Pontas duplas: como combater?
As pontas duplas são um pesadelo para quem deseja conquistar cabelos saudáveis, mas existe solução para evitar que elas apareçam
Quem nunca se deparou com pontas duplas no cabelo? Especialmente se você faz procedimentos químicos ou utiliza secador com frequência, o aspecto de ressecamento é quase inevitável.
Apesar disso, é possível evitar que as temidas pontas duplas apareçam. Existem tratamentos e técnicas de cuidados diários capazes de recuperar a fibra capilar e garantir cabelos saudáveis.
Primeiramente, o que são pontas duplas?
“A tricoptilose, nome técnico para pontas duplas, é o resultado do desgaste e da ruptura das fibras capilares”, explica a Dra. Carolina Portela Franco, dermatologista especialista em doenças dos cabelos e do couro cabeludo.
Esse desgaste ocorre quando o cabelo sofre danos físicos e químicos, entre eles a coloração, o alisamento, o excesso de calor e a exposição excessiva ao sol e à poluição.
De acordo com a Dra. Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica especialista em tricologia capilar, esses danos fazem com que a camada mais externa do cabelo, chamada de cutícula, se desgaste e deixe o córtex muito exposto. “As pontas duplas na verdade podem se dividir em duas, três ou quatro pontas”, alerta.
Como tratar as pontas duplas?
O corte, de fato, é o melhor tratamento para as pontas duplas. Segundo Dra. Carolina, o ideal é que os fios sejam cortados a cada 3 meses. “Tratamentos em salão e terapias capilares com produtos com queratina, ceramidas e óleo de coco também ajudam na recuperação de um melhor aspecto dos fios”, acrescenta.
No entanto, se você não quer cortar o cabelo, existem outros tipos de tratamentos preventivos para deixar os fios mais alinhados, bonitos e saudáveis.
Como combater as pontas duplas?
“Para evitar o ressecamento e o surgimento de novas pontas duplas, é importante fazer um excelente cronograma capilar. Ele vai envolver máscaras de nutrição (ricas em óleos vegetais e manteigas), de hidratação (ricas em pantenol) e de reparação (ricas em aminoácidos e sais mineirais)”, diz Dra. Marcela.
A farmacêutica bioquímica também alerta sobre a prevenção de altas temperaturas. “Precisamos ter o cuidado de sempre aplicar um protetor térmico quando for utilizar produtos com temperaturas altas, como chapinha, secador e babyliss. E utilizar protetor solar quando for se expor ao sol, porque ele envelhece e retira os nutrientes da fibra capilar”, explica.
Dra. Carolina acrescenta que para proteger os fios da radiação UV, os chapéus e bonés também são ótimos aliados.
Entre outros cuidados essenciais para manter os fios saudáveis e evitar o surgimento de pontas duplas estão:
- Lavar os cabelos com água doce após mergulho em praia ou piscina;
- Usar finalizadores com silicone;
- Evitar água muito quente na hora de lavar os fios;
- Respeitar o intervalo correto entre procedimentos químicos;
- Pentear os fios de baixo para cima, evitando a tração e quebra do cabelo;
- Nunca dormir com o cabelo molhado;
- Alimentar-se de forma equilibrada e ingerir água adequadamente para manter a nutrição e hidratação dos fios.