penteando os fios no sentido desejado. Você pode construir camadas com o produto, basta esperar a camada anterior secar para aplicar a próxima. Em seguida, aplique uma sombra branca com fundo amarelado para deixar o efeito ainda mais real. Lembre-se de pentear os fios em todas as camadas", ensina a especialista.
Agora, se você é daquelas que gosta de arriscar, a micropigmentadora dá a dica. "Para descolorir de fato, é necessário pó descolorante (de preferência azul), água oxigenada de volume 30, luvas de proteção e uma escovinha de sobrancelhas. Antes de aplicar a mistura, eu indico que passe óleo de coco na região, pois ele vai proteger a pele da química do descolorante, evitando possíveis reações alérgicas. Além disso, faça um teste primeiro, aplicando uma pequena quantidade de produto em alguma região menos sensível do rosto", finaliza Raphaella Bahia.