Tratamentos estéticos não invasivos dominam o universo da beleza
Mudança de rota! Depois de muitas agulhas, os tratamentos estéticos não invasivos e de resultado mais natural voltam a ganhar força.
A discussão sobre os limites de procedimentos estéticos está acalorada. Alguns anos se passaram desde que a harmonização facial ganhou destaque nas redes sociais. No começo era muito entusiasmo, com injetáveis para melhorar a simetria da face ou do corpo sendo indicados à exaustão. Na onda, celebridades e anônimos foram esculpidos com ácido hialurônico, fios de PDO e bioestimuladores de colágeno por todo o mundo. Atualmente, o que está em pauta, entretanto, são os resultados artificiais que a técnica pode ter por conta do exagero, dos efeitos colaterais e da aplicação feita de modo equivocado. “O problema é o uso frequente das substâncias, de forma repetida e inadequada, criando o que ficou conhecido como ‘filler fatigue’, ou fadiga do preenchedor. Ele acentua os sinais do envelhecimento”, diz a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.
Com isso, entre os habitués de centros de estética, cresce o interesse por tratamentos novos, porém não invasivos. Querem continuar consumindo o que a estética tem a oferecer, claro, mas receosos de não se reconhecerem ao encararem o espelho. Com a demanda crescente por protocolos sem agulhas, e de resultado mais ameno ou natural, aumenta também a oferta. Separamos então alguns deles, disponíveis nas principais clínicas de estética do Brasil, e que foram indicados por especialistas como novos best- sellers. Levantamos os benefícios e também os efeitos colaterais:
Ultraformer MPT
Esse aparelho é uma evolução do já famoso ultrassom micro e macrofocado Ultraformer, porém com um novo modo de disparo micropulsado que atinge um número maior de pontos do corpo e do rosto. Além disso, conta com uma ponteira que intensifica o resultado do tratamento e também alcança regiões menores, o que não era possível anteriormente. Sua indicação é para o tratamento da flacidez, para suavizar sinais de envelhecimento da pele e também para reduzir pequenos acúmulos de gordura. “Podemos fazer com excelência um maior número de queixas faciais e corporais com o MPT, como em faces de aspecto mais pesado”, diz a dermatologista Andreya Novazzi. Ele pode ser aplicado em todo o rosto e também papada, pescoço e região das pálpebras. No corpo, é indicado para colo, braços, barriga, glúteos, culotes e coxas. “O Ultraformer MPT estimula a produção de colágeno, promove efeito lifting imediato e reposicionamento tecidual. Também diminui o diâmetro dos poros, melhora a firmeza e minimiza rugas finas na região tratada”, explica Fabiana Seidl, dermatologista. O tratamento é contraindicado para pessoas com doenças do colágeno, com infecções no local da aplicação, em gestantes, sobre lesões, feridas, implantes metálicos ou elétricos, pacientes com doenças autoimunes em atividade, usando fios não absorvíveis e PMMA. Os efeitos colaterais são raros, porém podem surgir hematomas, alterações de sensibilidade, inchaços e alteração motora (assimetria no sorriso) após o tratamento. Os resultados são notados, em sua totalidade, em três meses. Para a face é recomendada uma sessão. Já para o corpo são três sessões. Sobre o sensorial, é um pouco dolorido, mas menos do que o seu antecessor e sem downtime. Ou seja, você pode retomar a rotina assim que sair da aplicação.
Liftera
É um ultrassom microfocado digital e de alta performance que atua na pele em diferentes graus de profundidade, para o estímulo de colágeno e de elastina. “Seu grande diferencial é a presença de canetas com formato anatômico. Elas permitem tratar diferentes áreas com maior precisão, quando comparado com ponteiras mais antigas”, comenta Victor Bechara, dermatologista. “Áreas como a região do olhar e na linha mandibular são muito bem abordadas com a técnica. A dor durante o procedimento é bastante tolerável, porém existe”, completa. Sobre o número de sessões, são necessárias de uma a quatro, dependendo do paciente e da área de aplicação. Regiões como pálpebras, lábios, papada e corpo, segundo Victor, precisam de quatro sessões. O tratamento é indicado para pacientes com flacidez e rugas, ou mesmo para prevenir o aparecimento de linhas de expressão. Recomenda-se uma manutenção anual para prolongar os resultados, e seus efeitos colaterais e as contraindicações são as mesmas do Ultraformer MPT. O expert indica associar o Liftera ao laser Erbium para melhorar a flacidez, as bolsinhas abaixo dos olhos e o craquelado da pálpebra inferior.
Alta Performance
Já para quem quer pegar bem leve na emoção de ir até o spa, um novo tratamento facial, totalmente indolor, está disponível nos Jardins, dentro da loja conceito da Simple Organic. Como a marca de cosméticos é bem focada na beleza limpa, seus tratamentos também seguem uma linha bem natural. E isso não significa menor desempenho. Para peles que estão com pouco brilho, com aspecto cansado e com o tom não muito homogêneo a indicação é o tratamento batizado como “Alta Performance”. Ele dura 60 minutos e pode ser feito em todos os tipos de pele. Primeiro acontece uma higienização do rosto, seguido de esfoliação, massagem, mini lifting com um gadget de microcorrentes, uma máscara nutritiva e, para finalizar, jato de ácido hialurônico, muito refrescante. Depois do protocolo, é indicado permanecer com os produtos sobre a pele por duas horas para um melhor efeito. Como eles são translúcidos, ficam imperceptíveis. O resultado é um rosto mais “levantado” e uma pele com um glow todo especial.
Body Slim
Seguindo a linha de protocolos muito confortáveis, a Body Slim, massagem com movimentos de drenagem linfática e manobras modeladoras, soma à experiência o uso de duas espécies de “espátulas” (pantalas da Costa Brazil e gua sha). Elas deslizam sobre a pele drenando a região, diminuindo tensões e ainda dando aquela modelada na cintura e no bumbum. Também é ótima para quem precisa aliviar as dores de um dia intenso de treino na academia ou de práticas esportivas. Tudo isso ocorre em uma sala com aromaterapia, cromoterapia e playlist de acordo com o gosto do cliente. Ela dura 60 minutos e, como toda massagem, precisa de liberação médica para pacientes gestantes e com doenças ativas que podem ser prejudicadas com os movimentos, como câncer, infecções e inflamações.
Zaffiro
A tecnologia combina protocolos de peeling de água e de termolifting. Seus principais benefícios são a promoção do rejuvenescimento da pele e a redução da flacidez da região tratada. As sessões duram 40 minutos. “O Zaffiro é um tratamento que reduz a flacidez e diminui os sinais de envelhecimento da pele. As fórmulas utilizadas no water peeling têm propriedades drenantes, esfoliantes, de limpeza de pele e de hidratação”, diz Calu Franco Tebet, dermatologista. Já o gel de tratamento para o termo lifting possui princípios ativos que melhoram a resposta da pele, enquanto a radiação infravermelho do dispositivo Zaffiro ajuda na redução de linhas finas e rugas, estimulando a microcirculação e apresentando resultados imediatos na flacidez da pele. As áreas de aplicação são rosto, pescoço, braços, pernas e barriga. Os protocolos faciais contemplam até quatro sessões e, para o corporal, englobam até oito sessões. Ambos precisam de intervalos mensais.