Cultura

Miami Art Week: um universo artístico em expansão

Da grandiosa Art Basel até eventos paralelos focados em novos talentos, Miami Art Week é a meca das artes em dezembro

Miami Art Week
Miami Art Week

Depois de dois anos de hiato, a Art Basel Miami, maior evento de arte contemporânea das Américas, está novamente de portas abertas. A mostra, que acontece de 2 a 5 de dezembro no Miami Beach Convention Center, retorna com uma programação que envolve artistas de 36 países, representados por 253 galerias, 43 delas pela primeira vez no calendário. 

Mais do que pintura, escultura e fotografia, o evento destaca o que há de mais inovador no mundo das artes, incluindo os supervalorizados NFTs, ou tokens não-fungíveis, tecnologia que está expandindo os limites da arte digital e revolucionando o mercado via blockchain. Daí a série de palestras com alguns dos principais artistas de NFT e especialistas da comunidade como parte da programação.

Ao redor da Art Basel, eventos paralelos disputam a atenção dos aficionados por artes de todos os gêneros, incluindo instalações à beira mar, pop-ups e até hotéis transformados em galerias.

Para curtir a temporada com segurança, os visitantes precisam seguir alguns protocolos: usar máscara nas dependências dos eventos, apresentar comprovante de vacinação ou teste negativo para Covid-19 e, claro, estar disposto a competir por ingressos limitados. Isso significa que as disputadas áreas VIPs estão ainda mais concorridas este ano. 

De todo jeito, o que não faltam são opções para aproveitar a borbulhante cena artística da Miami Art Week. Para saber onde ir e o que ver, siga o roteiro que a L’Officiel Brasil preparou para os olhos mais apurados.

UNTITLED ART MIAMI BEACH - De 29 de novembro a 04 de dezembro

Miami Art Week
Untitled Miami 2021

https://untitledartfairs.com/

O evento chega à 10a edição destacando artistas emergentes, coletivos e organizações sem fins lucrativos. Este ano, a mostra reúne 145 galerias internacionais, com a presença da brasileira Portas Vilaseca Galeria, representando quatro artistas do Brasil, entre eles Zé Carlos Garcia com a obra “Luto Tropical”.



ART MIAMI - De 30 de novembro a 5 de dezembro

Miami Art Week
Art Miami 2021

https://www.artmiami.com/
Feira de arte pioneira na cidade, a Art Miami comemora sua 31a edição apresentando 140 galerias renomadas de 20 países. Entre os mais de 600 artistas em exposição, é possível ver obras originais de grandes nomes como Pablo Picasso, Jean Dubuffet, Yayoi Kusama, Jeff Koons, Andy Warhol, Keith Haring, e muitos outros.

SCOPE MIAMI - De 30 de novembro a 5 de dezembro

Miami Art Week
Scope Miami 2021

https://scope-art.com/

Com edições também em Nova York e na Suíça, a 20ª feira anual Scope é focada em novos artistas e mídias emergentes. Um conjunto de instalações experimentais, além de painéis de debate e espectáculos musicais fazem parte da programação do evento que acontece em um pavilhão à beira mar, em South Beach. Quando o sol se põe, o Scope se transforma em uma festa com DJs internacionais. 

DESIGN MIAMI - De 01 a 05 de dezembro

Miami Art Week
Ma Yansong (Foto: Ken Ngan)

https://shop.designmiami.com/
Em sua 17a edição, o Design Miami retorna ao histórico Pride Park com o tema “Human Kind”, investigando o passado e projetando o futuro do design na história da humanidade. São 20 galerias reunidas para celebrar a arte baseada em utilidades, incluindo uma instalação assinada por Rick Owens, conhecido por seu trabalho como estilista de moda.

FAENA ART - De 30 de novembro a 05 de dezembro

Miami Art Week
Faena Art 2021

https://miamiartweek.faenaart.org/

Como parte da Miami Art Week, o hotel Faena exibe o trabalho da artista argentina Pilar Zeta, cujo design gráfico virou capa de álbuns para Coldplay e Katy Perry. A instalação estará em exposição na praia privada do hotel, enquanto outra obra de Zeta ganha espaço na catedral do Faena. A artista apresenta ainda uma versão digital de seu trabalho para o metaverso, apontando para o futuro dos NFTs.

ART BASEL - De 02 a 04 de dezembro

Miami Art Week
Art Basel 2021

https://artbasel.com/
Apresentada em sete pavilhões, uma seção da Art Basel chama a atenção por sua grandiosidade. Com curadoria da mexicana Magalí Arriola, o pavilhão Meridians  apresenta obras monumentais, que ultrapassam os limites de layout de feiras tradicionais. Entre os destaques está o trabalho do brasileiro Maxwell Alexandre, “Pardo é Papel”, representado pela galeria A Gentil Carioca. O Brasil conta com 13 galerias de arte no evento, entre elas a Galeria Millan com uma seleção de obras de Lygia Pape, Lygia Clark e Mira Schendel, alguns dos nomes mais importantes do Neoconcretismo no país.

Baseada em Miami, Tatiana Cesso é jornalista e fundadora da A-Cesso, agência de comunicação intercultural entre Brasil e Estados Unidos.

Tags

Posts recomendados