Leitoras Vorazes: famosas revelam seus livros favoritos na web
Dua Lipa, Kaia Gerber, Emma Watson e Kendall Jenner compartilham seus títulos favoritos nas redes sociais e atraem fãs para seus clubes de leitura
Elas chamam a atenção por onde passam. Dos tapetes vermelhos às semanas de moda, todos querem saber quem assinou o look perfeito que fez os holofotes dispararem. Para além das noites de gala, Dua Lipa, Kaia Gerber, Emma Watson e Kendall Jenner gostam de compartilhar suas leituras como um hobby que dividem com fãs e milhares de seguidores nas redes sociais.
Fazendo um post em seus perfis no Instagram ou liderando clubes de leitura, as famosas são leitoras vorazes e se deixam levar pelas páginas dos livros. Pensando nisso, selecionamos alguns títulos que já foram compartilhados e indicados pelas celebridades. Confira!
Dua Lipa
A cantora britânica é a fundadora da Service95, plataforma digital na qual seus fãs e seguidores podem se inscrever para discutir livros, comentar artigos e falar sobre entrevistas. Segundo o portal Hola! Magazine, no último Verão, que coincidiu com as férias da cantora pop em Ibiza, ela admitiu que havia um livro em espanhol que a cativou desde a primeira página.
O Mau Hábito, de Alana S. Portero
O livro de estreia do autor se tornou um fenômeno literário internacional. O enredo narra a vida de uma menina presa em um corpo que não sabe habitar. “É um livro importante, que nos lembra da realidade muitas vezes dolorosa e traiçoeira de crescer [como] trans”, disse Dua Lipa, que entrevistou a escritora para a sua plataforma de leitura.
Pares e Probabilidades, de Malorie Blackman
Uma das últimas recomendações da cantora é um romance distópico inspirado em Romeu e Julieta. A obra retrata a relação entre Sephy, que pertence à elite de pele escura, e Callum, de pele clara e de classe humilde. Mesmo que sejam amigos e saibam que o relacionamento não tem futuro, eles viverão uma história de amor.
Kaia Gerber
“Em 2020, em plena pandemia, iniciamos um clube do livro. Focamos em histórias que nos interessavam, não apenas em livros populares. Agora, quatro anos e muitos pedidos depois, estamos expandindo-o para um centro literário”. Com essas palavras, a filha de Cindy Crawford explicou o lançamento da Library Science, plataforma criada em parceria com sua amiga, a editora Alyssa Reeder, na qual podem compartilham livros, apresentar novos autores e organizar talks com artistas e escritores.
Pessoas normais, de Sally Rooney
Este um dos primeiros títulos que a modelo recomendou em seu clube do livro. A história envolve a trajetória de Marianne, uma garota solitária, e Connell, seu colega de escola e um dos garotos mais populares do colégio. Em uma tarde, os dois se conhecem e iniciam uma relação de altos e baixos. O livro foi adaptado para a televisão com uma série estrelada por Daisy Edgar-Jones e Paul Mescal.
Lágrimas no H. Mart, de Michelle Zinner
Marcando a estreia literária da escritora Michelle Zauner, o livro narra sua própria vida e como se reconecta às suas raízes coreanas. Aborda a perda da mãe, falecida em decorrência de um câncer, e a relação complexa que teve com ela.
Emma Watson
Há tempos que a atriz admitiu que compartilha alguns traços da personalidade de Hermione, personagem da saga Harry Potter e que interpretou por muito anos. Sem dúvida, um deles é a paixão pelos livros. Watson até se afastou da carreira no cinema para estudar Literatura Inglesa na universidade. Em 2016, ela decidiu criar seu próprio clube do livro feminista e que, hoje, conta com mais de 300 mil membros. Mensalmente, o Our Shared Shelf seleciona um título de ficção ou ensaio escritos por mulheres.
Quando as mulhreres eram dragoas, de Kelly Barnhill
Um dos títulos mais aclamados pelos leitores do clube do livro da atriz é um romance fantástico e alegórico. Alex levava uma vida normal até descobrir uma notícia que chocou os Estados Unidos: mais de 600 mil mulheres de todo o país foram transformadas em dragões em 1955. Na época, o governo decidiu negar e proibir qualquer vazamento da informação, mas o protagonista vai querer saber mais, já que sua própria família esteve envolvida.
Pachinko, de Min Jin Lee
Publicado em 2018 e adaptado para o streming da Apple TV+, a obra é uma história de família contada no início da invasão japonesa da Coreia, em 1911. O enredo acompanha a vida de Sunja, uma jovem que engravida de um homem casado e rico. Com a perspectiva de arruinar sua vida, um padre cristão se oferece para se casar com ela. Uma história de gerações chegou à lista dos mais vendidos do New York Times .
Kendall Jenner
Segundo a modelo, a leitura é uma das atividades que a auxilia no tratamento da ansiedade. Mesmo que não tenha seu próprio clube do livro, ela recomenda frequentemente alguns títulos preferidos nas redes sociais.
O ano do pensamento mágico, de Joan Didion
As memórias da jornalista e escritora Joan Didion fazem parte da obra que venceu o National Book Award em 2005. A autora narra suas experiências com as doenças que ameaçaram a vida de sua filha e a morte de seu marido, o também escritor, John Gregory Dunne.
Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa
Uma obra-prima da Literatura Portuguesa que trata do diário íntimo de um assistente de contabilista em Lisboa durante a década de 1930. A sensibilidade do texto consegue captar os seus sonhos e reflexões filosóficas e literárias. Inédito até 1982, mesmo ano da morte do autor, o livro não possui enredo ou uma ação contínua específica. Em uma mistura de ensaio, poesia e prosa, figura entre os títulos canônicos da literatura universal.