Cultura

Mulheres inspiradoras que moldaram o feminismo

De Simone de Beauvoir a Beyoncé: conheça a história de cada uma delas!

Oprah Winfrey
Oprah Winfrey

Elas fizeram história lutando pelos nossos direitos. Ao redor do mundo poderosas mulheres estiveram à frente do movimento feminista, sendo porta vozes e grandes guerreiras da causa. Confira:

The Suffragettes

Em 1920 aconteceu o primeiro grande passo para o movimento feminista, quando as Suffragettes lutaram pelo direito ao voto. Hoje, temos que agradecer a essas mulheres pelo direito de escolhermos os representantes de nosso país!

The Suffragettes
(Foto: Getty Images)

Simone de Beauvoir

Um dos nomes mais famosos do feminismo! Simone de Beauvoir foi uma ativista política, escritora e teórica social. Em sua obra O Segundo Sexo, lançada em 1949, a autora analisa a situação da mulher, criticando o patriarcado e abrindo espaço para o movimento. 

Simone de Beauvoir
(Foto: Getty Images)

Marlene Dietrich

Muito a frente de seu tempo! Marlene Dietrich usava calças e ternos em uma época em que esta vestimenta era um verdadeiro tabu. A atriz quase foi presa pelo uso de calças em ambiente público, na década de 30. Sem dúvidas, ela influenciou gerações e abriu caminhos para que pudéssemos usar o que desejássemos, sem o medo de ser um visual masculino ou feminino.

Marlene Dietrich
(Foto: Getty Images)

Angela Davis

Uma grande líder do movimento Black Power! Ela esteve a frente de lutas por direitos civis e, ainda que sua posição radical tenha sido bastante controversa, não há como negar que ela se dedicou a batalhar pelos direitos das mulheres. Em 2017, quando ela já tinha 73 anos, ela foi co-presidente honorária da Marcha das Mulheres em Washington.

Maya Angelou

Com uma carreira impressionante que conta com livros, autobiografias, trabalhos para a televisão, peças de teatro e filmes, a escritora e poetisa americana usou suas poderosas obras como uma fonte de inspiração e força para mulheres e afro-americanos que passavam por diversos tipos de discriminação. Ela foi ganhadora de 5 Grammys e da Medalha Presidencial da Liberdade por seu trabalho.

Maya Angelou
(Foto: Getty Images)

Yoko Ono

Yoko é uma artista realmente multifacetada, cantora, compositora, cineasta e artista plástica, muitos lembram de seus protestos ao lado de John Lennon, entretanto, é impossível esquecer seu ensaio “A feminização da sociedade” que marcou a revolução feminista na década de 70.

Yoko Ono
(Foto: Getty Images)

Oprah Winfrey

Uma grande inspiração para mulheres do mundo inteiro! A apresentadora e empresária Oprah Winfrey criou a Academia de Liderança Oprah Winfrey para Meninas e a Rede Oprah Winfrey, ajudando mulheres a crescer e prosperar. Em 2013 ela ganhou a Medalha Presidencial da Liberdade.

Oprah Winfrey
(Foto: Getty Images)

Diane Von Furstenberg

A designer belga criou uma poderosa marca levantando a bandeira do feminismo. Diane busca mostrar orgulho e empoderar mulheres e, junto a isso, criou o DVF Awards que busca “para reconhecer e apoiar mulheres extraordinárias que se dedicam a transformar a vida de outras mulheres; mulheres que tiveram a coragem de lutar, o poder de sobreviver e a liderança para inspirar” de acordo com o site da empresa.

Diane Von Furstenberg
(Foto: Getty Images)

Madonna

Com letras, apresentações e clipes empoderados, Madonna foi um verdadeiro exemplo para mulheres do mundo inteiro. Junto a isso, a cantora tem sido uma porta voz da ideia de sexismo e envelhecimento, falando publicamente sobre como a indústria a colocou de lado depois que ela atingiu uma certa idade.

Malala Yousafzai

A ativista Malala, de apenas 22 anos, é uma verdadeira guerreira! A jovem paquistanesa é uma porta voz do movimento pelo direito à educação feminina em países em que isso ainda é um grande tabu. Ela é a pessoa mais nova a já ter recebido um prêmio Nobel. Sem dúvidas, uma jovem cheia de força e garra.

Malala Yousafzai
(Foto: Getty Images)

Angelina Jolie

Jolie é conhecida pelos seus trabalhos humanitários que, sem dúvidas, são notáveis. Entretanto, Angelina se tornou também uma grande figura feminista quando compartilhou com o mundo a sua história com a mastectomia e conscientizou milhares de mulheres sobre o câncer de mama.

Angelina Jolie
(Foto: Getty Images)

Chimamanda Ngozi Adichie

A escritora nigeriana se tornou uma grande inspiração para as mulheres. Suas diversas obras trazem uma verdadeira conscientização sobre feminismo, e sendo uma grande representação da cultura africana. Sua palestra TED 2009 é uma das mais vistas de todos os tempos, segundo o site da autora. 

Chimamanda Ngozi Adichie
(Foto: Getty Images)

Beyoncé

Beyoncé, que durante muito tempo ficou calada quanto ao assunto feminismo, mergulhou nesse tema em suas últimas obras, influenciando mulheres do mundo inteiro. Em sua música Flawless ela usa uma parte da palestra We Should All Be Feminists de Chimamanda Ngozi Adichie, e no álbum Lemonade ela faz uma grande homenagem à mulher negra.

Beyoncé
(Foto: Getty Images)

Emma Watson

Uma grande porta voz do movimento, Watson tem um trabalho com a ONU que mostra que ainda que o feminismo seja para mulheres, homens também devem abraçar a causa e, desde então, ela possui seu próprio clube do livro #HeforShe.

Emma Watson
(Foto: Getty Images)

Michelle Obama

Desde que Barack Obama foi eleito o presidente dos Estados Unidos, em 2009, Michelle mergulhou nas causas feministas e usou todo o seu poder para isso. Ela foi a primeira primeira-dama negra no país e a primeira a frequentar uma universidade Ivy League, estudando em Princeton. Entretanto, ainda hoje ela continua atuando na causa, com a Girls Opportunity Alliance.

 

Michelle Obama
(Foto: Getty Images)

Amal Clooney

Sendo uma das maiores advogadas de direitos humanos no mundo, Amal Clooney já lutou por causas poderosas, ela já foi nomeada pela ONU para diversas comissões e, junto a seu marido George ela fundou a Clooney Foundation for Justice uma organização que “defende a justiça através da responsabilização por violações dos direitos humanos em todo o mundo” de acordo com o seu site.

Amal Clooney
(Foto: Getty Images)

Alexandria Ocasio-Cortez

Conhecida como AOC, a representante dos Estados Unidos ganhou destaque em 2018, ao ganhar as eleições de meio mandato. De lá para cá Alexandria ajudou a criar uma nova geração de eleitores e democratas. 

Alexandria Ocasio-Cortez
(Foto: Getty Images)

Tags

Posts recomendados