Cultura

Marina Sena e Baco Exu do Blues muito além da música

Em alto e bom som: O que Marina Sena e Baco Exu do Blues têm em comum vai muito além da música. Vestindo Dolce & Gabbana, ambos são intimamente conectados com seus sentimentos e os declaram para quem quiser ouvir

Marina Sena e Baco Exu
Marina Sena e Baco Exu

Marina Sena se tornou a rainha do pop nacional de uma hora para outra, se descobriu poderosa depois que virou artista e foi todo um processo – no qual a percepção de beleza está decididamente ligada à energia própria. Baco Exu do Blues — o mais premiado rapper brasileiro, incluindo o Grand Prix de Cannes com o prêmio de melhor clipe pelo álbum Bluesman —, trilha o mesmo terreno, à sua maneira, buscando autoestima, chorando e comemorando suas dores de amores. A seguir, os dois falam de autoaceitação, paixão, trabalho e música. 

L’OFFICIEL De uma hora para outra, você se tornou a rainha do pop nacional. Esse processo rendeu picos de endorfina? 
MARINA SENA Sim, foi uma loucura tudo que aconteceu, eu ainda estou aprendendo a viver na minha nova vida. Estou muito feliz e com muita vontade de trabalhar muito mais – isso pra mim é o principal.

L'O Você fala muito sobre autoestima. Como a fama ajuda a lidar com ela? Fortalece? Sacode? Coloca na montanha-russa?
MS Coloca completamente na montanha-russa – mas não que já não fosse. A autoestima tem seus momentos e a gente precisa lutar diariamente por ela, reivindicar nossa autoestima é trabalho diário.

L'O Depois que virou artista, você se descobriu gata? Como a percepção de beleza está ligada à energia própria? 
MS Eu só comecei a me sentir realmente gata quando comecei a ser eu mesma, enxergar a artista que já estava em mim. Eu aprendi a ser eu mesma sendo artista. Eu encontrei meu lugar no mundo. E isso me deixou muito gostosa.

Marina Sena e Baco Exu

“A autoestima TEM SEUS momentos E A GENTE PRECISA LUTAR DIARIAMENTE POR ELA, reivindicar NOSSA AUTOESTIMA É TRABALHO DIÁRIO.” MARINA SENA

L'O Lembro de você já ter falado algo sobre o disco ser dedicado às gostosas do Brasil…
MS O que eu quero com minha música é trazer sensações corporais que façam as pessoas se curtirem muito. Quando eu vejo alguém se curtindo com minha música eu falo: é isso, deu certo!

L'O Seu namorado é o produtor do disco, diretor musical dos shows, toca com você. Como é esse processo? Teve uma convivência intensa de produção e relacionamento na pandemia?
MS Quando a gente estava produzindo o disco, a gente ainda não se conhecia pessoalmente, foi tudo remoto. Quando se conheceu, não desgrudou nunca mais. A gente passa o dia fazendo música quando estamos em casa.

L'O Você é sorridente, debochada, bem-humorada. É assim no amor também?
MS Completamente! Acho que ter senso de humor é o básico para se relacionar com todas as pessoas do mundo.

L'O Suas músicas viralizam no TikTok. De um dia para o outro, a quantidade de plays cresceu 1000%. Sem as redes, não há sucesso nos anos 2020?
MS Minha fórmula é fazer o que eu quiser com qualidade. É entregar trabalhos com um padrão de qualidade em todos os quesitos, para a música ganhar toda a potência que ela merece, sempre utilizando de todos os mecanismos que estão disponíveis. Eu ousei, acho que isso é importante.

L'O Como a moda e a estética entram na sua vida? Você parece mirar muito nos anos 1970, nas roupas, no cabelo…
MS Eu achava que não era muito ligada em moda até Leandro Porto, meu stylist, aparecer e ler completamente meu estilo de uma forma que eu nunca tinha entendido. Ele organizou tudo e hoje eu já consigo entender e seguir uma direção. 

Marina Sena e Baco Exu

L’OFFICIEL A fama ajuda ou abala a autoestima?
BACO EXU DO BLUES A fama ajuda, de certa forma... Graças a ela consigo realizar os meus sonhos e o de muita gente ao meu redor. Mas não foi ela que me fez resgatar a minha autoestima. Talvez ela seja fruto, reflexo. Vivemos numa época em que a internet tornou-se um grande juizado, repleto de agressões gratuitas que machucam. Estar com a autoestima em dia incomoda muita gente.

L'O As redes sociais, então, atrapalham?
BEB O ódio está na moda, né? A internet tornou-se um grande juizado, onde lá mesmo se julga e se condena. Na maioria das vezes, de maneira injusta. Me sinto abraçado por muita gente que acompanha meu trabalho e a minha história até aqui, mas em termos gerais, as redes sociais mais machucam do que acolhem.

L'O Seu álbum Quantas Vezes Você Já Foi Amado? foi o quinto mais escutado do mundo no Spotify, na semana
do seu lançamento. Você imaginava esse resultado quando o lançou?
BEB Imaginava um impacto. Esse disco foi feito com muito cuidado, muito zelo. Mas não posso negar que foi uma surpresa e me deixou muito orgulhoso estampar o top-5 global. É gratificante saber que tem muita gente ao redor do mundo que entende e compartilha das minhas dores, meus desejos.

L'O Amor é sempre tema para você. Romântico, autoamor, idealizado, não correspondido. Como é sua vida amorosa?
BEB A minha música carrega sinceridade. Acho que já digo muito sobre minha vida amorosa no disco. Escutem!

L'O Rap sempre foi um ritmo ligado à contestação. Ele e o amor combinam? Esse é um mix só seu – o segredo para fazer tanto sucesso nas redes?
BEB Falar de amor é uma forma de contestação. Sou um homem preto, que quebra barreiras falando de amor. Isso não é revolucionário? Isso não é um ato político?

L'O Qual é a forma do Baco de receber e dar afeto, de amar e ser amado?
BEB Foram 25 anos para eu passar a me amar. Foram 25 anos para eu entender e aceitar que poderia amar e ser amado por outra pessoa. Ainda estou aprendendo a lidar com isso.

L'O Música é autoconhecimento para você?
BEB Autoconhecimento e autoexposição.

L'O Como a moda e a estética fazem parte da sua vida?
BEB A moda sempre esteve presente na minha vida. Sempre gostei de acompanhar o que tem sido criado, o que tem se tornado tendência. Gosto de me vestir bem, gosto de estar bem. É algo que acompanho e que faz parte da minha arte também.

Marina Sena e Baco Exu

“FALAR DE amor É UMA FORMA DE contestação. SOU UM HOMEM preto, QUE QUEBRA BARREIRAS FALANDO DE AMOR.” BACO EXU DO BLUES

Marina Sena e Baco Exu
Marina Sena e Baco Exu
Marina Sena e Baco Exu
Video Player is loading.
Current Time 0:00
Duration 0:00
Loaded: 0%
Stream Type LIVE
Remaining Time 0:00
 
1x
Advertisement
Em alto e bom som

Fotos: Higor Bastos

Direção de moda: Alexandra Von Bismarck
Produção executiva: Dolce & Gabbana
Assistente de fotografia: Jorge Firmino
Beleza: Liege Wisniewski (GROUPART MGT)
Assistente de beleza: Ana Malaxoski e Danielle Felisbino 
Retouch: Carol Ferreira
Agradecimentos: Central

Tags

Posts recomendados