Beleza

Tratamentos de pele a laser: veja os melhores da atualidade

Caleidoscópio! O Brasil é um destino cobiçado por quem deseja realizar bons tratamentos de pele, principalmente quando o assunto é laser. A fama se dá pelo amplo menu oferecido, que engloba de depilação à retirada de pequenos depósitos de gordura. Mapeamos algumas opções que estão movimentando clínicas paulistanas.

person skin face head cosmetics lipstick
Foto: Getty Images

O laser dermatológico desembarcou em solo brasileiro no fim da década de 1990. De lá para cá, novas máquinas e potências aguçam a vontade de quem quer aumentar a integridade do maior órgão do corpo humano. “Para o futuro, há uma perspectiva muito promissora com a tecnologia, já que ela estimula certas células essenciais e controla, por exemplo, o melanócito, responsável por manchas. Isso se dá isoladamente ou pela associação de processos que abrangem todas as camadas da pele, como bioestimuladores de colágeno e ultrassom microfocado. Se feito com regularidade, cria-se até um banco de colágeno e fibras elásticas, proteínas que dão sustentação à pele”, diz o dermatologista Fernando Macedo, da Human Clinic. Assim como no mix de técnicas, dá para realizar mais de um tipo de laser em um mesmo dia, e na mesma área, por exemplo, para clarear o melasma ou as manchas de sol e, eventualmente, uma depilação. “É interessante essa simultaneidade, porque ela incrementa o resultado, principalmente quando estamos falando de tratamento da flacidez”, completa o especialista.

Foto: Pexels

Donos do pedaço

Confira equipamentos e novos protocolos tidos como campeões de audiência em clínicas badaladas de São Paulo:

- O Chrome é uma plataforma com inteligência artificial, que analisa mais precisamente a necessidade da pele. Seu escopo é abrangente, com indicações para o tratamento do melasma, de manchas e sardas, incremento de textura da pele, redução de poros dilatados e lesões vasculares dermatológicas, bem como lesões pigmentares benignas, cicatrizes e estrias. Além disso, remove tatuagens e micropigmentações. “O que o diferencia dos demais é a possibilidade de tratar diferentes profundidades e aspectos da pele, inclusive dando para combiná-lo com outras máquinas de sucesso, como o Ultraformer MPT", diz Paula Basso, dermatologista. Um dos protocolos do Chrome que chamam a atenção das brasileiras é o QuantaPeel. Nele ocorre o estímulo da produção de colágeno e elastina, a redução visível do diâmetro de poros dilatados e a devolução da luminosidade da pele, para um efeito aveludado imediato. A sessão é rápida e pode deixar a pele levemente avermelhada por algumas horas. Assim como outros tratamentos de luz, é necessário evitar a exposição solar por duas semanas após o procedimento, além de usar diariamente um protetor solar potente.

- O laser Ultra R, que chegou ao Brasil recentemente, com exclusividade na clínica do dr. Daniel Dziabas, tem alto efeito regenerativo. Pode reduzir manchas e estimular colágeno, por exemplo. “Ele me surpreendeu com sua alta capacidade, gerando renovação sem aquele processo agressivo visto em seus antecessores; sem dor e sem tempo de recuperação”, comenta o dermatologista. Sua indicação envolve a melhora do aspecto dos poros, o clareamento de hiperpigmentações, o incremento da textura da pele, o tratamento do melasma, da rosácea, de cicatrizes superficiais, a diminuição de linhas finas e estrias, além de rejuvenescimento íntimo e crescimento capilar.

- O Fotona Endolaser é uma tecnologia que insere uma fibra sob a pele com o intuito de reduzir pequenos depósitos de gordura localizada, por meio do calor e da sucção. É uma técnica mais invasiva, envolvendo anestesia local, mas sem necessidade de suturas. Pode ser combinada com microagulhamento e radiofrequência, da plataforma Morpheus, para casos de flacidez mais acentuada. “Essa fibra é muito fina. Introduzida na região de tratamento, atua com calor, causando destruição e liquefação da gordura localizada. Além disso, esse aumento da temperatura é responsável pelo estímulo de colágeno, reduzindo a flacidez. A gordura derretida é retirada com uma cânula e seringa, pelo mesmo orifício de entrada da fibra”, explica a médica Cláudia Merlo. As áreas de aplicação são flancos, culote, braço, papada, “pochete”, gordura abaixo do sutiã e joelhos.

- 25 Minutes Lifting e V Shape Lift são dois protocolos desenvolvidos pelo dermatologista Fernando Macedo. Envolvem a aplicação de laser Liftera e Fotona para um efeito lifting imediato, que aumenta com o passar das semanas, quando o paciente começa a produzir colágeno. Neles são trabalhadas estruturas mais profundas, envolvendo a ancoragem, junto ao osso e músculo, de ligamentos faciais, falsos ligamentos faciais, fáscia muscular e uma estrutura chamada SMAS. “Simplificando, funcionam como uma leve puxadinha, geralmente para a lateral da face e região da testa, abrindo o olhar, sustentando a maçã do rosto e tirando o peso no terço inferior da face”, explica o dr. Fernando.

Foto: Reprodução/Instagram @kimkardashian

Os melhores amigos após um tratamento com laser

Proteger, acalmar e hidratar a pele são passos fundamentais, que se tornam mais importantes após procedimentos com luz:

- Bruma Dermatológica;
- Bruma Facial;
- Super Cleansing Foam;
- Sabonete em Barra Suavié;
- Tônico Aux Fleurs;
- Hidratante Corporal Merlot – Wine Collection;
- Loção Hidratante Facial, ETAT PUR.

Foto: Reprodução/Instagram @thepouf

Câncer de pele x laser

Existe uma discussão recente sobre o uso da tecnologia luminosa e a prevenção do câncer. “Há pacientes que são predispostos ao câncer de pele. Geralmente, possuem pele clara e se expuseram muito ao sol. A lesão precursora da doença é chamada de ceratose actínica e, depois, podem advir os carcinomas. Há alguns lasers, fracionados ablativos ou ablativos, que fazem um remodulamento dérmico e eliminam tais células, melhorando a qualidade do nosso maior órgão e prevenindo o aparecimento de parte desses cânceres”, diz o dr. Fernando.

Tags

Posts recomendados