Ternos femininos: conheça a tendência repleta de empoderamento
Apenas esta semana algumas das estrelas mais famosas de Hollywood apareceram com as suas versões de ternos femininos, o que nos prova que: alerta tendência à vista!
Lady Gaga foi a celebridade que inaugurou a semana vestindo um maxi terno de Marc Jacobs para o evento Elle 2018 “Women in Hollywood” e merece destaque pois sua escolha foi muito além da moda. Teve a ver com a sua vontade de passar para o mundo uma mensagem de empoderamento feminino a partir do tema do evento.
Sobre o tema, ela fez um discurso bastante importante e emocionante. Em um dos trechos, ela conta: “Hoje ao escolher a roupa que viria para o evento, experimentei vestido atrás de vestido; um body mais apertado que o outro; salto atrás de salto; penas; diamantes e as sedas mais lindas do mundo. Mas, para ser sincera, me senti enjoada. Pensando sobre o que realmente é ser uma mulher em Hollywood, senti que não devemos ser apenas objetos para entreter o resto do mundo. Não somos apenas uma imagem para trazer sorrisos.”
Continuou: “Mulheres em Hollywood para mim são vozes, são pessoas que tem pensamentos profundos, ideias, crenças e valores. As mulheres tem o poder de falar e serem ouvidas e de lutarem quando são silenciadas. Então, depois de vestir 10 vestidos, me senti triste pensando que tudo o que importaria naquele tapete vermelho seria o que eu estaria vestindo e foi então que vi esse terno em um canto (...) Coloquei o terno e me senti “eu” hoje (...) senti a verdade de quem eu sou e o que eu queria dizer esta noite ficou claro para mim.”
Por fim: “Eu tive uma revelação que eu tinha que me empoderar para ser eu mesma hoje mais do que nunca, neste evento com este tema. Que deveria resistir aos padrões de Hollywood, independentemente do que isso signifique. Resistir ao padrão do vestir para impressionar. Mas usar realmente o que mais importa: minha voz.”
Podemos entender que esta decisão de Gaga de vestir um terno, símbolo masculino, é um movimento de poder com o qual as mulheres estão acostumadas. Se voltarmos na história, calças e blazer são sempre usados por elas em momentos em que querem ir “contra as convenções”.
Sua mensagem ficou clara e em um ano em que o empoderamento feminino vem sendo tão discutido e buscado, estamos vendo que a tendência desta escolha vem se concretizando e sendo adotada por muitas estrelas mulheres. Independentemente se são escolhas conscientes e com a mesma vontade de Gaga de passar alguma mensagem, cada vez mais as vemos belas e empoderadas quando em calças e blazers masculinos adaptados.
Depois de Gaga, esta semana, Nicole Kidman, Katie Holmes, Eve, Cate Blanchett e Naomi Watts também escolheram os seus modelos para eventos públicos nos quais compareceram. O que acharam?
Veja a galeria abaixo e inspire-se com a tendência que diz tanto sobre este importante momento feminino no mundo atual.