O mês de outubro é especialmente destinado para conscientização do câncer de mama. Uma doença que afeta 1 em cada 8 mulheres, merece atenção, principalmente para as mulheres, que podem evitá-lo se descoberto no início.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do total de brasileiras com câncer atualmente, 25% têm o de mama. A doença não escolhe a pessoa.
Nossa singela homenagem as guerreiras que já enfrentaram a doença.
Em 2002, o país inteiro torceu junto com a atriz, que revelou estar passando por um tipo raro de câncer de mama, chamado doença de Paget. Os sintomas iniciais eram de uma simples dermatite no mamilo. A atriz precisou ser operada e também fez quimioterapia.
Após 10 anos curada, Kylie Minogue comemora sua vitória, mas revela ter passado por fortes momentos em 2005 quando descobriu o câncer de mama, que por conta da quimioterapia, levou a queda do cabelo.
A super atriz de Hollywood foi diagnosticada em 2012 e precisou retirar as duas mamas completas (mastectomia). Hoje ela esta curada!
Os brasileiros também torceram pela cura da atriz, que foi diagnosticada em 2007. Joana ficou afastada da TV por cinco anos quando descobriu que tinha dois tumores em um seio e três no outro. Hoje ela esta curada!
O caso de Jane foi descoberto logo de início, o que a livrou das sessões de quimioterapia. A atriz descobriu a doença em um exame de rotina em 2010 e precisou ser operada.
A francesa descobriu o câncer em 1983 e recusou o tratamento no início, por acreditar que aquele era seu destino. Depois, foi convencida por amigos próximos a seguir as orientações médicas. Ela conseguiu se curar e hoje tem 83 anos.
A famosa consultora de moda é também uma guerreira que já venceu dois cânceres de mama ao longo da vida. O primeiro em 1991 e o segundo 22 anos depois, em 2013. Hoje em dia ela esta bem e recuperada!
Elba foi diagnosticada em 2010, tendo que ser operada seguida do tratamento de radioterapia.
A eterna Sandy, de Grease – Nos Tempos da Brilhantina, descobriu a doença em 1992, depois de mais de 20 anos curada, neste ano a cantora revelou o retorno da doença. “Às vezes é deprimente olhar para as estatísticas do câncer, mas eu não quero me tornar só mais um número nelas”, disse ainda. “Acho que é possível viver com câncer como é possível viver com outras doenças. Você só precisa se cuidar”.