Art Basel: confira tudo o que aconteceu no famoso evento
Acompanhe um resumão de tudo o que aconteceu no famoso evento de arte que acontece em Miami, ‘Art Basel’
Dezembro em Miami é marcado pela considerada semana de arte onde além da famosa Art Basel, outras grandes feiras de arte como Untited Art, Design Miami, Art Miami e Red Dot abrem simultaneamente atraindo visitantes do mundo todo. Junto com as exposições, diversas marcas proporcionam ações e experiências em museus, galerias e até espaços públicos. É uma fusão irresistível de cultura, moda e arte que reflete a energia efervescente de Miami.
Localizada no Centro de Convenções, a Art Basel é uma das feiras de arte mais prestigiadas e influentes do mundo, com edições anuais na Suíça, França, Hong Kong e França. Reúne galerias de arte de renome internacional que por sua vez, dão espaço aos mais diferentes tipos de artistas. Os pavilhões exibem uma ampla gama de obras contemporâneas, desde pinturas e esculturas até instalações e novas mídias, proporcionando um panorama abrangente das últimas tendências artísticas. E claro, algumas importantes galerias brasileiras estavam presentes, entre elas, Gomide&Co, Simões de Assis e Gentil Carioca.
Basta cruzar a rua para se deparar com outro grande pavilhão de exposição, Design Miami. Com uma pegada mais focada em móveis, acessórios e design de interiores, a feira faz um mix do que há de mais inovador, inusitado mais ao mesmo tempo funcional no meio criativo. Que contou com a presença de Kengo Kuma apresentando a linha limitada de decoração da rede de resorts Aman, chamada Aman Interiors, e uma palestra com a grande designer de interiores Kelly Wearstler junto a SCAD, uma das mais importantes escolas de design dos Estados Unidos responsável também por relevantes museus de Moda e Design. A escola também expôs em sua estande, cuja a decoração do display bem como os produtos expostos são totalmente desenvolvidos por ex-alunos.
Já na beira da praia de South Beach, a feira Untitled Art traz obras e galerias mais fora do comum. Entre os participantes estavam as galerias brasileiras as Portas Vilaseca, Verve e Gisela Projects. Além de ser uma das feiras favoritas dos amantes de arte, é um dos melhores lugares durante a temporada para drinks na beira da praia.
Os museus da cidade, aproveitam o buzz da arte para também criarem suas próprias exposições e eventos. O Perez Museum, que tem uma das melhores vistas da cidade, lançou a exposição temporária "Gary Simmons: Public Enemy”, realizando uma palestra com o artista. O Bass Museum, um dos mais importantes centros de arte contemporânea localizado no coração de Miami Beach, foi o local destinado ao evento exclusivo para convidados da marca IWC Schaffhausen, que recebeu a modelo Gisele Bündchen para uma conversa sobre gestão de tempo e, claro, design. O museu, além de arte, é reconhecido por constantes exposições de design, arquitetura e moda.
E poucos passos a frente do museu, em um local chamado Rotunda, que parece mais ser um monumento da cidade, a instalação da artista brasileira Salissa Rosa, Topography of Memory, comissionada pela Audemars Piguet Contemporary que em breve será exposta na Pinacoteca em São Paulo (16 de Março a 28 de Julho). A obra praticamente toda feita de cerâmica, é uma experiência imersiva que dá a sensação ao visitante de ser transportado para outra realidade.
As marcas de relojoaria não foram as únicas a participar de ações durante a semana de arte, diversas marcas de moda, design e hospitalidade também marcaram presença. Hotéis como EDITION, The Standard e SLS South Beach fizeram colaborações com os grandes nomes de arte e design Parrish Art Museum, Gustaf Westman e o MoMA PS1 respectivamente. Outras redes se vincularam a marcas de moda, como o Faena onde foi o lançamento da coleção Flower Power da Dolce & Gabanna vendida exclusivamente na Farfetch. O evento aconteceu no teatro do hotel, onde o palco foi decorado com as estampas da coleção sendo projetadas ao redor de um cubo iluminado onde a dupla de DJs Coco & Breezy e logo aptos o DJ Chanel Tres tocaram. Já a marca colombiana Silvia Tcherassi fez um takeover da piscina do novo Mister C, no bairro de Coconut Grove, para lançar uma linha feita em parceira com o hotel, inspirada em Capri.
Instalações pelos mais variados artistas foram expostas durante a semana do Art Basel por todas as partes da cidade, no entanto, um dos maiores destaques do Art Basel foi o mural, The Chronicles of Miami, do renomado artista JR no Jungle Plaza do Design Distric. Com a técnica de colagem de fotografias, a obra não só é uma das principais da semana de arte, como ainda contou com a presença da cantora brasileira Anitta que foi a DJ da noite de lançamento do mural. E poucos passos dali, a marca brasileira PatBo, inaugurou sua primeira loja em Miami e sua nova colaboração com o designer e artista de bolsas de video, Josh Raiffe. E ainda, o mesmo bairro ganhou um novo mural do artista brasileiro Fabiano Senk.
Confira algumas personalidades que também compareceram ao evento: