Cultura

Leitoras Vorazes: famosas revelam seus livros favoritos na web

Dua Lipa, Kaia Gerber, Emma Watson e Kendall Jenner compartilham seus títulos favoritos nas redes sociais e atraem fãs para seus clubes de leitura

Dua Lipa, Kaia Gerber, Emma Watson e Kendall Jenner
Dua Lipa, Kaia Gerber, Emma Watson e Kendall Jenner

Elas chamam a atenção por onde passam. Dos tapetes vermelhos às semanas de moda, todos querem saber quem assinou o look perfeito que fez os holofotes dispararem. Para além das noites de gala, Dua Lipa, Kaia Gerber, Emma Watson e Kendall Jenner gostam de compartilhar suas leituras como um hobby que dividem com fãs e milhares de seguidores nas redes sociais.

Fazendo um post em seus perfis no Instagram ou liderando clubes de leitura, as famosas são leitoras vorazes e se deixam levar pelas páginas dos livros. Pensando nisso, selecionamos alguns títulos que já foram compartilhados e indicados pelas celebridades. Confira!

Dua Lipa

Dua Lipa
Dua Lipa | Getty Images

A cantora britânica é a fundadora da Service95, plataforma digital na qual seus fãs e seguidores podem se inscrever para discutir livros, comentar artigos e falar sobre entrevistas. Segundo o portal Hola! Magazine, no último Verão, que coincidiu com as férias da cantora pop em Ibiza, ela admitiu que havia um livro em espanhol que a cativou desde a primeira página.

O Mau Hábito, de Alana S. Portero

O mau hábito, de Alana S. Portero

O livro de estreia do autor se tornou um fenômeno literário internacional. O enredo narra a vida de uma menina presa em um corpo que não sabe habitar. “É um livro importante, que nos lembra da realidade muitas vezes dolorosa e traiçoeira de crescer [como] trans”, disse Dua Lipa, que entrevistou a escritora para a sua plataforma de leitura.

Pares e Probabilidades, de Malorie Blackman

Pares e Probabilidades, de Malorie Blackman

Uma das últimas recomendações da cantora é um romance distópico inspirado em Romeu e Julieta. A obra retrata a relação entre Sephy, que pertence à elite de pele escura, e Callum, de pele clara e de classe humilde. Mesmo que sejam amigos e saibam que o relacionamento não tem futuro, eles viverão uma história de amor.

Kaia Gerber

Kaia Gerber
Kaia Gerber | Getty Images

“Em 2020, em plena pandemia, iniciamos um clube do livro. Focamos em histórias que nos interessavam, não apenas em livros populares. Agora, quatro anos e muitos pedidos depois, estamos expandindo-o para um centro literário”. Com essas palavras, a filha de Cindy Crawford explicou o lançamento da Library Science, plataforma criada em parceria com sua amiga, a editora Alyssa Reeder, na qual podem compartilham livros, apresentar novos autores e organizar talks com artistas e escritores.

Pessoas normais, de Sally Rooney

Pessoas normais, de Sally Rooney

Este um dos primeiros títulos que a modelo recomendou em seu clube do livro. A história envolve a trajetória de Marianne, uma garota solitária, e Connell, seu colega de escola e um dos garotos mais populares do colégio. Em uma tarde, os dois se conhecem e iniciam uma relação de altos e baixos. O livro foi adaptado para a televisão com uma série estrelada por Daisy Edgar-Jones e Paul Mescal.

Lágrimas no H. Mart, de Michelle Zinner

Lágrimas no H. Mart, de Michelle Zinner

Marcando a estreia literária da escritora Michelle Zauner, o livro narra sua própria vida e como se reconecta às suas raízes coreanas. Aborda a perda da mãe, falecida em decorrência de um câncer, e a relação complexa que teve com ela.

Emma Watson

Emma Watson
Emma Watson | Getty Images

Há tempos que a atriz admitiu que compartilha alguns traços da personalidade de Hermione, personagem da saga Harry Potter e que interpretou por muito anos. Sem dúvida, um deles é a paixão pelos livros. Watson até se afastou da carreira no cinema para estudar Literatura Inglesa na universidade. Em 2016, ela decidiu criar seu próprio clube do livro feminista e que, hoje, conta com mais de 300 mil membros. Mensalmente, o Our Shared Shelf seleciona um título de ficção ou ensaio escritos por mulheres.

Quando as mulhreres eram dragoas, de Kelly Barnhill

Quando as mulheres eram dragoas, de Kelly Barnhill | Reprodução/ Amazon

Um dos títulos mais aclamados pelos leitores do clube do livro da atriz é um romance fantástico e alegórico. Alex levava uma vida normal até descobrir uma notícia que chocou os Estados Unidos: mais de 600 mil mulheres de todo o país foram transformadas em dragões em 1955. Na época, o governo decidiu negar e proibir qualquer vazamento da informação, mas o protagonista vai querer saber mais, já que sua própria família esteve envolvida.

Pachinko, de Min Jin Lee

Pachinko, de Min Jin Lee

Publicado em 2018 e adaptado para o streming da Apple TV+, a obra é uma história de família contada no início da invasão japonesa da Coreia, em 1911. O enredo acompanha a vida de Sunja, uma jovem que engravida de um homem casado e rico. Com a perspectiva de arruinar sua vida, um padre cristão se oferece para se casar com ela. Uma história de gerações chegou à lista dos mais vendidos do New York Times .

Kendall Jenner

Kendall Jenner
Kendall Jenner | Getty Images

Segundo a modelo, a leitura é uma das atividades que a auxilia no tratamento da ansiedade. Mesmo que não tenha seu próprio clube do livro, ela recomenda frequentemente alguns títulos preferidos nas redes sociais.

O ano do pensamento mágico, de Joan Didion

O ano do pensamento mágico, de Joan Didion

As memórias da jornalista e escritora Joan Didion fazem parte da obra que venceu o National Book Award  em 2005. A autora narra suas experiências com as doenças que ameaçaram a vida de sua filha e a morte de seu marido, o também escritor, John Gregory Dunne.

Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa

Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa

Uma obra-prima da Literatura Portuguesa que trata do diário íntimo de um assistente de contabilista em Lisboa durante a década de 1930. A sensibilidade do texto consegue captar os seus sonhos e reflexões filosóficas e literárias. Inédito até 1982, mesmo ano da morte do autor, o livro não possui enredo ou uma ação contínua específica. Em uma mistura de ensaio, poesia e prosa, figura entre os títulos canônicos da literatura universal.

Tags

Posts recomendados