Decoração mediterrânea: inspire-se na região litorânea!
O estilo da decoração mediterrãnea transmite a elegância, o frescor e a tranquilidade que os cenários paradisíacos nos remetem
A casa é um refúgio de dias turbulentos, um porto seguro que reúne coisas e pessoas que são importantes e relevantes na nossa vida, por isso chamamos de lar. Em tempos difíceis, como passamos recentemente com a pandemia de Covid-19, pudemos nos dar conta de como é importante uma casa harmoniosa para acalmarmos nossas emoções. A vontade que dá é “ver na vida algum motivo para sonhar, ter um sonho todo azul, azul da cor do mar”. A tendência da vez é a decoração mediterrânea, que tem como ponto forte o uso de cores e texturas que remetem ao mar mediterrâneo.
Com predominância dos tons de azul e verde, uso de materiais naturais, como palha, madeira, vime e pedra, a decoração mediterrânea traz um verdadeiro estado de graça para o ambiente, que acalma e imprime personalidade em cada detalhe. Inspirado em casas de regiões litorâneas da Grécia, Turquia, Espanha, Itália e norte da África, o estilo transmite elegância, frescor e tranquilidade que estes cenários paradisíacos nos inspiram.
Amplidão
A decoração mediterrânea é um carinho para os olhos, tem o objetivo de criar uma conexão entre o espaço interno e o externo, para trazer o aconchego e o acolhimento de uma casa de praia, com a visão de “um barquinho a deslizar, no macio azul do mar”. Por isso, há a predominância do branco, na companhia de azul e verde, além de cores relacionadas à vida natural, como o marrom clarinho.
O conceito de amplidão do horizonte se faz presente também na disposição dos móveis, no uso de espaços integrados, nas grandes aberturas de portas e janelas, terraços amplos e ventilados, cortinas leves, com muito uso de transparência e vidros, que compõem uma decoração clean e refrescante. As paredes são pensadas em tons discretos, com acabamento em gesso e pedra, e pisos em tons amadeirados.
Uma decoração solar
As paredes brancas contribuem para realçar a luminosidade do sol e deixar o ambiente mais iluminado, a amplidão das portas e janelas favorece a circulação da ventilação e garante a claridade dos cômodos. O branco, harmonizado com tons de azul, incluindo o azul-escuro, nos remete à delicadeza das casas gregas, que ficam à beira-mar, em uma união de personalidade e singeleza.
Também é possível fazer o uso de espelhos na decoração, que favorecem ainda mais a luminosidade dos ambientes, além de criar o efeito de amplitude, fator tão importante dentro desse estilo de decoração.
Detalhes que fazem a diferença
Na decoração mediterrânea, os detalhes ganham protagonismo, pois são pensados de forma pontual, para criar a atmosfera praieira e clean que o estilo remete. Por isso, azulejos hidráulicos dão aquele charme na cozinha, e prateleiras em tons amadeirados fazem um excelente contraponto com o branco predominante do estilo. As flores naturais também têm papel fundamental nessa décor, utilizadas de forma pontual, para lembrar a elegância da natureza. Dessa forma, todos os cômodos da casa conseguem absorver a personalidade desse estilo.
Como a tendência tem muita influência de elementos da cultura árabe, dos países africanos Marrocos, Argélia e Tunísia, e dos asiáticos Líbano, Síria e Turquia, as estampas e texturas típicas destas regiões são muito presentes em detalhes, que se destacam harmonizados com a base predominante branca e azul.
Zonas temáticas
Em alguns pontos da casa, é possível criar um efeito marcante, um pouco mais colorido, que destaque o mote da decoração, com zonas temáticas. Almofadas coloridas no sofá, por exemplo, que misturam texturas, estampas e listras, em vários tons de azul, criam um efeito marcante, sem atrapalhar o resultado clean da decoração. Itens em palha, cestas e móveis em madeira clara, como cadeiras, poltrona e escrivaninha, também trazem o toque mediterrâneo para o ambiente.
Outra aposta para criar esse efeito visual marcante, de forma pontual, é a mistura de porcelanas em tons de azul e verde, em composição com itens brancos na mesa, ou toalhas em tons de azul e verde no banheiro. Porcelanas portuguesas combinam muito com a decoração contemporânea, e podem ser usadas de forma comedida, harmonizadas com peças brancas. O uso de plantas de forma específica também caracteriza o estilo, que traz calma na alma, desde o primeiro impacto.