Arquitetura: 4 tendências que vieram para ficar
Confira 4 tendências da arquitetura que aliam beleza, praticidade e sustentabilidade
Com o início da pandemia de COVID-19 em 2020 e o crescimento do home-office, todos nós passamos a ficar mais tempo dentro de casa, e com isso as inovações e mudanças nos ambientes foram inevitáveis. De lá pra cá, o movimentou todo o mercado de Arquitetura e Design de Interiores com novas propostas.
Mas, o ano de 2022 trará novas tendências de arquitetura e decoração, que segundo o arquiteto André Bove da Bove Arquitetura, as principais estão entre os ambientes integrados, a iluminação, os tons de cinza e materiais sustentáveis.
Separamos 4 dicas rápidas, para você renovar o ambiente seguindo as tendências de 2022.
Ambientes Integrados
Hoje em dia os ambientes integrados tem cada vez aparecido mais em projetos arquitetônicos. Valorizando a área social, vemos como ponto a unificação de ambientes como sala/estar, cozinha e terraços. Imóveis onde não temos ambientes integrados, normalmente pela nova tendência são solicitados essa mudança e além de ter tudo interligado, dá a impressão que o local ganha visualmente alguns metros quadrados com essa amplitude.
Tons de Cinza
Cor forte na arquitetura de interiores, podemos falar que o cinza é novo bege de antigamente. Sendo uma cor versátil, essa cor vai bem com qualquer tipo de decoração. Desde o cinza claro ou escuro, por ser uma cor neutra, a possibilidade de combinações de cores na decoração fica bem ampla.
Iluminação
Para termos um bom projeto de arquitetura e interiores, o luminotecnico é indispensável. Aliado a uma boa decoração, os jogos de luzes diretas e indiretas mudam completamente o ambiente. Atualmente, trabalhamos com lâmpadas de led, aumentando a vida útil e diminuindo o consumo da iluminação. Fitas de led, spots embutidos, arandelas, balizadores, perfis embutidos são alguns dos exemplos que podemos usar e abusar.
Material Sustentável
Cada vez mais falamos em materiais sustentáveis na construção. E não é por menos, já que a matéria prima em alguns casos está escassa e/ou cara. A seguir algumas opções de material sustentável para sua obra:
MDF ou aglomerados, madeira de demolição, água de reuso, tintas ecológicas, tijolo ecológico, energia solar, iluminação em led, ar condicionado inverter, entre outros