Qual seria o valor da família real se fosse uma empresa?
A família real britânica vem enfrentando alguns problemas com a sua imagem, principalmente depois do príncipe Harry sair da monarquia, se afastar do pai e do irmão e, dar uma entrevista bombástica ao lado da esposa Meghan fazendo várias criticas a instituição. Porém, mesmo com todo o cenário conturbado e a triste perda do príncipe Philip, a rainha Elizabeth II tem muitos motivos para seguir firme com seus propósitos e história.
Segundo o jornal New York Post, dados estudados por uma plataforma de pesquisa alemã afirmam que a marca da “coroa britânica” é mais reconhecida que Beyoncé, Kim Kardashian, Bill Gates e os Obamas. Durante a pesquisa e analise, foi descoberto que apesar de todos os danos a imagem da instituição causados pelos seus membros, a realeza britânica é a quinta maior marca do mundo, perdendo apenas para Coca-Cola, Nike, Ferrari e Microsoft.
O editor-chefe da True Royalty TV, Nick Bullen, afirmou que a monarca ao longo de mais de seis décadas de reinado "transformou a monarquia britânica em uma das maiores marcas do mundo". Especialistas estimam que, se a instituição fosse uma empresa, estaria avaliada em cerca de R$ 550 bilhões.
David Haigh, CEO da consultoria de avaliação de marca e estratégia Brand Finance, disse que o instituição é a marca mais valiosa do Reino Unido, acima da petroleira Shell e da varejista Marks & Spencer. Só o valor da rainha, reinando desde 1952, é estimado em R$ 278 bilhões. Sua fortuna pessoal, proveniente de imoveis, joias, palácios, pinturas, selos, é avaliada em cerca de 3,1 bilhões de reais.
Apesar de poucos apelarem para o fim da monarquia após a morte de Elizabeth, estimativas econômicas mostram que a marca contribuiu para a economia do Reino Unido em cerca de R$ 13,2 bilhões.