Cultura

Arranjos de mesa e jardins verticais são tendência na decoração

Com opções para todos os gostos, fica ainda mais fácil ter um pedacinho de natureza dentro de casa.
Decoração
Decoração

Os últimos meses não foram fáceis, e todo cuidado é pouco quando o assunto é a saúde do corpo e da mente. Prestar atenção nas tarefas do dia a dia e evitar que tudo seja feito de maneira automática é importante para se manter conectada consigo mesma, entendendo seus limites e aquilo que torna os dias mais proveitosos.

Especialmente para quem está passando mais tempo dentro de casa, seja trabalhando remotamente ou para preservar a saúde, é muito importante pensar em maneiras de tornar a rotina mais tranquila e prazerosa. O uso de roupas confortáveis, como uma calça pantalona jeans, vestido midi e camisas de tecidos leves é uma ótima maneira de trabalhar o autocuidado e se sentir arrumada, mas sem cobranças, mesmo dentro de casa. A alimentação também tem um papel fundamental no cuidado com o bem-estar, e pode receber mais atenção especialmente com o maior tempo no ambiente caseiro. Mas um fator também tem um grande impacto na saúde física e mental quando passamos muito tempo entre quatro paredes: a decoração do ambiente.

Decoração
Foto: Reprodução/Instagram @marianaorsifotografia

Uma das tendências de decoração que cresceu durante a quarentena e promete continuar em alta é o uso das plantas para elevar o clima dos espaços, uma estratégia que se tornou querida por quem quer sentir um contato maior com a natureza sem precisar sair de casa. Com opções que combinam com praticamente qualquer estilo de ambiente, é possível escolher espécies floridas, folhagens, pendentes, entre outras. A tendência atual do uso do verde na decoração tem os arranjos de mesa e os jardins verticais como os grandes destaques da temporada, colaborando na composição de espaços sofisticados com um toque bucólico.

Tendências da temporada

Poucas coisas impactam tanto o ambiente quanto um jardim vertical, que cria a sensação de uma floresta dentro de casa. É possível escolher o tamanho do espaço reservado para a parede de plantas pensando no estilo de decoração, que pode ir desde o minimalista até a criação de uma urban jungle, outra tendência que segue em alta entre os amantes de folhas e flores.

A versatilidade desse tipo de decoração permite que ela seja usada tanto em ambientes internos quanto externos, com o apoio de luzes artificiais ou ao lado de janelas, por exemplo. É possível combinar diferentes espécies de plantas no jardim vertical para criar um efeito ainda mais bonito, como se aquele espaço fosse realmente o pedacinho de uma floresta. Apesar de não ser uma prática tão comum, é possível ainda adicionar algumas espécies de flores à composição, criando pontos coloridos no jardim.

Decoração
Foto: Reprodução/Instagram @sabrinalozzanoarquiteta
Decoração
Foto: Reprodução/Instagram @marianaorsifotografia
Decoração
Foto: Reprodução/Instagram @domaarquitetura

Para quem prefere apostar em uma decoração mais discreta, os arranjos de plantas para mesa são o grande destaque, contando também com um alto nível de adaptação. Apesar dos arranjos floridos serem os mais conhecidos, a temporada trouxe os centros de mesa com folhas verdes como outra tendência para experimentar, servindo de alternativa para quem não tem o hábito de usar vasos com folhagens variadas espalhados pela casa, ou para quem prefere uma decoração menos colorida e com alternativas ao uso de flores.

O material dos vasos, o tom de verde das folhas e até a quantidade de arranjos para a mesa são questões que devem ser levadas em consideração. Para uma mesa longa, por exemplo, pode ser interessante usar mais de um arranjo, criando um visual melhor distribuído. Também é importante tomar cuidado com a altura do vaso ou das plantas escolhidas, evitando que o arranjo fique na altura dos olhos das pessoas sentadas à mesa.

Decoração
Foto: Reprodução/Instagram @daianemelo.arq
Decoração
Foto: Reprodução/Instagram @thaisabreuarquiteta
Decoração
Foto: Reprodução/Instagram @@100__deux

Como escolher a planta ideal

Com tantas espécies de plantas disponíveis, pode ser difícil escolher o tipo ideal para integrar a decoração do ambiente. O primeiro passo para acertar na decisão é entender para que a planta será usada, já que a espécie deve ser escolhida analisando as condições do ambiente, como incidência de luz do sol, temperatura e umidade. Caso a planta seja colocada em um jardim vertical, é importante dar prioridade para espécies com boa resistência e com aspecto pendente, como a jibóia, peperômia e samambaia, que ajudam a criar a impressão de um jardim cheio e bem cuidado, além disso, é importante avaliar se a parede de plantas será colocada em um ambiente interno ou externo. No caso da parede de plantas, é importante pensar em espécies que tenham cuidados similares, sendo possível regar todas as plantas de uma vez sem se preocupar que uma delas esteja recebendo água demais e um outra esteja seca

As espécies que serão escolhidas para ficar dentro de casa, seja em arranjos de mesa ou em vasos espalhados pelos cômodos, devem ser resistentes ao uso de ar-condicionado, por exemplo. Também é uma boa dica dar prioridade para as espécies com flores, como lírio, tulipa e astromélia, que trazem mais cor para dentro do cômodo. Outra dica é usar aquelas que podem ser colocadas em vasos com água — que deve ser trocada periodicamente —, evitando acidentes com terra e criando um visual mais clean.

Decoração
Foto: Reprodução/Instagram @lilianeoliveira_arquitetura
Decoração
Foto: Reprodução/Instagram @thewaveshavecome

Tags

Posts recomendados