Lugar de morada: conheça o arquiteto criativo David Bastos
Foi só David Bastos instalar seu escritório, o DB Arquitetos | Arquitetura, no Trapiche, em 1995, para o cais começar a atrair outros empreendimentos, como o badalado restaurante Trapiche Adelaide, a recuperação do antigo armazém e a abertura do último andar do galpão Bahia Design Center.
Hoje, sua fama atravessa as fronteiras baianas. Desde criança, ele se interessava em saber como as pessoas moravam. Ainda estudante, viveu experiências em órgãos públicos, em áreas de habitação popular e planejamento urbano, o que foi fundamental para construir sua visão de aproveitamento dos espaços. “Acredito que eles existem para ser usados e não para apenas ser mostrados para as visitas”, diz o arquiteto, que tem o conforto, a informalidade e o respeito às características do ambiente como máximas.
Equilibrando o novo e o antigo, em um mix de móveis ou ambientes de estilos contemporâneos e clássicos, e apostando no efeito de alguns materiais como pedras, madeiras e tecidos, ele é autor de mais de mil trabalhos residenciais e corporativos e tem escritórios em Salvador (BA) e São Paulo (SP), onde conta com uma equipe de profissionais jovens e experientes que imprimem inovação em um estilo único de arquitetura, fluido e livre.
Bastos tem como maior característica suas belas casas de praia, soltas e espalhadas pelos terrenos. O arquiteto conecta os cômodos com passarelas com ou sem cobertura. O uso de madeira cumaru e eucalipto e mármores transforma seus projetos e os deixam atemporais. Com a combinação de cimento queimado, pedras e palha, eles carregam uma identidade muito característica e já se espalham pela costa da África, Suíça, Portugal, Estados Unidos e Peru.