Decoração nórdica: o estilo que mistura boho e minimalista
O estilo preza pelo conforto e pelo visual minimalista. Inspire-se na decoração nórdica!
A decoração é sempre pauta de interesse geral. Seja para adaptar ideias para o conforto do próprio lar, seja para contratar um profissional da área ou mesmo para estudar a respeito, fato é que se trata de um tema muito procurado nas redes sociais. As tendências que acabam vindo à tona no mundo da decoração lembram muito as tendências do mundo da moda, e não à toa, existem pesquisas que tentam indicar quais serão as tendências do futuro no mundo da decoração. A decoração nórdica, por exemplo, é um tipo que tem ganhado destaque principalmente entre as pessoas que procuram um design minimalista, sem deixar de lado o aconchego e o conforto.
Mas, afinal, o que é a decoração nórdica e por que ela tem se tornado uma das queridinhas nos últimos tempos dentro do mundo da decoração? Confira abaixo mais detalhes sobre esse estilo que une os estilos minimalista e boho, com muito conforto e simplicidade!
Estilo de vida nórdico
Você já deve saber que os países nórdicos são considerados os melhores países para se viver, e costumam ser os locais mais felizes do mundo – o estilo de vida dos nórdicos, traduzido por eles como hygge, por si só, já define a estética do povo: afinal, o significado de hygge é algo como despreocupação, conforto e aconchego. Não há tradução literal para o termo, mas há quem defina o termo também como o momento em que as interações pessoais e individuais são postas como prioridade, seja um momento com a família, um ente querido ou mesmo sozinho, lendo um livro ou cozinhando.
Trata-se de um conceito que transpassa o estilo de vida e define, também, o estilo de decoração nórdica: ambientes cheios de conforto, em equilíbrio com a natureza, pensados de uma maneira que privilegia a convivência entre as pessoas que circulam no ambiente. Aqui, é importante frisar que o local deve estar adaptado para que a pessoa se sinta abraçada para aproveitar a vida de uma maneira simples. Não à toa, os países nórdicos estão no topo do ranking de países mais felizes do mundo, de acordo com o Relatório Mundial da Felicidade, da ONU.
Características da decoração nórdica
Por serem países da Europa, o estilo nórdico ainda traz muitas características que são tipicamente europeias para a decoração, como a variedade de artesanatos e móveis que mesclam o novo e o velho. O estilo nórdico ganha um plus a mais pelo inverno, que ronda a experiência de vida no local: justamente por precisarem ficar muito tempo dentro de casa, aquecendo-se e compartilhando mais momentos com a família, o estilo nórdico privilegia o conforto para conseguir amenizar as temperaturas negativas. E justamente por isso é que o estilo nórdico mistura o boho, que preza pelo conforto, com o minimalismo, que preza pelo ambiente visualmente limpo e organizado.
Por isso mesmo é que os materiais mais usados nesse tipo de decoração para estofados são algodão, lã e pelúcia, ou seja, tecidos que esquentam e que trazem aquela sensação de aconchego. As cores, por outro lado, tendem a ser mais neutras, algo entre cinza, branco, bege, prata e cores claras no geral, em contraste com o azul-claro, o verde e tons de madeira. Janelas grandes complementam esse visual, para trazer mais luminosidade ao ambiente.
É importante ressaltar, também, que nada aqui é exagerado – tudo fica dentro de um minimalismo “caseiro”, por assim dizer, pois o ideal aqui é trazer a simplicidade de um lar. Os móveis devem ser funcionais, e todos em um tom de madeira claro ou de couro, e com muito espaço para a circulação de pessoas. Também vale móveis pintados de branco e bem envernizados, para que as madeiras tenham a aparência de firmes e duradouras. Algo similar aos móveis do estilo boho, que coloca em destaque elementos mais rústicos, mas sem a explosão de cores, pois aqui o minimalismo e as cores neutras ditam as regras.
Já a iluminação na decoração nórdica é marcada por luzes claras, como lâmpadas brancas e com boa potência. Aqui, as cortinas não são tão bem vindas, mas, se for usá-las, prefira cortinas de tons clarinhos. Tenha em mente que o objetivo é priorizar a luz natural do ambiente, por isso as janelas grandes. Vale também inserir spots LED para tornar o ambiente mais aconchegante no período da noite, na sala ou em quartos. Se quiser levar o estilo nórdico mais à raiz, também pode apostar em velas e uma lareira para as épocas do ano que fazem mais frio. Combinam muito com o ambiente, também, aquela estante com livros, CDs e DVDs, além de pequenos quadros com frases escolhidas.
E se você não quer deixar as suas plantas de lado na decoração, saiba que no estilo nórdico as plantas são totalmente bem-vindas! Isso porque as flores dão mais um aconchego ao ambiente, e o tom de verde traz mais a natureza para o ambiente, sendo colocada quase como uma cor de contraste. Invista nas plantas bem verdes, pequenas ou grandes, e leve em consideração o quanto de luminosidade o seu lar recebe para escolher a espécie ideal para você. Você também pode escolher as plantas artificiais para decorar o ambiente, principalmente para quem não recebe tanta iluminação natural ou muita circulação de ar.