Cultura

Decoração sensorial: a tendência que vai aguçar os sentidos

Para além da visão, o ambiente sensorial é uma festa dos sentidos e isso tem tudo a ver com decoração. Confira! 

interior design indoors flooring room furniture lobby wood living room housing floor
Foto: Reprodução/Instagram @bcarquitetos

Chegar em casa e passar o pé em um tapete felpudo ou sentir o cheirinho gostoso dos lençóis recém lavados é como um abraço no coração. O lar da gente estimula nossos sentidos e, na maioria das vezes, traz o conforto e o acolhimento que o dia a dia nos tira. Pensando nisso, foi idealizada a decoração sensorial, uma tendência de design de interiores que deseja aguçar os sentidos de moradores e visitantes, por meio da decoração.

Foto: Reprodução/Instagram @studiolw.rj

Festa dos sentidos

Então é isso? Uma decoração que, além de bonita, estimula os cinco sentidos: visão, tato, olfato, audição e paladar? Exatamente. Com a decoração sensorial, ninguém entra ou sai de casa sem ser arrebatado por alguns estímulos sensoriais. Para além da visão, o ambiente sensorial é uma festa dos sentidos, que podem influenciar nosso humor completamente, já que as sensações se refletem em nosso estado de espírito.

Foto: Reprodução/Instagram @casacor_oficial
Foto: Reprodução/Instagram @casacor_oficial

Tato

Alguns elementos da decoração podem nos acalmar rapidinho, é o caso das texturas de almofadas, tapetes, mantas de sofá e até alguns revestimentos. Acordar e colocar o pé em um piso de madeira é com certeza mais satisfatório do que se deparar com um chão frio.

Foto: Reprodução/Instagram @avantitapetes

Paredes de tijolinhos, pedrinhas ou materiais rugosos também contribuem para a decoração sensorial. Além de terrários e aqueles jardins zen, que, além de decorar, ajudam a desestressar.

Foto: Reprodução/Instagram @casacombr

Olfato

O olfato é o sentido protagonista quando falamos em memória afetiva. Isso porque ele faz uma ponte direta entre o cheiro e um sentimento. Na decoração sensorial, o olfato entra em cena por meio dos difusores, aromatizadores de ambiente e velas perfumadas, que perfumam o ambiente com aromas delicados e marcantes. As plantas também cumprem seu papel, principalmente na primavera, quando estão mais cheirosas. Ter em casa vasinhos com alecrim, hortelã, manjericão e lavanda é um convite para a festa do olfato. As plantas agradam também os olhos, já que o verde delas nos remete a acolhimento e tranquilidade.



Foto: Reprodução/Instagram @thehomebird_at83

Visão

Falar do sentido da visão na decoração pode parecer chover no molhado para muita gente, mas não é não. Embora seja o sentido mais provocado na decoração em geral, na decoração sensorial, a visão é aguçada por meio de cores e formatos inusitados.

Paredes coloridas são boas pedidas para destacar o ambiente, com diversas texturas, formas geométricas ou imagens de paisagem. Já pensou entrar em um cômodo da casa e se deparar com uma grande cachoeira adesivada na parede? O sentimento de paz e tranquilidade vai surgir no coração no mesmo segundo. Para isso, papéis e adesivos de parede são excelentes, pois a aplicação é simples e não faz muita sujeira.  

Foto: Reprodução/Instagram @casacombr

Os móveis coloridos também têm seu lugar, sem falar nos objetos que aguçam a visão com o trem das cores. Para isso, vale tudo, tanto almofadas como mantas, enfeites, tapetes e  flores, que trazem vida aos cômodos, harmonizados com cores neutras. 

Foto: Reprodução/Instagram @casacor_oficial

Audição

O som da chuva acalma até os corações mais agitados, mas a maior parte dos estímulos auditivos que somos expostos durante o dia não são nem um pouco relaxantes. Nos colocam em estado de alerta e nos deixam à flor da pele. Os ruídos da rua, como moto, carro e buzina, já são desagradáveis, e ainda tem também gritaria dos pequenos, latidos de cachorro e carros de som, que estressam qualquer ouvidinho sensível.

Em casas urbanas, a decoração sensorial é muito importante, principalmente para acalmar um pouco a nossa audição. Afinal, o nosso lar é onde o coração descansa. Por isso, uma fonte de água tem seu papel fundamental nesta tendência de decoração, ou também um mensageiro dos ventos de bambu, que tem um som bem gostoso e relaxante. Assim, quando o vento adentrar a casa, terá sua presença anunciada de uma forma muito gostosa. 

Foto: Reprodução/Instagram @casa_selvatica

A musiquinha ambiente não pode faltar, pois é um  passaporte direto para a felicidade e eleva a vibração do ambiente. Um aquário pode ser um item-chave na decoração sensorial, que atinge visão e audição de uma só vez. Quem não gosta de ouvir o farfalhar das folhas de uma árvore em um dia fresco? É por isso que as plantas são curingas, pois aguçam a visão, o olfato e também a audição.

Paladar

Quem não sabe como uma decoração pode aguçar o paladar nunca babou só de ver um bolo em cima da mesa, ou um doce dentro da compoteira, na casa da vó. Para a cozinha, uma boa ideia para aguçar o paladar é o uso de cores quentes, que nos dão vontade de comer. Essas cores podem ser usadas de forma pontual, com o uso de vermelho ou laranja em uma parede, móveis, eletros, cadeiras, louças ou toalhas.

Foto: Reprodução/Instagram @casaejardim

Uma fruteira recheada de frutas maduras e apetitosas, colocada sob a bancada da cozinha ou na mesa de jantar, vai trazer um conforto visual e também vai agradar ao paladar. É aquela história de comer com os olhos, por isso também vale bombons em lindas caixas de vidro ou compoteiras.

Mas não só de comer vive o paladar. Não é à toa que as pessoas decoram suas casas com adegas e bares. Para quem não quer investir em uma adega, a dica é montar um cantinho das bebidinhas, que inclua um kit de vinhos, outras bebidas, ervas aromáticas, lindas taças e copos. Para os amantes de café, a dica é o cantinho do café, que dá água na boca só de olhar, com xicrinhas, máquina de café e o grão mais cheiroso e saboroso do Brasil.

Outra dica esperta é apostar em plantinhas frutíferas ou ervas para compor um ambiente e aguçar o paladar. Já viu um pé de miniamora? Além de lindos, produzem uma das frutinhas mais deliciosas que existem. Um pé de manjericão ou hortelã estimula a produção de uma receita gostosa, como pesto. Enquanto um pequeno tomateiro irá produzir tomates-cereja, que vão brilhar nas saladas. 

Tags

Posts recomendados