Inside CHANEL: O enlace perfeito de Gabrielle com o cinema
Da era de ouro de Hollywood até a New Wave francesa, Gabrielle Chanel marcou ícones do cinema com sua elegância e modernidade
A moda e o cinema andam juntos desde muito tempo e a Chanel é uma grande prova disso. É interessante pensar em como a vida real e a atuação sempre se influenciaram. Temos como um exemplo clássico quando, no início do século XX, as mulheres iam ao cinema e levavam um caderno para copiar os looks das atrizes. Dessa forma, pensando como uma via de mão dupla, as duas indústrias até hoje se apoiam uma na outra, em um match perfeito. Assim, para o episódio 28 da série Inside CHANEL, a marca retrata o enlace criativo do cinema com a carreira de Gabrielle Chanel.
A irreverente estilista nascida em 1883 era criança quando o cinema provocou uma revolução na paisagem artística no início do século XX: imagens em movimento. Foi isso que colaborou, também, com sua idéia de dar ritmo às silhuetas femininas, logo percebendo a necessidade de unir moda e cinema.
Em 1931 o produtor de cinema Samuel Goldwyn, pediu a Gabrielle Chanel que vestisse suas atrizes, em Tonight or Never. A resposta positiva resultou em Gloria Swanson usando um guarda-roupa refinado ao extremo - assim como a marca é vista até hoje - criado inteiramente por Chanel. No entando a elegância parisiense não foi muito bem recebida em Hollywood, fazendo com que a estilista desse adeus à cidade.
Novamente na França, seu país natal, Gabrielle Chanel colaborou com diretores franceses de várias maneiras diferentes: Marcel Carné no Le Quai des Brumes, Jean Renoir em La Marseillaise, The Human Beast e The Rules of the Game - para a qual ela desenhou os figurinos para todos os papéis femininos.
Assim como as atuações que dominam o cinema, expressões corporais, atitudes silenciosas e vestuário se complementam para a criação de uma estética. Como, por exemplo, a atitude de uma das atrizes que em um dos filmes posou com as mãos nos bolsos usando um modelo Chanel, encarnando um estilo andrógino - saindo totalmente do padrão da época. A simples atitude foi aclamada por Gabrielle, refletindo na essência de sua marca tempos depois.
Nos anos 50, pós guerra, a visão atual de Chanel foi incorporada pelo icônico conjunto de tweed - este que combinava perfeitamente com os tempos modernos e com a nova estética do cinema: a nova onda francesa.
Os modelos da marca também apareceram em outros filmes, como Les Liaisons Dangereuses em 1960 e logo depois se tornaram os queridinhos de inúmeras atrizes da New Wave, intercalando naturalmente entre a tela e as ruas, fundidos em um só.
Toda essa história vivida e escrita minuciosamente, reflete até hoje no estilo de Chanel, marcando a vida das mulheres e fazendo com que a Maison seja uma das maiores referências de moda no mundo.
A série chamada “Inside Chanel” foi criada pela marca para contar a história por trás da vida e das criaçôes de Gabrielle Chanel. A elegância e a modernidade ensinadas através de modelagens e da famosa fragrância CHANEL Nº5 estão disponíveis no site oficial da marca e no canal do YouTube.