Príncipe Dimitri revela a história real por trás das suas joias
A encantadora presença do Príncipe Dimitri da Iugoslávia, com suas sempre interessantíssimas histórias, cheias de um senso de humor elegante e incontáveis referências das grandes casas reais europeias, é um verdadeiro bálsamo. Dotado de bagagem cultural e estética única, Dimitri cresceu cercado pelas mais belas coleções de joias reais do mundo. “Desde que eu nasci, vivi cercado pelas mais extraordinárias joias”, afirma Dimitri. Em suas memórias de infância estão conversas, palácios e viagens na companhia algumas dos mais importantes reis e rainhas, príncipes e princesas europeias, muitos deles sua família direta, já que o Príncipe tem sangue mais real que a própria Rainha da Inglaterra.
Sua grande paixão por joias começou muito cedo, influenciado pela extravagância cultural que cercava sua vida. Dimitri se mudou para Nova Iorque ainda muito jovem, onde por muitos anos foi Vice Presidente Sênior de Joalheria na casa de leilões Sotheby’s, e mais tarde comandou o departamento de joalheria da Phillips de Pury & Luxembourg. Dimitri começou a desenhar joias quase que por acaso quando, há mais de trinta anos, ajudou um amigo a remontar uma joia antiga e percebeu seu talento. Desde então, viu sua paixão virar sua arte, e além de sua linha de joias usando materiais raros e símbolos ligados a diversas casas reais, também trabalhou como designer para grandes nomes como Ashprey e mais recentemente Swarovsky.
Em seu livro 'Once upon a diamond' que será oficialmente lançado em Dezembro, conta memórias privadas das casas reais Dinamarquesa, Grega, Italiana, Belga, Espanhola Iugoslava e Russa. Com fotos inéditas e grandes insights na vida em família dessas importantes famílias, Dimitri apresenta nuances extraordinárias de quem teve o privilégio de crescer com laços de sangue com grande parte das casas reais europeias, inclusive com a Portuguesa, já que é tataraneto da infanta Maria José de Portugal. Em muitos momentos relata passagens pessoais com o olhar carinhoso de filho, neto ou sobrinho de algumas das mais icônicas figuras da realeza. As criações de Dimitri refletem profundamente todo esse olhar, também com forte influência de suas viagens exóticas pelo mundo, e no livro são mostradas em contraponto com o eclético olhar príncipe.
O livro nos traz também a oportunidade de perceber não apenas o especialíssimo olhar de Dimitri, mas também sentir fortemente a encantadora personalidade desse príncipe dos tempos modernos. Além ser um artista e uma pessoa absolutamente encantadora, adorado por seus amigos, exímio cozinheiro, Dimitri é muito espiritualizado, pratica orações e meditações diárias, e deixa sorrisos por onde passa com sua presença sempre muito carismática. O Príncipe da Iugoslávia, que tem um carinho muito especial pelo Brasil e foi amigo intimo da icônica Carmen Mairinque Veiga, deverá fazer o lançamento de seu livro aqui assim as fronteiras mundiais reabrirem.